Capital do Piauí, Teresina é banhada pelos rios Poti e Parnaíba, que se cruzam na zona norte da cidade formando um belo encontro. A Ponte Estaiada, construída para comemorar os 150 anos da cidade, é mais um atrativo de Teresina. Do mirante, tem-se uma bela vista da cidade e do rio Poti. Foto: Palácio de Karnak por Moura Alves – MTur
Percorra os parques ecológicos de Teresina, entrando em total conexão com a natureza. O Parque Encontro dos Rios é só um dos espaços verdes da cidade que guardam mata intacta em plena zona urbana. A reserva ecológica possui trilhas, mirantes, restaurantes, espaço para exposições culturais, para a prática de pesca e de esportes aquáticos.
Outro roteiro imperdível, são as igrejas construídas na época da fundação da cidade. Dentre elas destacam-se a Igreja do Amparo, Igreja das Dores, Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja de São Benedito.
Não deixe de conhecer também o Museu do Piauí com suas obras de arte e o Polo Cerâmico de Teresina – que incentiva o artesanato local.
Quem passa por Teresina se encanta com os sabores locais. O Capote, galinha d’Angola com pimenta de cheiro, e a Maria Isabel, arroz com carne seca, são algumas das deliciosas iguarias teresinenses. A cajuína, bebida não alcoólica à base de caju, e as compotas de manga, caju, limão e buriti também são destaques.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Teresina!
1 – Palácio de Karnak
Sede do governo estadual piauiense, o Palácio de Karnak possui uma arquitetura clássica, com decoração vintage, passando por móveis antigos e peças únicas. O local fica ainda mais bonito durante o mês de dezembro. Com milhares de luzes natalinas e decoração única, torna-se um dos pontos mais visitados por turistas e moradores.
2 – Museu do Piauí
O Museu do Piauí possui um acervo eclético, com cerca de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposição permanente. Parte do acervo em reserva técnica, peças pré-históricas, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas. Além disso, mobiliário, quadros dos séculos XIX, imaginárias e obras importantes de arte contemporânea de renomados artistas piauienses também fazem parte do acervo.
3 – Museu de Arte Santeira
Um dos maiores símbolos do Piauí é a arte santeira. Utilizando a madeira de forma criativa, os Santeiros do Piauí criam imagens em madeira, e encontram o caminho adotado por centenas de artesãos para dar vazão à criatividade. Com uma infinidade de temas religiosos, desenvolveu-se um tipo de arte que reproduz em madeira, santos e santas, anjos e demônios. Talhas e esculturas viram altares e sacrários.
4 – Mercado Central São José
Localizado próximo às margens do rio Parnaíba, o Mercado Central São José é o cartão postal para quem chega em Teresina. Permanece até hoje como ponto de exportação de mercadorias. Além disso, o lugar conserva a verdadeira tradição e cultura dos teresinenses, que se identificam com a história do Mercado Velho.
5 – Estação Ferroviária de Teresina
A Estação Ferroviária de Teresina, inaugurada em 1926, integra um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A construção do edifício, em estilo eclético, começou em 1922. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado “Theresina”. O local passou a abrigar o Espaço Cultural Trilhos, recebendo espetáculos de música e teatro
6 – Igreja de São Benedito
A Igreja de São Benedito é uma imponente edificação, em estilo toscano, com torres piramidal que se elevam a mais de 40 metros de altura. A pedra fundamental da Igreja foi lançada em 13 de junho de 1874, e sua sagração se deu em 03 de junho de 1886. A igreja demorou 12 anos para ser concluída pelo missionário capuchinho Frei Serafim de Catania.
7 – Parque Potycabana
A Potycabana é um parque ambiental, de passeios, esporte e de socialização. Do grande espaço que compõe a Potycabana, 15 mil metros são de área verde. Dá para fazer piquenique ou só aproveitar a natureza ao redor. O parque possui pistas de caminhada e ciclismo, academia ao ar livre, quadras de tênis, de vôlei e futebol de areia, e duas quadras poliesportivas.
8 – Jardim Botânico de Teresina
O Jardim Botânico de Teresina é uma área de preservação ambiental criada em 2011 depois de uma grande reforma e revitalização do antigo Parque Ambiental do Mocambinho. Também chamado de Horto Florestal, possui uma área total de 36 hectares, nove trilhas ecológicas e é a maior área de conservação da cidade.
9 – Parque Ambiental Encontro dos Rios
O Parque Ambiental Encontro dos Rios é famoso pelo belíssimo pôr do sol e encontro dos Rios Poty e Parnaíba. Logo na entrada, tem a escultura de um personagem da história cultural do Piauí, chamado Cabeça de Cuia. Já dentro do Parque, existem vários quiosques com artesanato e comidas típicas.
10 – Ponte Estaiada
A Ponte Estaiada foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense. Localizada sobre o Rio Poti, a ponte facilita o deslocamento entre as regiões central e leste da cidade.
CONHEÇA TERESINA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net