A República da Turquia ou Turquia – como é mais conhecida, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, na Ásia. A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. Foto: Hagia-Sophia por niekverlaan – Pixabay
A Turquia tem se tornado um dos principais destinos de turistas de todo o mundo. De praias paradisíacas, a formações geológicas milenares e Patrimônios Mundiais da Humanidade, a Turquia tem opções para todos os gostos.
Istambul é o principal destino da Turquia. Cheia de história, arte e cultura, a cidade mescla um ar antigo e conservador, e uma atmosfera jovem e atual, com bairros super boêmios e descolados.
Cheias de formas, cores e alturas diferentes, as formações rochosas da Capadócia são, sem dúvida, uma das principais e mais interessantes atrações do país. As lavas dos vulcões da região e a erosão ao longo dos séculos esculpiram esse inusitado cenário que atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Nem tão conhecidas por brasileiros, Éfeso e Pamukkale reservam muita cultura e abrigam importantes patrimônios mundiais da humanidade. Para os amantes de ruínas, Éfeso é um lugar realmente imperdível, sendo hoje o maior sítio arqueológico do país.
Em Pamukkale a principal atração é o “Parque Natural de Pamukkale“. Os turcos o chamam de Castelo de Algodão. Suas formações calcárias branquinhas e as águas termais que formam pequenas piscinas em tom azul claro, compõem uma paisagem única, parecendo um enorme algodão.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos da Turquia
1 – TOPKAPI SARAYI
O Palácio de Topkapı era o lar dos sultões otomanos e o coração do império. Nos aposentos particulares do Harém, com lindos azulejos azuis, as mulheres do sultão planejavam levar um filho ao trono. Ex-armazéns transbordam de tronos de ouro, diamantes gigantes e as relíquias mais sagradas do Islã. O palácio foi erguido entre 1460 e 1478 pelo sultão Mehmed II, o conquistador de Constantinopla.
2 – HAGIA SOPHIA
Hagia Sophia foi, por quase mil anos, a maior igreja da cristandade. Construída pelo imperador Justiniano no século VI, é um dos poucos edifícios de sua idade, tamanho e grandeza que sobrevive até hoje. Sua cúpula gigante abriga inúmeras obras de arte históricas, de mosaicos bizantinos a caligrafia islâmica.
3 – CISTERN DA BASÍLICA
Porões escuros com sérios problemas de umidade não são normalmente atrações turísticas, a menos que sejam cisternas bizantinas evocativas, sustentadas por colunas antigas que são refletidas na água repleta de peixes. Construído há 1.500 anos, como parte de um sistema para preservar o abastecimento de água da cidade por meio de cerco e seca, Yerebatan Sarnıcı é uma fuga surreal e pacífica do calor do verão de Istambul.
4 – MESQUITA AZUL
As elegantes curvas em cascata e uma localização central fazem da Mesquita Azul (também conhecida como Sultan Ahmet Camii) a mesquita mais famosa de Istambul. No interior, há uma cobertura espetacular de azulejos azuis Iznik, que lhe dão o apelido.
5 – ÉFESO
Situada na costa ocidental da Turquia contemporânea, Éfeso era a metrópole da Ásia Menor e os arqueólogos revelaram um tesouro de ruas antigas. As casas, teatros, templos, banheiros e até um bordel, e a fachada em colunas da Biblioteca de Celso estão notavelmente em boas condições. Éfeso foi considerado como um dos maiores e mais importantes centros do mundo antigo Mediterrâneo, e é considerado um dos lugares mais bem preservados.
6 – MUSEU AO AR LIVRE DA GÖREME
O Parque Nacional de Göreme ocupa uma série de vales em volta da aldeia de Göreme. O parque é provavelmente a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia e apresenta a maior concentração de construções religiosas trogloditas de toda a região. A área foi classificada pela UNESCO como Património Mundial em 1985, juntamente com os chamados Sítios Rupestres da Capadócia.
7 – MOUNT NEMRUT
É uma montanha de 2.134 metros de altura no sudeste da Turquia, onde várias estátuas grandes foram erguidas em torno do que se presume ser uma tumba real do século I a. No topo da montanha com vista para o Eufrates, este antigo santuário é um extraordinário sítio arqueológico. As cabeças enormes do rei Antíoco e um panteão de deuses cobrem o chão ao lado de um grande monte de enterro.
8 – OLYMPOS
A antiga cidade de Olimpo foi fundada durante o período helenístico. Essas ruínas emaranhadas na selva em um vale em uma das praias mais bonitas do Mediterrâneo são negligenciadas pela chama eterna natural da quimera. Poucos lugares combinam tantas atrações da Turquia quanto Olympos.
9 – PAMUKKALE
Pamukkale (“castelo de algodão”, em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.
10 – PASSEIO DE BALÃO
Fazer uma viagem em um balão de ar quente é uma maneira emocionante de ver a incrível paisagem da Capadócia. À medida que o balão segue os contornos naturais do terreno, olhamos para os vales cênicos e passamos por “chaminés de fadas” e formações rochosas incomuns. Os voos partem ao amanhecer, quando o ar é mais calmo e seguro para voar, e terminam com um brinde de champanhe.
QUER CONHECER A TURQUIA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atende você!
Reservas: reservas@turismoecia.net