O Vale Europeu reúne nove municípios na região do Médio Vale do Itajaí em Santa Catarina. Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó são cidades colonizadas por imigrantes alemães, italianos e poloneses, que ainda preservam características e tradições.

Os hábitos presentes no cotidiano da população, como a gastronomia, os jardins floridos e a vida rural, são incorporados também na vida das cidades, com os grupos folclóricos, as festas religiosas e a arquitetura, com casarios, igrejas e outras edificações, conservadas pelas famílias, de geração em geração.

As tradições culturais preservadas dos colonizadores, o modo de viver e de conviver dos moradores, aliadas as belezas naturais, fazem destas cidades destinos turísticos de quem quer visitar o sul do Brasil e conhecer um pouco das tradições europeias sem sair do país.

A natureza concedeu à região, cenário naturais que revelam uma geografia muito semelhante aos espaços territoriais de vilarejos europeus. Rios, cachoeiras e cascatas, cânions, grutas, matas e paisagens contemplativas, são roteiros certos para os amantes do turismo ecológico e dos esportes de aventura.

Conheça abaixo, os atrativos que encantam visitantes e turistas do Brasil e do Exterior.

Turismo de Aventura

Cicloturismo – Foto: Divulgação Vale Europeu

É o segmento turístico voltado para atividades que envolvem desafios, superação de limites pessoais e prazer, como: rafting, tirolesa, canionismo, arvorismo, vôo livre, canoagem em corredeiras, trilhas a pé ou de bicicleta.

Cicloturismo

O circuito de cicloturismo no Vale Europeu foi o primeiro do Brasil a ser planejado e organizado para ser percorrido de bicicleta. São 300 quilômetros divididos em sete roteiros por todas as cidades da região que oferecem o cicloturismo.

Voo Livre

A região também é muito procurada por praticantes de voo livre, que utiliza aparelhos não motorizados como o parapente e a asa delta.

Passeio a cavalo

Andar a cavalo também é uma excelente opção de lazer para fazer sozinho ou em grupo, para quem curte uma cavalgada.

Caminhadas

Há quem prefira uma aventura com menos adrenalina, o que pode ser uma longa caminhada por estradas do interior ou por trilhas na mata. A atividade é conhecida como Trekking. No Vale Europeu, o circuito passa por nove municípios. São 220 km, divididos por nove roteiros percorridos a pé.

Práticas verticais

A práticas verticais são conhecidas como rapeldescidas de locais íngremes; cachoeirismo ou cascandingdescidas por cachoeiras e cascatas; tirolesadescida por cabo de aço; e escaladaem paredões rochosos, cânions ou muros de concreto.

Rafting

Rafting é a descida por corredeiras em botes infláveis. O Rio Itajaí-açu possui trechos excelentes para essa prática.

Canoagem

A canoagem em corredeira é outra excelente opção para quem gosta de esportes aquáticos.

Turismo Cultural

Museu do Brinquedo – Pomerode

É a atividade relacionada com eventos e viagens direcionadas para conhecimento e lazer, ligada a hábitos e costumes de um povo, de uma cidade ou região, como: a religiosidade, a arquitetura, monumentos e símbolos históricos.

Eventos artísticos educativos ou de natureza acadêmica e científica, bem como festas populares, a culinária e a gastronomia, fazem parte do segmento de turismo cultural.

Culinárias, Festas e Apresentações Artísticas

A culinária regional é vasta e pode ser experimentada em todas as cidades do Vale Europeu, principalmente nas festas religiosas e festas típicas. Com receitas herdadas dos colonizadores, as iguarias da região foram compondo pratos incorporados aos cardápios de restaurantes e das festas, colocando as cidades também em roteiros e festivais de gastronomia.

Além das festas oficiais realizadas anualmente nos municípios do Vale Europeu, as festas típicas nasceram para mostrar a cultura herdada dos imigrantes. Durante as festas, os visitantes podem experimentar as delícias da cozinha alemã e italiana, e também a dança e a música preservada dos imigrantes.

Eventos artísticos e religiosos, como teatros, procissão e apresentações na época de Natal e Páscoa, são outras atrações que mostram a cultura religiosa dos povos europeus que colonizaram a região.

Arquitetura, Monumentos e Museus

Igrejas, casarios, edificações antigas e charmosas construções em estilo enxaimel, fazem parte do cenário urbano e rural do Vale Europeu. São exemplares arquitetônicos que chamam a atenção pela técnica de construção, beleza interior e aspectos culturais.

A história dos imigrantes e da cultura regional também está preservada nos diversos museus que foram criados em quase todas as cidades. Eles preservam mobília, acessórios, trajes, instrumentos musicais, fotografias, jornais e livros, que propiciam uma volta aos tempos da colonização, revelando como era o passado dos primeiros moradores das vilas que formaram as nove cidades do Vale Europeu.

Ecoturismo

Jardim Botânico de Timbó

Ecoturismo é um segmento do turismo que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente.

As atividades que podem ser realizadas no segmento de ecoturismo são: observação de fauna (comportamento e habitats de determinados animais); observação de flora (onde compreendemos a diversidade dos elementos da flora e seus usos); observação de formações geológicas e visitas a cavernas (espeleoturismo); observação astronômica (estrelas, eclipses, queda de meteoros); trilhas e safaris fotográficos.

A observação de aves é uma das modalidades de ecoturismo que muito se destaca no Vale Europeu. Algumas cidades fazem parte de roteiros internacionais. Estudos apontam que em Santa Catarina há mais de 600 espécies diferentes de aves espalhadas por todas as regiões do estado.

Turismo de Entretenimento: Evento e Lazer

Passeio de Trenzinho em Pomerode

Aproveitar um dia de sol com a família em meio a natureza, conhecer as mais diversas espécies de animais, curtir uma boa música e aproveitar o que há de melhor na culinária da região – essas são algumas das atividades quando se fala em turismo de entretenimento e lazer.

Nos parques urbanos é possível ter o contato com a natureza, caminhar e praticar esportes. O zoológico é um ótimo passeio para conhecer os animais da região. Nos parques aquáticos, a diversão está na piscinas e nos tobogãs. Os espaços naturais são perfeitos para aproveitar os bons momentos da vida com familiares e amigos.

Aliado a alegria e a diversão estão as atividades de lazer nas praças e parques. Faça um roteiro e aproveite todas as oportunidades que as cidades do Vale Europeu oferecem.

Turismo de Esporte

A prática de esportes aliada à natureza dá ainda mais prazer para quem gosta de se exercitar e contemplar as paisagens do Vale. Deixar as paredes da academia e sentir o ar fresco das áreas arborizadas é uma das opções oferecidas pelas cidades da região.

O Vale Europeu realiza e recebe anualmente diversos eventos esportivos em nível municipal, estadual e nacional. O futebol é uma das modalidades mais praticadas nestes eventos. O esporte é fundamental para o corpo e para a mente, e desperta outras habilidades. Acompanhe o calendário de eventos e confira os principais campeonatos do Vale.

Turismo de Negócios

Vinícola San Michele – Rodeio SC

As cidades do Vale Europeu destacam-se na área textil. O pólo de comércio da região movimenta mensalmente inúmeros visitantes e turistas que buscam produtos característicos.

Produtos artesanais de destacam no turismo de negócios do Vale. Receitas e o modo de produzir, transmitidos de geração em geração, garantem o diferencial do produto.

O clima e a fertilidade da terra proporcionam o cultivo de diversas espécies de uvas, favorecendo a produção de vinhos, sucos e espumantes. O chocolate e a cerveja tem suas técnicas aprimoradas e são comercializados e expostos em festivais.

O couro do peixe é a matéria prima usada para produção de bolsas, sapatos, cintos e bijuterias. Os cristais, a cerâmica e a porcelana são objetos de desejo, conhecidos pela qualidade e o design tradicional das família alemãs. Peças em madeira e vime se tornam especiais para a decoração e presentes, ou apenas uma lembrança das cidades.

Panifícios e confeitos conquistam o público pela apresentação, aroma e sabor em padarias, mercados e comércio. Cucas, pães, bolos, tortas, biscoitos e uma infinidade de delícias típicas misturadas ao perfume do café fresco, deixam os dias mais prazerosos e atraentes nas pequenas cidades do Vale.

Queijos e embutidos ainda mantém receitas antigas com segredos e toques especiais. O produtores estão sempre buscando novas formas de oferecer um produto melhor sem perder a originalidade e o “gostinho caseiro”.

Turismo Rural

Casa em Enxaimel em Pomerode

Respirar o ar puro da natureza, conhecer a fauna e a flora e apreciar as belas paisagens do Médio Vale do Itajaí é um privilégio diário dos moradores locais. Ter a oportunidade de consumir produtos naturais, tomar banho de cachoeiras, pedalar pelas estradas do interior e hospedar-se em aconchegantes hotéis fazendas, faz parte da modalidade de turismo rural.

Em cada atividade pode-se reconhecer características culturais trazidas e cultivadas pelos imigrantes. Terras colonizadas por alemãs, italianos, polacos, indígenas, portugueses, entre outras etnias, transformaram-se em pequenas, aconchegantes e acolhedoras cidades que esbanjam tradição e hospitalidade.

Utilizar o campo para o plantio de frutas e legumes, para a venda e a produção de doces e geleias, está nos planos de quem busca no interior a tranquilidade de paisagens bucólicas. Os produtos artesanais do Vale Europeu destacam-se pela qualidade e diversidade e podem ser encontrados em mercados e lojas.

Em toda a região, casa antigas se transformam em hospedagem para visitantes e turistas que procuram o sossego do interior, as belas paisagens verdes, a algazarra dos pássaros e a simplicidade da vida no campo.

Os hotéis fazenda oferecem caminhadas, pedaladas, cavalgadas, passeios noturnos, banhos de cachoeira, piscina e lagoa. O contato com os animais e a vegetação também fazem parte de dias agradáveis em meio a natureza. Colher as frutas diretamente do pé e as verduras sem agrotóxico, além de fazer bem a saúde, estimulam a ligação entre o homem e a natureza.

QUER CONHECER O VALE EUROPEU?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.