Ilha de Páscoa é uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico.  É famosa pelas suas enormes estátuas de pedra, os “moais”. Faz parte da Região de Valparaíso, pertencente ao Chile. Foto: AhuTongariki Por Ian Sewell, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1193567

Páscoa é uma ilha vulcânica, ocupa uma área de 170 km² e é o pedaço de terra mais isolado do mundo! Segundo Jared Diamond, três erupções vulcânicas deram origem à Ilha há milhões de anos, em épocas diferentes. Desde então, os vulcões permaneceram adormecidos. O mais antigo deles é o Poike, que entrou em erupção há cerca de 600 mil anos, formando o canto sul da ilha. Da segunda erupção surgiu o Rano Kau, no canto sudoeste da ilha. Por último, a erupção do Terevaka, localizado no canto norte da ilha.

Os moais são estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão Rano Raraku, dispostas em diversas plataformas, que podem ser de 2 tipos: “ahu”, situam-se junto ao mar e têm câmara crematória; ou plataformas “marai” que se situam em zonas mais elevadas, onde se faziam observações astronómicas. A maior plataforma tem 15 moais, mas existem plataforma apenas com 1 moai. O maior deles tem 21 metros e está inacabado, estando ainda na pedreira do vulcão. O maior moai que foi colocado de pé é o “Paro” e tem 11 metros.

rongorongo é o sistema de escrita dos povos da Ilha que, apesar de diversas tentativas, ainda não foi completamente decifrado. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos da Ilha de Páscoa!

1 – Ahu Tongariki

O Ahu Tongariki é um dos pontos turísticos mais visitados de Páscoa porque concentra em sua plataforma (ahu) 15 moai em pé. Os turistas que o visitam ficam admirados com a grandiosidade das estátuas feitas em pedra. Os moai de Tongariki passaram por um processo de restauração, não apenas pela derubada provocada pelas tribos que lá viveram como também devido a um grande tsunami que danificou algumas estátuas. O Ahu Tongariki pode ser conhecido em vários momentos do dia, mas o nascer do sol é o horário que mais concentra turistas.

2 – Ahu Nau Nau

O Ahu Nau Nau é uma plataforma que fica na praia de Anakena e tem vários moai em pé. É um lugar muito interessante para conhecer, devido à localização belíssima e à boa conservação dos moai, que possuem traços faciais bem marcados.

3 – Ahu Akivi

Ahu Akivi é uma plataforma com sete moai em pé, que se destaca dos demais por não estar na costa – diz-se que essa é a única plataforma que está mirando o horizonte.

4 – Ahu Tahai

Tahai foi uma aldeia Rapanui que, além de possuir os ahus (plataformas onde ficam os moai), tinha também formações de pedra que eram utilizadas como casas, galinheiros e até rampa para canoas. Apesar de o nome utilizado mais comum ser “Ahu Tahai”, essa aldeia tem três ahus: Ahu Vai Uri (com cinco moai), Ahu Tahai e Ahu Ko Te Riku – o único moai da ilha com olhos.

5 – Rano Raraku

Rano Raraku é um vulcão inativo cujas encostas foram utilizadas para esculpir os moai da Ilha de Páscoa. É muito interessante e imperdível. Rano Raraku tem quase 400 moai e é um dos pontos turísticos mais impressionantes de Páscoa; no lugar é possível admirar moai nos mais diferentes tamanhos e estados de composição.

6 – Rano Kau

Rano Kau é o vulcão mais bonito da ilha. Como os outros, o vulcão está inativo, mas, diferentemente dos demais, tem uma cratera bem definida, com um lago de mais de 200m de profundidade, cheio de vegetação em suas águas e árvores frutíferas ao redor, além de um belo mirante de onde se pode ver até o mar.

7 – Orongo

Orongo foi uma aldeia cerimonial onde acontecia a competição do homem-pássaro. O lugar tem várias casinhas construídas em pedras encaixadas umas sobre as outras, além de um visual para o Oceano Pacífico de tirar o fôlego.

8 – Ana Kakenga

Ana Kakenga é uma caverna da Ilha de Páscoa conhecida como “a caverna de duas janelas”. É um local pequeno, com vista perfeita para o mar, que fica ainda mais interessante se for visitada no final do dia, durante o pôr do sol. O passeio rende lindas fotos. O lugar está a cerca de 1000m de altura e foi palco de uma cerimônia que era feita para escolher uma tribo para comandar a ilha.

9 – Ana Kai Tangata

O que Ana Kai Tangata tem de escondida, tem de bonita. Seu interior é pequeno, com algumas pinturas rupestes, sendo que o que mais chama a atenção no lugar é o visual para o mar e para as ondas que quebram à sua frente. A água cristalina da ilha tem diversos tons de azul e se torna ainda mais interessante se observada de um ponto tão peculiar.

10 – Museu Antropológico P. Sebastian Englert

O pequeno Museu Antropológico reúne peças e informações a respeito de estudos e observações feitos na Ilha de Páscoa. É um lugar interessante para compreender os fatos da ilha por uma fonte criteriosa.

QUER CONHECER A ILHA DE PÁSCOA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
E-mail: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.