Localizado no estado do Rio Grande do Norte, Tibau do Sul fica a 77 km da capital, Natal. Tibau do Sul é um dos principais balneários do estado e é internacionalmente conhecido por abrigar a Praia de Pipa.
Foto: Praia de Pipa por Humberto Sales – MTur
O município conta com diversos pontos turísticos, como a Praia de Tibau do Sul, a Lagoa de Guaraíras, as praias do Giz e da Boia, a Praia de Cacimbinhas e a Praia da Pipa, com mais de 10 km de extensão, que abriga diversas praias, como a Praia do Amor, a Praia do Madeiro, a Praia das Minas e a Baía dos Golfinhos.
Tibau do Sul não é apenas turística por suas praias e belezas naturais. Outro pontos turísticos importantes são o Centro Cultural da Casa da Farinha, o Chapadão, o Santuário Ecológico da Pipa, as dunas, a Lagoa de Guaraíra e o Morro da Velha Vicência.
Os principais eventos realizados no município de Tibau do Sul são a “Festa de Sebastião” – padroeira da Pipa, que ocorre entre os dias 18 e 20 de janeiro; e o “Festival Multicultural Pipa em Cantos” – que começa no primeiro final de semana após o Réveillon e se estende até a última semana que antecede o período carnavalesco.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Tibau do Sul
1 – Praia de Baía Formosa
A Praia de Baía Formosa é a praia central da cidade. De águas tranquilas e uma ótima infraestrutura turística, com restaurantes, bares e pousadas, atrai visitantes do mundo inteiro, principalmente famílias em busca de descanso.
2 – Praia do Madeiro
No final de muitos degraus, passando pelo meio de várias árvores, você chega ao Madeiro, uma praia muito bonita e conhecida como uma das melhores do Brasil. Nela você vai encontrar algumas barracas, estrutura básica e até pessoas oferecendo aulas de surfe.
3 – Baía dos Golfinhos
Uma das mais bonitas e preservadas praias em Pipa, onde você pode observar os golfinhos sem precisar pagar nada. O acesso a essa praia não é tão simples e só é possível na maré baixa, através das praias que ficam nas laterais. Consulte a tábua de maré quando quiser visitá-la.
4 – Praia do Amor
Essa é a praia preferida dos surfistas, mas é preciso ter cuidado! A região tem muitas pedras e diversos acidentes já ocorreram por lá. A praia tem algumas barracas com boa estrutura, e ela fica no final de uma escadaria bem íngreme – não é um lugar recomendado para pessoas com dificuldade para descer escadas. Antes de descer, tire uma foto do visual, que é lindíssimo!
5 – Praia de Pipa
A Praia da Pipa é uma deslumbrante vila de pescadores! Na maré baixa, piscinas se formam proporcionando um delicioso banho de mar. Visitantes do mundo inteiro tem à disposição uma boa estrutura turística de bares, restaurantes e barracas.
6 – Chapadão
Tibau do Sul abriga a Vila de Pipa, um pequeno e badalado destino situado entre dunas, coqueirais, belíssimas praias e falésias (paredões íngremes no litoral). Ali, nessas falésias, fica o Chapadão, um enorme penhasco de onde se tem uma espetacular vista panorâmica do local. O contraste entre as areias avermelhadas, o mar esverdeado e o céu azul rendem um visual pitoresco!
7 – Praia de Cacimbinha
A Praia de Cacimbinha esbanja beleza natural com suas paisagens e não pode ficar de fora do seu roteiro de férias. A Praia apresenta um ambiente completamente reservado. A costa não é deserta, mas possui uma calmaria bem típica de zonas litorâneas paradisíacas. Como a Praia de Cacimbinha é considerada uma enseada aberta, não é indicado praticar esportes sem experiência.
8 – Lagoa Araraquara ou Lagoa da Coca Cola
A Lagoa Araraquara também é conhecida como Lagoa Coca-Cola, graças às suas límpidas águas de cor escura por causa de pigmentos das raízes das árvores e da composição mineral do solo rico em iodo e ferro. Os nativos acreditam que o banho em suas águas tenha poderes medicinais e rejuvenescedores. A trilha leva de 2 a 5 horas. É necessário bom condicionamento físico.
9 – Mata Estrela
Mata Estrela possui uma área de 2.039,93 entre floresta, dunas e 19 lagoas, e desde 1993 passou a integrar a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Tombada pelo Estado, recentemente passou a integrar a RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, já que se trata de uma propriedade particular, e com isso poderá dispor de recursos para desenvolver atividades ecologicamente sustentáveis, como o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
10 – Ponta do Pirambu
Localizado em Tibau do Sul, a Ponta do Pirambu é um empreendimento turístico que agrega comodidade, lazer, diversão e bem-estar. Com um cenário tropical paradisíaco, você irá desfrutar de uma saborosa comida, com uma vista exuberante do mar e ainda descansar na piscina ou fazer uma relaxante massagem!
QUER CONHECER TIBAU DO SUL?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: reservas@turismoecia.net