O Alasca, uma gigantesca península localizada nos EUA, é conhecido por abrigar milhares de geleiras (glaciares). Também é conhecido como a “última fronteira”, por ser o estado mais longínquo dos Estados Unidos, fazendo parte, inclusive, do círculo polar ártico. A maior parte da população do Alasca vive na região sul do estado, onde o clima é menos rigoroso do que na região norte. Foto: Fairbanks Aurora Boreau por Likesilkto – Pixabay
O Alasca é um destino para atividades ao ar livre como esqui, mountain biking e canoagem. O litoral do Alasca possui 10.686 km de comprimento e é o litoral mais extenso dos EUA. O Alasca possui o Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, que tem quase 80 mil km² e é o habitat natural de inúmeros animais do ártico. O enorme Parque Nacional e Reserva de Denali abriga o Monte Denali – o pico mais alto da América do Norte.
Dentre os principais pontos turísticos do Alasca, destacam-se o Denali National Park, o Sitka National Historical Park, o Anchorage Museum, o Alaska Marine Highway, o Mendenhall Glacier, o Alaska SeaLife Center, o Glacier Bay National Park & Preserve e o Fairbank. A cidade mais populosa do Alasca, Anchorage é um bom ponto turístico de partida.
Conheça 10 lugares imperdíveis no Alasca!
1 – Denali National Park
Nas vastas extenções de terras selvagens do Denali National Park (Parque Nacional de Denali), viajantes podem observar caribus, ursos pardos e negros, e carneiros-de-dall. A única estrada do parque leva ao pico Denali, o mais alto da América do Norte, que fica a 6.190 metros de altura.
2 – Sitka National Historical Park
Situado em uma ilha entre abetos e cicutas, o Sitka National Historical Park preserva o local de uma batalha entre comerciantes russos e índios da tribo Tlingit. A restaurada Russian Bishop’s House (Casa do bispo russo) é um relato físico do desconhecido legado colonial deixado pela Rússia nos EUA.
3 – Katmai National Park & Preserve
Situado em uma península no sudoeste do Alasca, a Reserva e Parque Nacional de Katmai é conhecida por abrigar muitos ursos marrons, que são atraídos pela abundante presença de salmão em Brooks Falls. Plataformas de mirantes oferecem vistas próximas.
4 – Anchorage Museum
O museu no Rasmuson Center destaca a cultura, a arte e a ciência em coleção permanente que apresenta 10.000 anos da história do Alasca. O Smithsonian Arctic Studies Center abriga mais de 600 artefatos dos nativos do Alasca.
5 – Glacier Bay National Park & Preserve
Com uma vasta área situada em Alaska’s Inside Passage (Passagem Interior do Alasca), ao sudeste, a Reserva e Parque Nacional da Baía Glacier é ladeada por altos picos, incluindo o Monte Fairweather e geleiras com a enorme “Grande geleira do pacífico”.
6 – Alaska Marine Highway
Conheça a vasta rede de balsas situadas em Ketchikan, no Alaska Marine Highway, para apreciar as vistas do Alasca a partir de suas águas. Não se preocupe em alugar um carro, você pode passear a pé ou alugar uma bicicleta para explorar as cidades portuárias, propícias para pedestres.
7 – Glenn Highway National Scenic Byway
Com um trecho de 217 km de estradas que leva os viajantes ao norte de Anchorage até a majestosa Cordilheira de Talkeetna, o atalho oferece as vistas mais acessíveis das geleiras em todo o estado.
8 – Mendenhall Glacier
O glaciar Mendenhall é um glaciar com aproximadamente 19 km de comprimento situado no vale de Mendenhall a cerca de 19 km de Juneau, Alasca. Desde 1910, ano da criação do lago Mendenhall, o glaciar recuou 2,8 km e recuou 4,0 km desde 1700. Atualmente apresenta balanço de massa negativo e deverá continuar a recuar no futuro próximo.
9 – Alaska SeaLife Center
No Centro de Vida Marinha do Alasca, nas praias da Ressurrection Bay, veja os leões-marinhos-de-steller, lontras e focas-aneladas, além de polvos e papagaios-do-mar. Saiba mais sobre os ecossistemas marinhos nas instalações de pesquisa.
10 – Fairbank
Coração de ouro do Alasca, onde o sol brilha à meia-noite, a aurora boreal pinta o céu de cores distintas e a natureza é avassaladora, assim é Fairbank. O local possui fontes termais, quilômetros de tundra e muito mais ao ar livre. Ande de motoneve, trenó puxado por cachorros (especialidade da casa) e pratique rafting e esqui. De museus imperdíveis a cervejarias artesanais, compras diversificadas, festivais e gastronomia local, a segunda maior cidade do Alasca oferece oportunidades únicas a serem exploradas.
CONHEÇA O ALASCA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários