Localizada no interior do estado do Ceará, Sobral é o segundo município mais desenvolvido do estado, atrás apenas de Fortaleza. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999. Foto: Margem Esquerda por darlanblue, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5183101
O turismo é uma das principais fontes de renda de Sobral, devido as belezas naturais, o centro histórico do município e também a diversos museus. Destacam-se como principais pontos turísticos de Sobral: o Açude Jaibaras, o Arco de Nossa Senhora de Fátima, o Beco do Cotovelo, a Cadeia Pública, a Casa da Cultura de Sobral, o Colégio Sant’Ana, o Cristo Redentor, a Estação Ferroviária, a Fonte do Pajé, a Igreja da Sé, o Museu Diocesano, o Museu do Eclipse, o Parque da Lagoa da Fazenda, o Rio Acaraú, o Teatro São João e a Casa do Capitão Mor.
O Teatro São João é a principal instituição cultural de Sobral. Sua inauguração ocorreu em 26 de setembro de 1880. No ano de 2004 o teatro foi restaurado e reinaugurado.
A Casa da Cultura é o principal espaço para artistas de Sobral e região, dotada de uma dinâmica infraestrutura e moderno acervo de arte e cultura. Nela constam uma biblioteca virtual, oficinas de arte e sala de cinema.
Não deixe de conhecer os museus da cidade, em especial o Museu do Eclipse, criado em 1999 para fomentar a ciência e celebrar o fato de a “Teoria da Relatividade” ter sido confirmada na cidade.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Sobral!
1 – Museu Dom José
Construído em 1844, o prédio em estilo império é integrante da 2ª Fase dos sobrados sobralenses. Ao início da década de 1940 passou a ser o Palácio Episcopal de Dom José, permanecendo assim até o final da década de 1960. O Museu possui um valioso acervo adquirido entre os anos de 1916 e 1959 chegando, atualmente, a compor um acervo com mais de 30.000 peças, além de uma coleção numismática com 20.394 moedas. Hoje é considerado o maior Museu do Ceará e um dos maiores do Brasil em Arte-Sacra e Arte Decorativa.
2 – Theatro São João
Construído entre 1877 e 1880 por iniciativa de particulares da Sociedade Cultural União Sobralense. O Teatro, tombado pelo Patrimônio Estadual e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1983, passou por reforma entre os anos de 2000 e 2004. Foi reinaugurado no dia 29 de dezembro de 2004. O Teatro com capacidade para 300 pessoas.
3 – Igreja da Sé
A antiga Matriz foi construída em 1700 e demolida em 1777. Alguns anos depois, autorizaram a construção de uma nova igreja. A pedra fundamental da atual matriz foi lançada em 02 de novembro de 1778.
4 – Câmara Municipal
Edificada no século XVIII, tinha no andar térreo uma cadeia e no andar superior a Câmara de Vereadores. A Primeira Sessão realizada na Câmara foi a 05 de julho de 1773.
5 – Casa do Capitão Mor
Uma das mais antigas casas da cidade que pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, provavelmente construída em 1772. José de Xerez foi vereador da primeira Câmara da Vila Distinta e Real de Sobral e Juiz de órfãos.
6 – Casa da Cultura
O Casarão foi construído pelo Pe. Francisco Jorge De Sousa, por volta de 1856. Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredos”, A Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a Casa abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral e a Casa da Cultura onde dispõe-se de galerias, sala de cine-vídeo, atelier e espaço de convivência.
7 – Escola de Música Maestro José Wilson Brasil
O Prédio, do final do século XIX, atualmente abriga a Escola de Música de Sobral José Wilson Brasil. Inaugurada em 2003, a Escola dispõe de uma moderna infraestrutura com capacidade para cerca de 700 alunos, compõe a Banda de Música, o Coral Vozes de Sobral e a Orquestra Jovem de Sobral.
A Escola oferece cursos de Violino, Viola, Contrabaixo Acústico, Violoncelo, Teclado, Contrabaixo Elétrico, Bateria, Percussão, Guitarra, Saxofone, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Flauta Doce, Violão Clássico, Violão Popular, Canto e Coral atendendo prioritariamente aos estudantes da Rede Pública de Ensino.
8 – Arco de Nossa Senhora de Fátima
É um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. Foi Construído por iniciativa de Dom José, em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral.
9 – Museu do Eclipse
O Museu do Eclipse foi criado em 1999 para comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein. Em exposição permanente, painéis contendo mapas e fotos da cidade de Sobral na época do Eclipse, dos integrantes das comissões brasileira e estrangeira para observação do fenômeno, instrumentos utilizados pelos cientistas e um telescópio adaptado com uma câmera digital de alta resolução.
10 – Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras
Inaugurado como Grêmio Recreativo Sobralense, em 1926, o Palácio foi palco de espetáculos sofisticados durante seu período de funcionamento. Hoje, constitui o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, onde funcionam cursos de Inglês, Espanhol e Informática atendendo, principalmente, aos alunos de escola pública.
CONHEÇA SOBRAL COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net