A República Islâmica do Irã/Irão, anteriormente conhecida como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental. O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo. Teerão é a sua capital e a maior cidade. No local ficam localizados o centro cultural, financeiro e industrial da nação. Foto: Irã by Pegguchoucair – Pixabay

Ao lado da capital, os destinos turísticos mais populares são Isfahan, Mashhad e Shiraz. O Irã ocupa o sétimo lugar na lista da UNESCO de países com o maior número de ruínas arqueológicas e atrações da antiguidade.

Dentre os principais pontos turísticos do Irã, podemos destacar o Palácio de Golestan – monumento histórico mais antigo de Teerã; a Mesquita Rosa – uma das mesquitas mais famosas do Irã; o Museu Nacional do Irã – com exposições de fósseis e cerâmicas, utilizadas pelos primeiros habitantes da região; a Mesquita de Imã Khomeini – considerada uma obra-prima da arquitetura persa; o Bazaar de Isfahan – construído no século XI; o Jardim Dowlat Abad – o parque mais famoso de Yazd; e o Deserto de Varzaneh – o mais famoso do país.

A culinária iraniana inclui uma grande variedade de pratos principais, como vários tipos de kebab e  pilaf. Na cultura iraniana, o chá (čāy) é amplamente consumido e o Irã é o sétimo maior produtor de chá do mundo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos do Irã!

1 – Deserto de Varzaneh

Uma viagem ao Irã não estará completa sem uma visita ao deserto. O deserto mais famoso do país, fica em Varzaneh, a pouco mais de 100 km da cidade turística de Isfahan. A localização conveniente possibilita um bate-volta, mas melhor ainda é passar a noite acampado sobre as dunas do deserto, com vista para o céu estrelado.

2 – Jardim Dowlat Abad

O Jardim Dowlat Abad é o parque mais famoso de Yazd e possivelmente um dos mais bonitos de todo o Irã. O paisagismo é caprichado com fontes de água e muito verde em pleno deserto. É uma excelente atração para visitar durante sua estadia em Yazd.

3 – Bazaar de Isfahan

Toda cidade iraniana possui seu Grand Bazaar. O mercado histórico construído no século XI fica localizado nos arredores da Praça Naghsh-i Jahan e é um dos maiores e mais antigos bazares do Oriente Médio! Além de sua inegável beleza, também é possível encontrar uma enorme variedade de artesanatos persas a preços bem mais amigáveis do que em Teerã.

4 – Mesquita de Imã Khomeini

Também conhecida como Mesquita Real ou Mesquita Shah, a Mesquita de Imã Khomeini é considerada uma obra-prima da arquitetura persa. Está localizada na cidade de Isfahan, ao lado da grandiosa Praça Naghsh-i Jahan, uma das maiores do mundo. O templo islâmico teve sua construção iniciada em 1611 e, assim como a praça ao redor, também está registrado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

5 – Museu Nacional do Irã

Museu de Joias, de História Antiga ou de Cultura Islâmica, no Irã há museus para todos os gostos. Na capital Teerã, o destaque vai para o Museu Nacional do Irã, que começa com exposições de fósseis e cerâmicas, utilizadas pelos primeiros habitantes da região, até relíquias do Império Persa e representações atuais do governo dos aiatolás.

6 – Mesquita Nasir-ol-molk / Mesquita Rosa‎

A Mesquita Nasir-ol-molk é um templo religioso muçulmano localizado na cidade de Shiraz, e uma das mesquitas mais famosas do Irã. Sua construção começou em 1876, sendo finalizada somente em 1888. A atração também é conhecida como Mesquita Rosa, devido aos azulejos dessa cor utilizados no seu interior.

7 – Palácio de Golestan

Reconhecido com o monumento histórico mais antigo de Teerã, o palácio faz parte de um complexo de edifícios reais enclausurado nas muralhas da cidadela histórica da capital iraniana, juntamente com jardins e coleções de obras de arte do Irã e da Europa. A construção é bem antiga e remonta ao século XVI. No interior do complexo, há diversas galerias abertas à visitação, como a Galeria dos Espelhos, Galeria do Museu e Galeria de Marfim, onde obras de arte centenárias estão à mostra.

8 – Pasárgada

Antiga capital do Primeiro Império Persa, construída pelo imperador Ciro II, Pasárgada coexistiu simultaneamente com outras capitais e manteve-se inacabada após a morte de Ciro. Atualmente é um Patrimônio Mundial da Unesco, cobrindo uma área de 1,6 km² de extensão. Possui diversos jardins, fortes e ruínas de um palácio real. Dentre suas estruturas, acredita-se também que esteja por ali o provável Mausoléu de Ciro.

9 – Persépolis

Persépolis, “A Cidade Persa”, foi uma das antigas capitais do Primeiro Império Persa, fundado no século VI a.C. por Ciro, o Grande. Por volta do ano 500 a.C., o Império se expandiu por boa parte do mundo antigo, tornando-se o maior império a ter existido desde então. Visitar as ruínas surpreendentemente bem preservadas dos palácios, colunas e escadarias da época é um privilégio. As esculturas e detalhes da arquitetura disponíveis para observação faz com que os visitantes viajem no tempo para um Império de centenas de anos atrás em que a diversidade e a igualdade entre os povos era motivo de celebração.

10 – Teerã

A capital iraniana é única. Uma metrópole de 8 milhões de simpáticos habitantes, com mais de 800 parques de paisagismo impressionante e rodeada de montanhas com neve no topo. Passear por Teerã é ter o privilégio de visitar museus incríveis, monumentos históricos e religiosos majestosos, além de bazares com uma variedade impressionante de produtos locais.

QUER CONHECER O IRÃ?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.