A cidade de São Paulo proporciona a cada dia uma novidade, uma balada, uma festa, um motivo para continuar sendo desbravada. Os negócios movimentam a economia, mas o lazer e a cultura alimentam a alma. Foto: São Paulo por Andy Costa – Pixabay

São Paulo é vanguarda! Quem adora cinema, peças teatrais, artes plásticas e dança vai se esbaldar no grande polo de festivais e espetáculos do país. Dezenas de centros culturais vivem em constante metamorfose, com amostras de temas que variam das novidades do universo digital às tendências da música eletrônica.

Fotos aéreas de São Paulo dão a impressão de que a cidade se restringe ao rótulo de “selva de pedra”, amontoada de cinzentos arranha-céus. Os prédios existem sim, mas há vários passeios pra quem não abre mão do contato com a natureza. Além dos parques, como o Ibirapuera, a capital paulista também conta com bons restaurantes e bares.

Conheça os bairros imperdíveis de São Paulo

Avenida Paulista – Foto: andersonfrancispb / Pixabay

Avenida Paulista, Jardins e Consolação

O coração financeiro da cidade também pulsa em uma programação cultural intensa. As novidades em filmes e espetáculos de São Paulo costumam chegar antes aos polos culturais da Av. Paulista, que ficam entre casarões centenários e modernos arranha-céus.

Atrações: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, CineSesc, Conjunto Nacional, Espaço Unibanco de Cinema, Galeria Thomas Cohm, HSBC Belas Artes, Itaú Cultural, Museu de Arte de São Paulo e Teatro Renaissance.

Centro, Liberdade, Luz e Bela Vista

O centro reserva boas surpresas a serem descobertas a pé. Em pleno processo de revitalização, o centro antigo abriga um rico complexo arquitetônico, histórico e cultural. Mais adiante está a liberdade, com portais e lanternas orientais na rua. Lá é comum ouvir um idioma bem diferente do português. Também dá pra se sentir estrangeiro no bairro italiano de Bela Vista, sinônimo de teatros, pizzarias e cantinas.

Atrações: Basílica de São Bento, Catedral Metropolitana da Sé, Centro Cultural Banco do Brasil, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Feirinhas de Comidas Típicas e Artesanato, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Largo São Francisco, Mercado Municipal Paulistano, Museu da Imigração Japonesa, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo, Solar da Marquesa, Teatro Abril, Teatro Cultura Artísticos, Theatro Municipal e o Pateo do Collegio – o Marco Zero da Cidade que congrega o Museu Padre Anchieta, a Igreja do Beato Anchieta, a biblioteca e o Café do Páteo.

Ibirapuera, Moema e Vila Nova Conceição

Os barzinhos charmosos com iguarias especiais e a gigantesca área verde repleta de museus são os pontos obrigatórios desta região do sul da metrópole. A porção mais verde de São Paulo é também o lugar onde todo mundo encontra o seu programa. Para quem curte a natureza, a caminhada ao ar livre pelo Parque Ibirapuera é irresistível. Se a opção for por fazer compras, a rua Normandia concentra ótimos achados. Já os baladeiros agitam em botecos recheados de comidinhas, muitos com música ao vivo.

Atrações: Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte Moderna (MAM), Parque do Ibirapuera, Museu Afro Brasileiro, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Pavilhão Japonês, Viveiro Manequinho Lopes e Museu Lasar Segall.

Vila Madalena, Pinheiros e Butantã

Com suas calçadas repletas de lojinhas transadas e ateliês, a Vila Madalena vive cheia de jovens nas mesas dos bares. Basta ter uma roupa despojada e tênis confortável, para circular sem pressa pelas ladeiras dessa antiga área residencial que se tornou super badalada. De dia o passeio inclui endereços descolados de galerias de arte, feiras ao ar livre, cafés simpáticos e livrarias. A noite, as casas de shows, clubes noturnos e barzinhos fazem a programação que pode durar toda a madrugada.

Atrações: Café Aprendiz, Galeria Fortes Villaça, Galeria Millan Antônio, Imã Foto Galeria, Instituto Butantã, Instituto Tomie Ohtake, Parque da Mônica e Praça Benedito Calixto.

Vila Olímpia, Itaim Bibi, Brooklin e Morumbi

As grandes noitadas da cidade têm endereço certo: os bares e danceterias desse trecho da Zona Sul. Sofisticação define esta região, que reúne hotéis, lojas e serviços de alto padrão para a classe AAA paulistana. No almoço e no happy hour, as ruas e os restaurantes são invadidos por executivos e por gente bonita que trabalha nas redondezas.

Atrações: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Jockey Club de São Paulo, Memorial do São Paulo Futebol Clube e Parque Alfredo Volpi.

Ipiranga, Água Funda e outros bairros

Vale a pena conhecer parques e museus que ficam fora do circuito principal. Alguns bairros tem atrações que, sozinhas, fazem valer uma visita. É o caso de Interlagos, palco do famoso autódromo; do Ipiranga, endereço do museu sobre a Independência do Brasil; do Horto, dono de uma grande área verde; e da Água Funda, onde fica o Zoológico. Mais perto do Centro, Higienópolis tem um ótimo museu, e a Barra Funda abriga o Parque da Água Branca.

Água Funda – Atrações: Jardim Botânico, Fundação Parque Zoológico de São Paulo e Zoo Safari.

Barra Funda – Atrações: Restaurante & Shoperia Cachaçaria Pompéia, Memorial da América Latina, Parque da Água Branca e D-EDGE.

Higienópolis – Atrações: Barcelona Doces e Pães, Estádio do Pacaembu, Museu de Arte Brasileira, Galeria Vermelho e Jardim de Napoli.

Ipiranga – Atrações: Parque da Independência, Hambúrguer do Seu Oswaldo e La Paillote.

Cantareira – Atrações: Horto Florestal, o Velhão e Bar do Pedrão.

Interlagos – Atrações: Autódromo de Interlagos e Shopping SP Market.

QUER CONHECER SÃO PAULO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.