A cidade fica localizada na Costa Verde, a 155 Km da cidade do Rio de Janeiro. Em meio a lendas e contos, descubra a verdadeira história de Angra dos Reis.
Angra dos Reis é um lugar mágico e nos convida a conhecer como tudo começou.
No circuito de Turismo Rural de Angra dos Reis, um novo horizonte está a sua espera.
Conheça a região onde o verde exuberante da Mata Atlântica será o cenário de recordações inesquecíveis das historias vividas aqui.
Viva uma imersão na essência desse destino ao visitar o Sertão de Mambucaba. Permita-se experimentar a cultura rural tão perto do belíssimo litoral da Baía de Angra dos Reis.
Visite sítios, saboreie pães, bolos e geleias artesanais, sem contar as comidinhas caseiras simplesmente deliciosas.
E se você procura aventura, que tal tirolesa ou rafting nas corredeiras?
Mambucaba é portal de entrada para uma visita inesquecível. Você vai se surpreender!
Um pouco mais sobre a origem do Sertão de Mambucaba
Angra dos Reis é citada no livro de 1.557 do mercenário alemão Hans Staden “História verídica e descrição de uma terra de selvagens”, o qual estabeleceu contato com os indígenas locais no século XVI.
Já o nome, de origem indígena, tem significado controverso. Alguns afirmam que deriva de mambuca, uma pequena abelha sem ferrão mais conhecida como “japurá” (ou abelha-cachorro), abundante na região. Outros se referem a uma planta muito abundante ali.
Há, ainda, os que defendem o significado “passagem”. Esta última interpretação busca origem no fato de que, margeando o rio, temos um caminho que já era utilizado pelos índios da região como meio de ligação com o Planalto Paulista.
Esse caminho chegou a ter longos trechos calçados, quando a mão de obra escrava foi utilizada no escoamento da produção de café controlada pelos “barões do café”.
O nome “Mambucaba” também designa o rio que, junto à povoação, encontra o mar, tendo sua nascente no estado de São Paulo, dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, no município de São José do Barreiro.
Dentro do território fluminense, o rio marca a divisa entre os municípios de Angra dos Reis e Parati. Com isso, e segundo o historiador Alípio Mendes, pode também significar “braço de mar”, uma vez que o rio Mambucaba deságua no mar, como se fosse uma extensão do mesmo.
QUER CONHECER ESTE PARAÍSO?
Clique aqui e saiba mais!
Fonte: Turismo Rural RJ