Em nosso terceiro post sobre as regiões turísticas do Rio de Janeiro, vamos falar sobre as Águas do Noroeste! Foto: Lago José Neves por Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana

A região reúne 13 municípios: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

Situada em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado, a região faz limite com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, e oferece inúmeras opções turísticas, com destaque para as de natureza.

Trilhas e caminhadas, pesca, cachoeiras, cavalgadas, rafting, voo livre, montanhismo, rapel e canoagem formam um leque variado de opções. Fazendas históricas proporcionam boas alternativas de descanso nos cenários bucólicos do campo.

Aperibé

Seus principais atrativos naturais são a Cachoeira Bonita e o maciço da Serra da Bolívia.

Bom Jesus de Itabapoana

Além do Cachoeirão, as cachoeiras da Fumaça, do Inferno e de Rosal, são programas obrigatórios para quem gosta de água, tranquilidade e natureza. O artesanato também é destaque na cidade.

Cambuci

O município oferece aos visitantes: pescarias, passeios de barco e banhos em piscinas naturais no Rio Paraíba do Sul. Além disso, também é possível fazer passeios a cavalo, voo livre na Serra de São Caetano e as estalactites estalagmites da Gruta de Furnas.

Italva

Italva é rodeada por montanhas e banhada pelos rios Paraíba do Sul e Muriaé. Uma de suas atrações é a visita à Fazenda Bela Vista, construída por escravos a mais de 150 anos.

Itaocara

Itaocara abriga um monumento único, dedicado à “rainha das ciências“. Seu Centro de Arte e Cultura é um belo espaço que reúne teatro, galeria de arte, museu e biblioteca. Dentre as atrações podemos destacar o passeio de barco pelo Rio Paraíba do Sul, a pesca do dourado e a degustação de cachaças artesanais e moquecas de peixe de água doce.

Itaperuna

É o polo comercial da região. Destacam-se a Igreja Matriz de São José do Avaí e a réplica do Cristo Redentor.

Laje de Muriaé

Banhado pelo Rio Muriaé, o município é procurado pelos visitantes para pesca, banhos de rio e para a prática de turismo rural. O local também é famoso por suas manifestações folclóricas, como o Mineiro-Pau, Boi Pintadinho, Folia de Reis e a Cavalhada.

Miracema

Miracema é repleta de fazendas históricas e quedas d´água. Dois atrativos em destaque são o Açude Vale do Cedro – lago artificial que proporciona diversão e lazer aos banhistas; e o Pontão do Sinal – um dos lugares mais altos do município, excelente para caminhadas e observação da fauna.

Natividade

Em Natividade, o turismo religioso encontra a comunhão perfeita com a vida rural. Dentre as atrações, destacam-se os cultos e romarias ao Santuário das Aparições de Nossa Senhora da Natividade, visitas a fazendas, caminhadas e esportes radicais no Morro da Saibreira.

Porciúncula

Como atrativo natural destaca-se a imponente Pedra da Elefantina. O Morro da Antena é o point dos praticantes de voo livre. Cachoeiras e visitas a fazendas completam as atrações.

Santo Antônio de Pádua

O município é cortado pelo Rio Pomba que forma cachoeiras em seu curso. A mais famosa é a Cachoeira dos Macacos, procurada para canoagem e passeios. Outras atrações do local são suas festas folclóricas como a Folia de Reis, Caxambu e Pastorinhas.

São José de Ubá

Em São José de Ubá é comum a prática de esportes radicais como o voo livre, o rapel, ciclismo e motocross. Além disso, a pesca esportiva, as cavalgada, banhos de cachoeira e visitas a fazendas históricos são o ponto alto do lugar.

Varre-Sai

Varre-Sai oferece belas paisagens naturais, cachoeiras, arquitetura colonial, pratos da culinária italiana, além de vinhos e licores artesanais.

CONHEÇA A REGIÃO DE ÁGUAS DO NOROESTE COM A TURISMO & CIA!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.