Localizado na região norte do Chile, o Deserto de Atacama tem cerca de 1.000 km de extensão, e é considerado o deserto mais alto do mundo. Além disso, também é o deserto não polar mais seco do mundo, pois chove raramente na região; A falta de chuvas é consequência das correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Foto: Deserto de Atacama por Sebastian del val – Pixabay
A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal (salinas) e areia. As temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto.
A cidade mais conhecida, é São Pedro de Atacama, que fica a 2.400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro. A cidade possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, com bares e restaurantes lotados.
O deserto do Atacama é muito visado por turistas para prática do trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike; e arqueólogos, devido ao fato da região possuir interessantes artefatos arqueológicos e históricos, além de salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e cânions de água cristalina. Também há múmias com mais de 1.000 anos deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes da área).
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados do Deserto de Atacama!
1 – Valle de La Luna
O Vale da Lua é o passeio mais tradicional do Atacama. No passeio pelo Vale da Lua você verá formações compostas de sal, gesso e argila que ganham formas distintas devido à ação das chuvas e do vento. O Vale da Lua recebeu esse nome porque acreditava-se que sua superfície se assemelhava com a da Lua.
2 – Laguna Cejar
A Lagoa Cejar é imperdível. E uma lagoa de águas cristalinas e azuladas, composta por 40% de sal. A consequência de ter tanto sal em suas águas é que ao mergulharmos em suas águas, nós não afundamos… O que torna a experiência incrível! A temperatura da água é gelada, então esse é um programa que fica mais agradável de se fazer durante o verão.
3 – Geiser del Tatio
O passeio aos géiseres de Tatio começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km até o local. Os gêiseres são formações que costumam existir em regiões vulcânicas. Eles são como pequenos vulcões que têm erupções de água, expelida através de uma fenda. A água que sai dos gêiseres é bem quente e, quando em contato com o ar, gera vapor, que fica ainda mais evidente quando o ar está frio.
4 – Lagunas Altiplânicas
O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques. Ao todo percorre cerca de 280 km. A primeira parada é na Lagoa Miscanti, uma lagoa muito bonita e de águas tranquilas que fica cercada por morros e por uma vegetação amarelada. A partir da Lagoa Miscanti é possível fazer uma pequena caminhada até a Lagoa Miñiques, que é a lagoa mais bonita do trajeto. Ela tem águas azuis e, quando o vento é pouco, o reflexo na água dos morros ao seu redor é perfeito.
5 – Salar de Tara
O local é composto por uma lagoa que está a mais de 4.000 metros de altitude e por formações rochosas enormes, conhecidas como “catedral”. O cenário aqui é supreendente e muito bonito. Na lagoa costuma haver dezenas de flamingos e algumas agências param nessa área para servir o café da manhã e para que os visitantes façam fotos.
6 – Iglesia de San Pedro
A Igreja de San Pedro é um dos principais pontos históricos da vila e hoje em dia é considerada monumento nacional. Ela funcionou como paróquia entre 1642 e 1951. O local é pequeno e simples, mas interessante para conhecer e tirar fotos.
7 – Museo R. P. Gustavo Le Paige
No museu você poderá conhecer um pouco melhor a região, entender quando o deserto foi formado, conhecer melhor sobre sua geografia, história e povoamento. Poderá ver objetos que antigos povos que habitavam o lugar utilizavam, além de pedras e minerais encontrados na região.
8 – Pukará de Quitor
Pukará de Quitor é um sítio arqueológico a cerca de 3 km de San Pedro de Atacama. Tratata-se de uma edificação de pedras construída no século XII, que tinha como objetivo ser como uma fortaleza, além de servir como moradia e para armazenamento de alimentos. O sítio arqueológico foi restaurado e é considerado monumento nacional.
9 – Termas De Puritama
As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Elas são formadas ao longo de um rio, que tem águas quentes naturalmente; no percurso desse rio foram construídas 8 piscinas, e cada uma dessas piscinas têm temperaturas mornas, que variam entre os 28º e 35ºC. As termas ficam localizadas no fim de um vale e impressionam pelo visual ao seu redor, com muitas pedras e plantas. As piscinas são relaxantes e ideais para curtir a natureza.
10 – Feria de San Pedro
A Feirinha de Artesanato de San Pedro de Atacama é um lugar na vila onde você poderá encontrar presentes e lembranças de viagem. Na feirinha há produtos como ímãs de geladeira, tecidos com desenhos típicos, tecidos bordados, gorros, luvas, peças de decoração, peças de roupas, calçados e muito mais.
QUER CONHECER O DESERTO DE ATACAMA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net