O Vale do Loire é uma região de 800 km² que abriga várias cidades históricas e castelos construídos ao longo de rios como o rio Loire. A região serviu de refúgio para a nobreza francesa, que, especialmente durante os séculos XV e XVI, construiu seus châteaux, castelos e palácios de proporções magníficas, residências de férias ou permanentes que mesclam o estilo medieval e o renascentista. Foto: Castelo de Chambord por cristouclap – Pixabay

O jardim da França (como ficou conhecido o Vale do Loire) é hoje um grande destino turístico, procurado, principalmente, pelos aficionados por história e pelos românticos amantes de um cenário digno de filme. E não pense que esse cenário é só para ser visto de longe; o melhor de tudo é que boa parte dos châteaux (diz-se que são mais de 300) podem ser conhecidos por dentro e estão abertos à visitação de turistas. Outros funcionam como hospedagem – ou seja, além de visitar o castelo, você tem a oportunidade de dormir nele! 

Châteaux como o Chambord – o maior castelo do Vale do Loire – ou Chenonceau – que pertenceu a mulheres como Diane de Poitiers e Catarina de Médicis – são programas imperdíveis no roteiro dos turistas. Tem château cercado por água, como o D’azay-Le-Rideau; château-fortaleza, como o Chinon; château de Leonardo da Vinci; e tem até o château do Tintim (Cheverny), que inspirou o autor do personagem a criar o palácio fictício Moulinsart. 

Associe esse cenário pitoresco às cidades charmosas, como Blois e Amboise, que têm ruas de pedra, edifícios antigos, pontes em arcos que passam sobre os rios e o clima pacato de cidades do interior. O Vale do Loire é um lugar encantador, cheio do glamour dos séculos passados!

Conheça o Vale do Loire e seus imponentes Castelos Medievais

Chateau de Blois – Foto: Julia Casado/Pixabay

1 – Château de Chambord

Símbolo da extravagância da realeza no Vale do Loire, o castelo de Chambord é o maior da região. Chama atenção pelo tamanho monumental e pelo telhado cheio de torres e chaminés. Além disso, a paisagem ao seu redor inclui um bosque com animais e um rio. O castelo tem 426 salas, 77 escadas e 282 chaminés!

2 – Château d’Amboise

O château Real de Amboise foi construído na área central do Vale do Loire, possui uma vista espetacular e serviu de moradia para a realeza. O castelo tem uma área a céu aberto muito bonita e gramada, com mirantes para a cidade de Amboise e para o rio Loire.

3 – Château de Blois

O Château Real de Blois é considerado um dos mais importantes do Loire. Foi a residência de vários reis e rainhas. Construído entre os séculos XIII e XVII, tem mais de 35 mil peças e mistura diferentes estilos. Sua área interna é cheia de detalhes e lá você poderá conhecer os aposentos da realeza francesa.

4 – Château de Chenonceau

O château de Chenonceau é considerado um dos mais bonitos do Vale do Loire. Ele foi construído sobre o rio Cher, no século XVI, onde havia um moinho fortificado. Da construção antiga sobrou apenas o donjon, ou “torre dos Marques”, que foi reformado de acordo com o estilo renascentista.

5 – Château de Chinon

A Fortaleza Real de Chinon está localizada no alto da cidade de Chinon, no Vale do Loire. Foi palco do encontro de Joana D’arc com o futuro rei Carlos VII, no ano de 1429. Atualmente, uma parte da fortaleza está em ruínas, mas há áreas (como a torre) que continuam preservadas.

6 – Château de Loches

O château de Loches fica na pequena cidade medieval de Loches, no Vale do Loire. O castelo foi construído entre os séculos V e XV e se destaca por ser considerado um verdadeiro castelo medieval. Do castelo se tem uma vista privilegiada da cidade.

7 – Château de Sully-sur-Loire

Sully-sur-Loire foi construído no final do século XIV e está cercado por um fosso com águas do rio Sange. O castelo sofreu alterações com o passar do tempo e, como outros châteaux, ganhou traços renascentistas. O lugar é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

8 – Château de Villandry

O Villandry é um château que faz mais sucesso pelos seus jardins do que pela construção em si. A história do lugar começa com a construção de um forte em 1189, que posteriormente deu espaço a um castelo de estilo renascentista. O local tem seis jardins grandes que merecem ser conhecidos durante o verão ou a primavera.

9 – Château des Ducs de Bretagne

O castelo de Nantes ou castelo dos Duques da Bretanha, na cidade francesa de Nantes, é o último do Vale do Loire antes do mar. O lugar é grande e tem estilo miscigenado – foi construído sobre uma muralha galo-romana e abriga um palácio com fachada de traços renascentistas. Hoje é um museu que conta um pouco da história da cidade.

10 – Château du Clos Lucé

Clos Lucé é um dos châteaux mais famosos do Vale do Loire. Foi a casa de Leonardo da Vinci em seus três últimos anos de vida. Hoje o espaço é dedicado a homenagear e mostrar um pouco das obras e da inspiração desse incrível artista.

CONHEÇA O VALE DO LOIRE COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.