Em nosso quinto post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre os Caminhos Coloniais. A região reúne 5 municípios: Areal, Comendador, Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios. Foto: Museu Ferroviário de Paraibuna por Tiago Macedo, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56878299
História e natureza são os dois componentes que fazem dessa região uma atração cheia de surpresas. A cidade mistura a evocação de Tiradentes, no Museu do distrito de Inconfidência, com o espetáculo do grande rio Paraíba do Sul que domina a região, e seus caudatários, o Paraibuna e o Piabanha. Trechos encachoeirados do Paraibuna são o paraíso dos praticantes de canoagem.
A região cuja economia é centrada na agropecuária, conservou alguns exemplares históricos de fazendas antigas e oferece ótimas opções de turismo rural.
Areal
Começou a ser colonizado no final do século XIX com o desenvolvimento da cultura cafeeira. Dentre as opções, o município oferece fazendas que desenvolvem o turismo rural, deliciosas comidas caseiras e hotéis simples mas aconchegantes.
Comendador Levy Gasparian
Banhado pelo Rio Paraibuna, Comendador Levy Gasparian faz divisa com Minas Gerais. A melhor opção turística é a prática de rafting no Rio Paraibuna, um dos mais famosos do estado, onde é possível desfrutar de suas corredeiras em meio a exuberante Mata Atlântica. Em Monte Serrat é possível conhecer o Museu Rodoviário de Paraibuna.
São José do Vale do Rio Preto
Conheça a Casa da Cultura Riopretana que abriga em sua biblioteca trabalhos literários de escritores locais e letras do Maestro Tom Jobim, ilustre morador de São José. Visite algumas fazendas onde se desenvolvem o turismo rural ou faça uma caminhada. Outra opção é o turismo de aventura com as escaladas do Morro da Maravilha.
Três Rios
O município faz alusão aos três rios que cortam seu território: o Paraíba do Sul, o Paraibuna e o Piabanha. O programa indicado é o roteiro de turismo rural, com visita as fazendas locais.
Sapucaia
Localizada na Serra da Mantiqueira, Sapucaia faz divisa com Minas Gerais e é banhada pelo Rio Paraíba do Sul. Faça uma visita à Casa de Cultura, na antiga Estação Ferroviária, onde há uma exposição permanente do artesanato local.
O município se destaca pela produção de cachaça artesanal, doces caseiros, bordados, cestaria e tapetes. Não deixe de visitar também as fazendas locais que desenvolvem o turismo rural, com atividades e quitutes típicos da roça.
CONHEÇA A REGIÃO DOS CAMINHOS COLONIAS COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net