Polo turístico da Argentina, Ushuaia se tornou famosa com o slogan de “A cidade mais austral do mundo”. A cidade possui vários parques e reservas naturais, com destaque para o “Parque Nacional da Terra do Fogo“. Foto: Ushuaia por Carlos Barengo/Pixabay

Ushuaia possui vários monumentos, edifícios históricos e museus dignos de uma visita. O centro da cidade tem um charme próprio, com diversas edificações que datam dos primeiros tempos da colonização. Várias delas foram declaradas como patrimônio histórico. Entre as mais importantes estão a Casa Beban; o Museu do Fim do Mundo; a Estância Harberton; a Igreja Paroquial; o antigo presídio e o Sítio Histórico Nacional da antiga Missão Anglicana.

A cidade oferece passeios etnológicos, cavalgadas, mergulho, canoagem, pesca desportiva, safáris fotográficos, turismo rural e cicloturismo, entre outras atividades. Os passeios podem ser feitos a pé ou motorizados.

No verão é possível conhecer ilhas no canal com colônias de lobos-marinhos, cormorões e pinguins. A cidade também é ponto de partida para navegações para a Antártida e outras partes do arquipélago da Terra do Fogo. No inverno, quando a neve cobre o cenário, é possível realizar esportes e passeios típicos da neve, como esqui e trenó.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ushuaia

Ushuaia – Foto: Michelle Raponi/Pixabay

1 – CANAL DE BEAGLE

O Canal de Beagle, ou Estreito de Beagle, recebeu esse nome por conta do navio HMS Beagle, que fez expedições pela área do canal. O emblemático canal separa Argentina e Chile, as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo, e liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

2 – TREM DO FIM DO MUNDO

O Trem do Fim do Mundo é o trem construído em Ushuaia para transportar os presos até onde hoje está o Parque Nacional Tierra del Fuego. Os presos iam até os bosques para cortar lenha para aquecer as casas de Ushuaia. O passeio tem cerca de uma hora de duração em cada trecho e faz uma parada com desembarque ao longo do caminho, onde há uma queda d’água e muitas árvores.

3 – MUSEU MARÍTIMO E ANTIGO PRESÍDIO DE USHUAIA

O antigo presídio tem cinco alas construídas à base do modelo panóptipo e funcionou até 1947. Hoje em dia, o presídio de Ushuaia funciona como Museu Marítimo, que conta um pouco dos navios e das expedições que passaram por Ushuaia e pela Terra do Fogo, além de Museu Antártico, um museu de arte.

4 – PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO

O Parque Nacional Terra do Fogo, ou Tierra del Fuego na língua local, é um dos pontos turísticos mais importantes de Ushuaia. O parque compreende uma enorme área verde, com cerca de 63.000 ha, é banhado pelo Canal de Beagle e se encontra a cerca de 12 km do centro da cidade. O que mais chama a atenção dentro do parque é a topografia montanhosa, além da enorme quantidade de áreas verdes, dos lagos, dos bosques e da paisagem natural.

5 – GLACIAR MARTIAL

O Glaciar Martial ou Geleira Martial em português, está localizado no Cerro Martial, em Ushuaia, a cerca de 7 km do centro da cidade. Para alcançar o glaciar pode-se utilizar o teleférico (aerosillas) ou fazer caminhadas (em subida bem íngrime). O lugar é muito bonito, tem neve quase o ano todo e está cercado por uma paisagem natural deslumbrante, com água do degelo, árvores e os Andes. A vista é surpreendente!

6 – ISLA MARTILLO

A Isla Martillo, mais conhecida como Pinguinera, é uma ilha do Canal de Beagle procurada pelos pinguins em seu período de reprodução. O lugar recebe colônias de pinguins de Magalhães e pinguins-reis durante o verão – entre outubro e meados de abril. A Isla Martillo é pacata, tem praias bonitas e está cercada por verde e montanhas. O visual é realmente paradisíaco, mas o frio é forte e o local sofre muito com os ventos.

7 – MUSEU DO FIM DO MUNDO

O Museu do Fim do Mundo, em Ushuaia, reúne um pouquinho da história da cidade, do povo Yámana, das histórias da navegação pela região da Terra do Fogo e dos animais que habitam essa região.

8 – LAGO ESCONDIDO

O Lago Escondido é um dos lagos de Ushuaia que chamam a atenção pelo visual que oferecem. Ele está cercado por bosques e pode ser visto da Ruta N3. Apesar de ser mais conhecido apenas de seu ponto superior, é possível descer até a costa do lago, fazer uma caminhada em seu entorno ou um passeio de caiaque.

9 – FAROL LES ECLAIREURS

O Farol Les Eclaireurs está em uma pequena ilha no Canal de Beagle, onde estão também muitos pássaros. Ele tem 11 metros de altura, iluminação que alcança 7 milhas e se destaca no meio do mar pela pintura em vermelho e branco. O farol pode ser visto a partir de uma navegação pelo canal, em que há paradas para fotos sem desembarque.

10 – PORTO DE USHUAIA

O Porto de Ushuaia é o ponto de partida de diversos cruzeiros que vão para a Antártica durante a temporada de verão e de passeios que fazem navegação no Canal de Beagle. Na área do porto está a placa onde muitos turistas tiram fotos com a inscrição “Ushuaia – Fim do Mundo”. Não deixe de fazer o seu registro lá também!

CONHEÇA USHUAIA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.