Localizada no Rio Grande do Sul, Torres vive essencialmente em torno do turismo. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em que sobressaem paredões rochosos à beira-mar. Foto: Praia de Guarita por Renato Soares – MTur

Dentre os pontos turísticos da cidade, destacam-se: o Rio Mampituba, a Barra dos Molhes, a Ponte Pênsil, a Igreja Matriz São Domingos, o Monumento ao Surfista, a Lagoa do Violão, o Morro do Farol e a Ilha dos Lobos.

Em Torres, também existem quatro áreas de preservação ambiental: a Reserva Ecológica da Ilha dos Lobos, com dois hectares; o Parque Estadual de Torres, com 15 ha; o Parque Estadual de Itapeva, com 1.000 ha; e o Parque Estadual da Guarita, com 350 ha.

A cidade também promove eventos, festas, feiras, mostras, competições, atividades culturais e artísticas ao longo de todo o ano. O mais importante é o “Festival Internacional de Balonismo”, realizado entre abril e maio, e considerado um dos maiores festivais de balonismo do mundo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Torres

Barra dos Molhes – Foto: Renato Soares/MTur

1 – Rio Mampituba

O Rio Mampituba faz divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É um rio que através de seus meandros pode ser apreciado nos passeios de barco, caiaque, stand up padlle e jet ski, permitindo a visualização dos manguezais, da vegetação nativa e dos pássaros. O nome Rio Mampituba vem do Tupi-Guarani que quer dizer “Rio de Muitas Curvas”.

2 – Barra dos Molhes

Um dos lugares com visual deslumbrante, a barra dos Molhes foi desenvolvida entre os anos de 1967 e 1973. Tinha como objetivo tornar mais seguras a “entrada” e a “saída” de barcos pesqueiros (sobretudo) e eventuais embarcações de passeio. Hoje a navegação é facilitada com a presença do farol na extremidade da barra dos molhes.

3 – Ponte Pênsil

A ponte pênsil de Torres é considerada um dos pontos turísticos da cidade. Com 30 metros de extensão, a ponte foi inaugurada em 24 de outubro de 1984 e revitalizada em 1985, em um esforço compartilhado entre as administrações municipais de São João do Sul (SC) e Torres (RS) erguia-se uma segunda via de ligação entre os mesmos.

4 – Igreja Matriz São Domingos

A Igreja Matriz de São Domingos é também conhecida como Igreja Matriz de São Domingos das Torres, em referência a São Domingos. A igreja é um dos marcos do desenvolvimento da povoação. Foi construída a partir de 1819 e inaugurada em 24 de outubro de 1824.

5 – Monumento ao Surfista

O Monumento ao surfista fica localizado junto à Sociedade Amigos da Praia de Torres – SAPT, em frente a Praia dos Molhes. Visitado por grande número de surfistas que frequentam a cidade, é o único monumento da América Latina que presta este tipo de homenagem.

6 – Lagoa do Violão

Localizada no centro da cidade, tem esse nome por seu formato original assemelhar-se com um violão. Tem cerca de 2 km² de extensão, possui uma passarela e a avenida do seu entorno é toda pavimentada e iluminada. Em suas águas é possível observar peixes, tartarugas e aves aquáticas, além de desfrutar de esportes aquáticos, como stand up paddle e pedalinhos.

7 – Praia da Guarita

A Praia da Guarita fica localizada dentro do Parque Estadual da Guarita – José Lutzenberger, criado em 1971 através do empenho de ambientalistas locais buscando proteger este cenário geológico de grande valor ambiental e paisagístico. O local é referência no lazer ambiental e recebe anualmente aproximadamente 30.000 visitantes.

8 – Praia da Cal

Localizada entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas, com aproximadamente 800 metros de extensão. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Conta com uma boa faixa de areia dourada e batida, o mar é agitado, com boas ondas e águas cristalinas. É ideal para o banho e prática de esportes náuticos.

9 – Morro do Farol

Também chamado de Torre Norte, o Morro do Farol é um local de intensa visitação devido a sua beleza natural e visual. Entre os três morros à beira-mar, é o único que tem acesso de carro, sendo o local preferido de moradores e turistas para observação do mar. Dele é possível avistar todas as praias, as torres, a lagoa do violão, a serra, as dunas do Parque da Itapeva e a Reserva Ecológica Ilha dos Lobos. É também um local propício para vôos de paraglider e parapente.

10 – Ilha dos Lobos

Com formação de origem vulcânica, a Ilha dos Lobos é a única ilha marítima do litoral gaúcho. Localizada em frente às praias de Torres, é um refúgio de lobos e leões marinhos, que utilizam o lugar como descanso em suas rotas migratórias, bem como aves de várias espécies, tartarugas, peixes, algas, corais e mariscos. A pesca e o desembarque na ilha são proibidos, no entanto a Instituição responsável não descarta uma possibilidade futura de desenvolvimento de turismo ecológico no local.

QUER CONHECER TORRES?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.