No período de julho a novembro acontece a temporada de observação de baleias na costa brasileira, popularmente conhecida whale watching. A temporada costuma movimentar o turismo das regiões do Nordeste ao Sul do País. Foto: Baleia Jubarte by Free-Photos – Pixabay
As duas espécies mais conhecidas no território são as baleias jubarte e as baleias-franca, sendo possível avistá-las em praias específicas.
A observação de baleias é possível por conta de seu comportamento migratório. As espécies saem de seu habitat natural, em águas polares, e migram para águas tropicais para realizar a reprodução.
As baleias jubartes são cosmopolitas e habitam todos os oceanos. Quando migram para realizar a procriação, procuram o nordeste do Brasil; o Banco de Abrolhos é o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul.
Já as baleias-franca passam o verão nos polos e migram para áreas tropicais para realizar a procriação, podendo ser encontradas nas praias de Santa Catarina, na conhecida “Rota da Baleia”.
Esses mamíferos podem ser encontrados na Bahia, em Santa Catarina, no Espírito Santo, em Ilhabela, mas em sua grande maioria, estão concentradas no Arquipélago de Abrolhos.
Segundo dados levantados pelo Projeto Baleia Jubarte, estima-se cerca de 20 mil baleias nesta temporada de reprodução no território baiano, conhecido como “Costa das Baleias”.
Os passeios turísticos para observação de baleias, hoje em dia estão regulamentados e são oferecidos para quem tem interesse em ver os mamíferos de perto.
Passeios saindo do Arquipélago de Abrolhos, do Espírito Santo e Santa Catarina são os mais procurados. Entre agosto e setembro é possível ver as baleias com mais frequência. Os valores variam entre R$ 40 e R$ 180.
Observação de baleias no exterior
Também é comum encontrar as baleias em diferentes países. A baleia azul, por exemplo, pode ser encontrada em Portugal, principalmente no arquipélago Açores nos meses de maio e junho.
Já nos EUA, é possível ver a baleia cinza, comum no litoral de San Diego, entre dezembro e abril. Na Nova Zelândia, a Cachalote aparece durante o ano todo, a 180 km da capital, na pequena cidade de Kaikoura.
Fonte: Mercado & Eventos