Em nosso quarto post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre as Agulhas Negras. A região reúne 4 municípios: Itatiaia, Porto Real, Quatis e Resende. Foto: Pico das Agulhas Negras Por Marpodesta, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59788462
O ecoturismo é a principal atração da região, que concentra importantes atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras – o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 2.800 m de altitude.
A região possui um grande número de hotéis/pousadas e tem na gastronomia um ponto forte.
Itatiaia
O Parque Nacional é sua principal atração, com riqueza geográfica, formação de cachoeiras, árvores de grande porte, rica fauna da Mata Atlântica e um importante conjunto de formações rochosas. Suas formações rochosas integram um circuito muito procurado por montanhistas, adeptos do ecoturismo e observadores de pássaros.
Penedo
Penedo, distrito de Itatiaia, expressa na cultura, gastronomia e detalhes arquitetônicos sua colonização finlandesa.
Visconde de Mauá
Distrito de Resende, escondida na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá oferece ao visitante uma natureza preservada em área de proteção ambiental na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. As Vilas de Mauá, Maringá e Maromba, com abundantes cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas, proporcionam sofisticação em hospedagem e gastronomia em meio a um cenário bucólico.
Porto Real
Seu nome é associado à constante presença da Família Real, que costumava fazer uma parada no lugarejo durante suas viagens de verão. A importância turística dessa cidade também faz referência à tradição da cultura italiana trazida há mais um século pelos imigrantes, que ali constituíram a primeira colônia italiana do Brasil.
Quatis
Lugar tranquilo de natureza exuberante, com destaque para os quatis, animais que dão nome ao município, Quatis dispõe de hotéis fazendas, cachoeiras e turismo rural. Uma das atrações do município, a Feira da Roça acontece todos os segundos e quartos domingos de cada mês e oferece aos visitantes: comidas típicas feitas no fogão à lenha, produtos da roça, artesanato e muito forró.
Resende
Sua relevância histórica é associada aos ciclos de mineração e do café, o que garante aos visitantes um rico acervo arquitetônico e cultural, além do patrimônio natural.
CONHEÇA A REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net