Em nosso sexto post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre os Caminhos da Serra. A região reúne 11 municípios: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.
Foto: Santa Maria Madalena por Ranierycosta, Domínio público

É uma região tipicamente rural com muitas possibilidades a explorar como cachoeiras, piscinas naturais, pesca, passeios de barco, balneários completos, igrejas e fazendas históricas, visitas a fabricas de produtos típicos, esportes radicais, festas populares e religiosas, cavalgadas, grutas com estalactites, artesanato e muito mais.

Bom Jardim

É uma excelente opção para programas de natureza, por conta de suas cachoeiras e águas claras, ideais para pesca, passeios de barco e rafting, além de caminhadas e cavalgadas em meio ao verde. O zoológico também merece uma visita.

Cantagalo

Cantagalo é a cidade natal de Euclides da Cunha. A história do município está ligada aos antigos Ciclos do Ouro e do Café. Os doces caseiros de produção local são ótimos e a cidade conta com dois balneários com pedalinhos, piscinas naturais e toboágua.

Carmo

Teve na construção da Capela de Nossa Senhora do Carmo, em 1634, a base para seu nascimento e recebeu também uma forte influência da colonização suíça. Seus principais atrativos são a Fazenda São José, pioneira na criação do gado nelore e o Rio Paraíba do Sul, para passeios de barco e a pesca do dourado, piau e robalo.

Conceição de Macabu

Entrar numa maria-fumaça e fazer um inesquecível passeio é um dos programas do município. Além disso, rios. quedas d’água, serras e rica vegetação, oferecem possibilidades de turismo rural. Não deixe de visitar à Cooperativa de Laticínios, a Casa de Farinha Biju e a Fábrica Sabor de Macabu. Visite também um dos vários poços da região, como o Bambu, o Elso, o da Jaqueira, o da Fumaça e do Alto Xingu.

O povoamento e o desenvolvimento do município estão ligados à expansão da cultura canavieira. Passeie pela cidade e visite a Igreja Matriz, a Estação Ferroviária, a Casa de Cultura e a Praça José B. Tassara.

Cordeiro

Cordeiro é famoso por seus eventos, destacando-se a Feira de Agropecuária. Num delicioso clima interiorano sobressaem belas paisagens, rios com quedas d´água e piscinas naturais. Esportes radicais como mountain bike, motocross e parapente completam o roteiro.

Duas Barras

Duas Barras é a cidade natal de Martinho da Vila. Possui vários restaurantes e um dos melhores pratos de bacalhau do país. Muitas fazendas, casarões e residências do século XIX, festas populares e religiosas. Como atrativo natural, a Cachoeira Alta, com 3 lances de queda d’água formando uma linda escultura de pedra.

Macuco

As fazendas históricas do Ciclo do Café possibilitam um bom roteiro histórico e rural. Caminhadas e cavalgadas são um destaque, bem como a Gruta da Pedra Santa, com estalactites centenárias e cachoeiras como a Mãe D’Água, com queda de 100m de altura.

Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena é a terra da atriz Dercy Gonçalves. O município abriga um museu que expõe objetos da trajetória da atriz e um mausoléu no cemitério local. Belas paisagens, rios e quedas d’água, além de locais propícios para esportes radicais, completam o roteiro.

A Cachoeira do Escorrega, uma das mais bonitas de Santa Maria Madalena, fica situada a 15km da cidade. É formada por uma queda d’água de aproximadamente 3 metros e forma duas piscinas naturais.

O Mirante da Torre, localizado no Morro do Castelo, a 1.080m de altitude, destaca-se, assim como a imponente Pedra Dubois, com 1.200m de altitude.

São Sebastião do Alto

São Sebastião do Alto foi desbravado por conta da procura de ouro na região. Possui paisagens tipicamente rurais, fazendas e atrativos naturais como a Pedra de Santa Irene, o Rio Grande e o Horto Florestal. O município também se destaca pelo turismo religioso. Não deixe de conhecer a Igreja Matriz, a Capela de Santa Irene e o Mosteiro da Ressureição.

Sumidouro

Sumidouro possui a mais alta queda d’água do estado: a Cascata Conde D’Eu com 127m de queda livre e uma paisagem deslumbrante. Esportes radicais como a canoagem, o motocross e o parapente encontram local propício para a prática em suas montanhas, rios, cascatas e corredeiras.

Trajano de Moraes

Trajano de Moraes tem o oitavo melhor clima do país. Sua grande beleza natural pode ser vista em suas cachoeiras, no Horto Florestal e na Serra das Almas, com suas lindas paisagens. As fazendas históricas do período imperial, com sua arquitetura e objetos de época, são um convite ao turismo histórico.

CONHEÇA A REGIÃO DOS CAMINHOS DA SERRA COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.