Capital de Veneto na Itália, Veneza está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Conhecida como “Cidade Flutuante“, Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa. Foto: Rialto Bridge por Manfred Zajac – Pixabay
O centro histórico de Veneza é constituído por um conjunto de ilhas no centro da lagoa. A cidade está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. O centro histórico atua como canal rodoviário. Os barcos são os únicos meios de transporte da cidade.
Veneza é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo pela sua arte e arquitetura. A cidade recebe cerca de 50 mil turistas por dia e é considerada uma das cidades mais belas do mundo. Veneza também é um importante centro do catolicismo na Itália e tem como catedral a Basílica de São Marcos, e co-catedral a Basílica de São Pedro de Castello.
Existem inúmeras atrações em Veneza. Dentre elas destacam-se a Basílica de São Marcos, o Grande Canal, a Praça de São Marcos, o Palácio Ducale, a Ponte dell’Accademia, o Museu Correr, a Ponte di Rialto, a Gallerie dell’Accademia, a Ponte dei Sospiri e o Parque Giardini Reali. .
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Veneza
1 – Basílica de San Marco
Um dos principais símbolos de Veneza, a Basílica de San Marco simboliza não só a religiosidade, mas também boa parte da história da Sereníssima República. A Basílica é ornamentada com espólios de guerra, como os famosos cavalos de bronze trazidos de Constantinopla, e pela escultura “os tetrarcas”, trazida da Síria para ornamentar um dos lados.
2 – Piazza San Marco
A Piazza San Marco é o coração de Veneza. Nela encontram-se alguns dos pontos turísticos mais importantes da Sereníssima República, como a Basílica de San Marco, que abriga o túmulo do santo evangelista padroeiro da cidade, o imponente Palácio Ducale, o Museu Correr e o Campanário, de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.
3 – Basilica di Santa Maria della Salute
Um dos grandes monumentos do barroco veneziano, a bela e imponente basílica di Santa Maria della Salute foi consagrada em 1687. A igreja que “guarda” a entrada no Grand Canal foi erguida como forma de agradecimento aos que sobreviveram a uma praga que dizimou cerca de 30% da população, entre 1630 e 1631.
4 – Palazzo Ducale
O Palácio Ducale, também conhecido como Palácio do Doge, era o centro do poder na Sereníssima República. Seus amplos salões foram construídos para impressionar embaixadores e chefes. O salão do Grande Conselho, tem 53 metros de comprimento por 25 de largura.
5 – Ponte dell’Accademia
A ponte que cruza o famoso Grande Canal, conectando os distritos de S. Marco e Dorsoduro, oferece uma das mais belas vistas da cidade. De um dos lados é possível ver a cúpula da igreja Santa Maria della Salute. A primeira ponte, de ferro, foi erguida no local no século XIX. Em 1932-33, a estrutura foi substituída pela que existe no local atualmente, em madeira. Por ser um ponto turístico famoso na cidade, a ponte está sempre cheia de pedestres indo e vindo.
6 – Museo Correr
Uma das atrações da Praça San Marco, o Museu Correr está instalado em um prédio do século XVI e dispõe de um acervo espetacular, todo referente à arte e à história de Veneza. No local encontram-se luxuosos apartamentos imperiais da época dos Habsburgos — período no qual a cidade ficou sob o domínio austríaco.
7 – Ponte di Rialto
A Rialto é uma das três pontes de Veneza que atravessam o Grande Canal. A estrutura possui duas rampas inclinadas e uma porção de lojinhas dos dois lados. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a ponte Rialto foi erguida entre 1588 e 1591.
8 – Gallerie dell’Accademia
É considerado um dos melhores museus de Veneza. No local, está exposto um acervo de obras pertencentes a artistas que influenciaram a história da arte europeia como Bellini, Carpaccio, Giorgione, Veronese, Tintoretto, Tiziano e Canaletto.
9 – Ponte dei Sospiri
Apesar de muito menor, a Ponte dei Sospiri rivaliza com Rialto como a ponte mais conhecida de Veneza. Seu belo exterior em pedra de istria esconde a triste história dos condenados, que a atravessavam para o temido julgamento no Palácio do Doge.
10 – Parque Giardini Reali
Atrás da Praça S. Marco encontram-se os Jardins do Palácio que um dia pertenceu a Napoleão. Um refúgio repleto de verde, ideal para os que desejam uma pausa para descansar entre uma visita e outra. O local que possui árvores, gramados, fontes e bancos, é muito agradável.
CONHEÇA VENEZA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários