Split é a segunda maior cidade da Croácia. Destino turístico popular, Split está ligada às ilhas do Adriático e à Península dos Apeninos. Foto: A Riva de Split por Attila Fodor – Pixabay

Split é considerado um dos centros da cultura croata. Em 1979, o centro histórico de Split foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Sua tradição literária remonta aos tempos medievais. Nos tempos mais modernos Split se destacou por autores famosos por seu senso de humor.

O Museu Arqueológico de Split é a instituição museológica mais antiga da Croácia, fundada em 1820. Cerca de 150.000 artefatos cobrem os tempos pré -históricos, o período da colonização grega do Adriático, era provincial romana e cristã primitiva até o início da Idade Média e o período dos governantes populares croatas.

Dentre os principais pontos turísticos, destacam-se: o Palácio de Diocleciano; o Peristilo – ponto de encontro em Split; a Catedral de São Domnius; a Praça da República; a Riva – orla mais conhecida da cidade; o Forte de Hvar; a Galerija umjetnina; a Praça Narodni; a Praia de Bačvice; e a Estátua de Gregorius de Nin.

Durante o verão acontece uma grande atividade cultural: é realizado o prestigiado “Festival de Música de Split”, seguido pelo “Festival de Teatro Splitsko ljeto”Desde 2013, o “Festival de música eletrônica Ultra Europe” é realizado no estádio Poljud em julho.

Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Split

1 – Palácio de Diocleciano

O passeio pelo palácio de Diocleciano, além de uma verdadeira viagem na história, é também um tour pela vida cultural, gastronômica e comercial de Split. Isso porque a área conta com boa quantidade de ruas, praças, excelentes restaurantes/bares, lojas que vendem de tudo um pouco, e que fazem do palácio um excelente programa, tanto durante o dia quanto à noite. O suntuoso palácio todo feito em pedras brancas ocupa uma área total de 31 mil m².

2 – Peristilo

O Peristilo é um ponto de encontro em Split. Rodeado de lojinhas, bares e restaurantes, o lugar também é palco de várias apresentações musicais, devido, principalmente, à excelente acústica. Além disso, o visitante encontrará um ponto de informação turística onde é possível adquirir mapas da cidade e obter várias outras informações importantes.

3 – Catedral de São Domnius

A catedral de São Domnius é uma das paradas obrigatórias no incrível palácio do imperador Diocleciano. Em formato diagonal, o belo templo católico tem mais de 20 colunas e é ricamente decorado. Também chamam a atenção as várias obras de arte existentes, a exemplo das cenas da vida de Jesus Cristo esculpidas nas portas de entrada.

4 – Praça da República

A Praça da República lembra a Praça de São Marcos em Veneza. Ela está localizada a oeste de Riva e foi nomeada em homenagem aos arcos encontrados nos edifícios neo-renascentistas que cercam a praça em três lados. A praça é aberta apenas no lado sul, proporcionando uma bela vista do porto e da Riva (orla marítima).

5 – Riva

Boa parte da movimentação de Split passa pela Riva, a orla mais conhecida como “a alma” da cidade. O calçadão de mármore exclusivo para pedestres, que também é um animado ponto de encontro, conecta o Porto e a rodoviária ao restante da cidade, além de ser passagem para algumas praias próximas. Lá o visitante encontra alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade.

6 – Praia de Bačvice

Bačvice, a praia mais famosa de Split, é também o reduto do Picigin, esporte amador que consiste no arremesso de uma pequena bola para pessoas de um mesmo grupo, sem deixar o objeto tocar a água. A praia de pedras também tem boa estrutura, com bar, restaurante com wi-fi e cadeiras de aluguel.

7 – O Forte de Hvar

Datado do século XVI, o forte vale a visita não só pela estrutura bem conservada como também pelo museu em seu interior, onde estão expostas peças encontradas em escavações. No topo dele há um café super aconchegante, o Španjola, onde é possível tomar um drinque admirando uma das vistas mais bonitas da cidade, especialmente durante o pôr do sol.

8 – Praça Narodni

A pjaca Narodni ou Praça do Povo, é um dos pontos de encontro mais animados da cidade. Na famosa praça está o prédio da prefeitura, Gradska vijećnica, bela construção do século XV que costuma sediar algumas exposições no verão.

9 – Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes (croata : Galerija umjetnina), é um museu que contém obras do século XIV até os dias atuais. O museu foi fundado em 1931 e tem uma exposição permanente de pinturas e esculturas que inclui obras de grandes artistas croatas.

10 – Estátua de Gregorius de Nin

Considerada um dos símbolos de Split, a famosa escultura em bronze costuma ser um dos pontos mais frequentados por visitantes, que não perdem a oportunidade de esfregar o dedão do pé esquerdo do gigante – diz a lenda que o ato não só traz sorte como faz com que a pessoa retorne logo à cidade.

CONHEÇA SPLIT COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.