Na manhã desta sexta-feira (05/07), Paraty e Ilha Grande receberam o título de Patrimônio Mundial da Unesco. O título foi reconhecido pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em uma reunião que aconteceu em Baku, no Azerbaijão. Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal.
“É algo que realmente nos orgulha muito. E agora temos que pensar em preservar, enaltecer, trazer turistas e o mundo para desfrutar desse encanto, que está sendo reconhecido por esta instituição”, comentou o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite.
Paraty é o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, cultural e natural. Abrangendo um território de quase 149 mil hectares, nele estão localizados o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.
“Receber hoje o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco é a demonstração de que construímos algo importante em relação à conservação da nossa história e biodiversidade. Buscamos este título há muitos anos e apenas agora foi possível. Este é um momento único e especialmente importante para todos os moradores de Paraty”, afirmou Valceni Teixeira, prefeito de Paraty.
A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Iphan, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeituras Municipais de Paraty, de Angra dos Reis e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Fonte: Mercado & Eventos