Localizada no litoral do estado do Espírito Santo, Vila Velha possui lugares surpreendentes, com pontos turísticos encantadores. Foto: Convento da Penha por Vitor Jubini – MTur
A cidade possui várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.
As seis belas praias de Vila Velha atraem não só os moradores da vizinha Vitória, como também turistas que chegam ao destino. O agito, dia e noite, acontece na praia da Costa, emoldurada por calçadão, ciclovia, quiosques, bares, restaurantes e hotéis.
Já a Ponta da Fruta e a Barra do Jucu reúnem a turma do surf. Rústicas e tranquilas, as praias oferecem clima de vila de pescadores, igrejinhas e lagoas para a prática de canoagem.
Completam o cenário as praias da Baleia, com boas ondas; Itapuã, procurada para a prática de vôlei e futebol; e Itaparica, com águas transparentes, ondas fortes e movimento constante por conta dos quiosques.
Anualmente, realiza-se a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Vila Velha!
1 – Terceira Ponte
A Terceira Ponte ou Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Foi a maior obra já realizada no estado e uma das maiores do Brasil, tornando-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado. Também é a quinta maior ponte do Brasil com 3,33 km de extensão.
2 – Museu da Vale
Fundado em 1998 e instalado na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, o Museu da Vale forma jovens e traz atividades culturais. No acervo sobre a estrada de ferro, há cerca de 22 mil itens catalogados entre filmes, fotos e textos históricos sobre a linha férrea.
3 – Convento da Penha
A história do local começa com a chegada de Frei Pedro Palácios em 1558, um franciscano espanhol que morava em Portugal. Antes do convento ser construído, Frei Pedro Palácios ergueu, em 1561, a capelinha de São Francisco, no alto da pedra. No ano de 1568, uma outra pequena capela foi construída no alto da pedra.
Em 1650, anos após a morte do Frei Pedro Palácios, os frades começaram a residir no convento e ampliaram a construção. “O que havia lá em cima, uma estrutura bem tímida, vai sendo ampliada, sendo remodelada até 1750. A partir dali não há mais nenhuma intervenção e o convento se parece com que é hoje”.
4 – Farol de Santa Luzia
Construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, foi erguido em 1870 e inaugurado em 1871, com iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas, hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão. O terreno aonde está situado foi doado à União em 1913 e entregue a Marinha do Brasil em 1985.
5 – Praia da Costa
Localizada em um dos bairros mais famosos do Espírito Santo, a praia da Costa possui um calçadão com ciclovia e 5 km de extensão.
6 – Praia de Itapuã
Localizada a 3 Km do centro de Vila Velha, a Praia de Itapuã possui pouco mais de 1 Km de extensão, ondas fortes, águas claras e areia fofa.
7 – Praia de Itaparica
Com 3,5 quilômetros de extensão, a Praia de Itaparica faz parte da orla da cidade e dá continuidade à Praia de Itapuã e Praia da Costa. A região da praia possui diversos bares e restaurantes, vida noturna ativa e altos edifícios. A praia é levemente curva, com águas transparentes e profundidade de 2 a 3 metros.
8 – Praia da Sereia
É uma das praias mais famosas e frequentadas da Grande Vitória, principalmente pelas suas águas tranquilas. Por sua pequena extensão, costuma estar sempre lotada, especialmente na alta temporada. A região da praia, totalmente urbanizada, possui muitos prédios e um calçadão por toda sua extensão.
9 – Barra do Jucu
Berço do congo e de belas praias, a Barra do Jucu oferece esporte e cultura aos visitantes e moradores. Próximo à foz do Rio Jucu, as praias possuem ondas fortes e água limpa. De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, profissionais apontam a antiga vila de pescadores como uma das melhores para a pesca de arremesso.
10 – Morro do Moreno
Conhecido pela sua vista privilegiada, o Morro do Moreno é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. Usado por aventureiros para a pratica de esportes radicais e contato com a natureza, o espaço serviu para defender a cidade do ataque de navios corsários. O local recebe o nome de Morro do Moreno porque Vasco Fernandes Coutinho nomeou o colono João Moreno como responsável por observar e cuidar da área.
CONHEÇA VILA VELHA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net