Em nosso décimo e último post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre o Vale do Café. A região reúne 15 municípios: Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty de Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. Foto: Vassouras – Pixabay

A nobreza das fazendas e casarões coloniais completa o cenário de um clima acolhedor. A região oferece aos visitantes um verdadeiro passeio pela história do país com sua suntuosa arquitetura rural do Ciclo do Café.

São Casarões, fazendas e senzalas junto a exuberância da Mata Atlântica e inúmeras opções de lazer como passeios ecológicos, de aventura, turismo rural e musical.

Vassouras

Casarios, palacetes e monumentos compõem seu cenário, refletindo um período de fausto. Propriedades rurais e hotéis mantêm as tradições imperiais.

Valença

Conserva plenamente intacto o passado ligado ao apogeu cultural do Ciclo do Café, com várias propriedades preservadas de arquitetura colonial.

Barra Mansa

Importante polo comercial e cultural, conserva muito de sua história através de fazendas e arquitetura coloniais.

Barra do Piraí

Dispõe de vários roteiros que mesclam o conforto dos hotéis-fazendas com as tradições do passado colonial. Ideal para os adeptos do turismo histórico, ecológico e rural.

Engenheiro Paulo de Frontin

Belas cachoeiras em meio a uma Mata Atlântica preservada e um clima agradável proporcionam aos visitantes caminhadas e experiências através da fauna e flora local.

Mendes

Seu próspero passado é revelado em cada construção histórica. O chorinho é o gênero musical que predomina em toda a cidade, criando um clima nostálgico.

Miguel Pereira

Contempla os adeptos do parapente com o cenário ideal para a prática do esporte. O Lago Javary completa o cenário com pedalinhos e barcos deslizando em suas águas.

Paracambi

A Mata Atlântica praticamente intocada abriga trilhas, rios e cachoeiras que garantem a alegria dos amantes da natureza e de esportes radicais.

Paraíba do Sul

No passado foi um dos principais produtores de leite do passado e hoje está voltando cada vez mais para a atividade turística. Os principais atrativos culturais são o Palacete Barão Ribeiro de Sá, atual sede da prefeitura, o prédio onde funcionou a antiga estação ferroviária e que hoje abriga o Centro Cultural Maria de Lurdes Tavares Soares e o prédio da Câmara Municipal.

Uma ótima opção é o passeio de Maria Fumaça – Trem da Estrada Real que liga o centro da cidade a estação ferroviária de Cavarú. Não deixe de visitar também o distrito de Inconfidência que abriga um museu onde se encontram partes dos restos mortais de Tiradentes e itens que poderiam ter pertencido a ele, como cópias de documentos e fardas de sua época. Também vale a pena conhecer a Igreja Nossa Senhora de Sant’Anna de Sebollas, construída em 1858 em forma de cruz bizantina.

Paty do Alferes

Seus atrativos turísticos são ícones do poderio econômico na época do café. A fazenda Pau Grande, por exemplo, já foi cenário de novela, Há ainda o Museu da Cachaça e muito mais.

Pinheiral

Tem na estação ferroviária construída em 1870 seu grande atrativo. A antiga fazenda Pinheiro, que já foi a maior produtora de café do país, oferece visitações e é mais um charme local.

Piraí

Preserva os ares rurais, simplicidade e deliciosa comida caseira. A pesca ou uma boa caminhada ao redor da Represa do Ribeirão das Lajes completam o clima.

Rio Claro

Rios cristalinos, matas, cachoeiras e montanhas compõem sua verde paisagem. O estilo de vida campestre se mistura com a tradição histórica compondo um ambiente extremamente agradável. O ecoturismo, esportes radicais e a pesca são grandes atrativos do município que tem seu Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos como referência em cultura e meio ambiente no estado.

Rio das Flores

Tem nas propriedades do Ciclo do Café grande atrativo. A Fazenda Paraíso guarda preciosidades, dentre elas, máquinas de café da época e uma impressionante alameda de palmeiras.

Volta Redonda

Conhecida como a Cidade do Aço, importantes construções convidam para uma visita. Seu zoológico municipal abriga um dos centros de estudos mais desenvolvidos do país.

CONHEÇA A REGIÃO DO VALE DO CAFÉ COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.