Localizada na região da Toscana, Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pelo notável centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Siena também abriga o banco mais antigo do mundo, o Banco Monte dei Paschi, que opera continuamente desde 1472. Foto: Piazza Del Campo por Roberto Bellasio – Pixabay

Na Piazza del Campo, a principal praça de Siena, é onde se encontram o Palazzo Pubblico (câmara municipal/prefeitura, século XIV), com o famoso Campanile (campanário), os afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti, além dos relevos da Fuente Gaia de Jacopo della Quercia. Na praça também se encontra a alta Torre del Mangia.

Dentre os principais pontos turísticos, destacam-se: a Piazza del Campo; o Palazzo Pubblico – atual sede do Museo Civico; a Torre del Mangia – uma das torres mais altas da Itália medieval; a Basilica di San Domenico; o Orto Botânico; a Basilica di San Francesco; a Pinacoteca Nazionale; a Fortezza Medicea ou Forte di Santa Barbara; e o Complexo Casa di Santa Caterina.

Siena foi uma das cidades mais importantes da Europa medieval, e seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Siena é famosa por sua culinária, arte, museus, paisagem urbana medieval e o Palio, uma corrida de cavalos realizada duas vezes por ano na Piazza del Campo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Siena

Saint Catherine of Siena – Foto: MikeGoad / Pixabay

1 – Piazza del Campo

Principal ponto turístico da cidade, a Piazza del Campo reúne alguns dos mais importantes monumentos da cidade, como a Torre del Mangia, o Palazzo Pubblico e a Fonte Gaia. Em formato de leque e inclinada como um anfiteatro grego, a praça foi construída pelo governo de Siena para mostrar a imponência da cidade.

2 – Palazzo Pubblico

Construído entre o fim do século XIII e o início do século XIV, o Palazzo Pubblico é, atualmente, sede do Museo Civico. O complexo tem cinco belíssimas salas, além de uma capela nova e uma antiga. É possível admirar obras de artistas seneses em todos os ambientes.

3 – Torre Del Mangia

Com incríveis 102 metros de altura, a Torre del Mangia foi construída entre 1338 e 1348 e se tornou uma das torres mais altas da Itália medieval. A torre é um dos principais cartões-postais de Siena, ao lado do Duomo, e pode ser vista de vários pontos da cidade. As paredes têm cerca de três metros de espessura em cada lado.

4 – Basilica di San Domenico

A basílica chama a atenção a partir de vários pontos da cidade por causa do tamanho. Gigantesca, ela tem três capelas e um pé direito altíssimo, o que a torna ainda mais imponente por dentro. Destaque para a capela dedicada à Santa Caterina, que nasceu em Siena e frequentava a basílica. Na capela, há relíquias da santa conservadas desde 1383.

5 – Orto Botânico

Administrado pela Universidade de Siena, o espaço é muito bem cuidado, existe desde o século XVIII e cultiva cerca de 80 mil espécies vegetais. Os dois laguinhos cheios de plantas aquáticas e o jardim de plantas toscanas, assim como a coleção de cactos americanos e africanos, são os destaques do horto.

6 – Basilica di San Francesco

A Basilica di San Francesco é uma das igrejas mais importantes e imponentes da cidade. Começou a ser construída no século XIII, quando os franciscanos chegaram em Siena, após a morte de São Francisco de Assis (em 1226). Era uma igreja pequena no começo, construída em estilo romano. Entre os anos 1326 e 1475, ela foi ampliada em estilo gótico.

7 – Pinacoteca Nazionale

Dividido em três andares, o museu apresenta uma evolução cronológica da arte senesa. No segundo andar, podemos ver pinturas e outras obras até a segunda metade do século XV. No primeiro andar, contemplamos obras a partir da segunda metade do século XV até o século XVII. O terceiro andar sedia pinturas de artistas italianos dos séculos XV e XVI.

8 – Orto De Pecci

Cercado por verde, o Orto de’ Pecci é um oásis no meio de Siena, um lugar realmente espetacular! Apesar da atmosfera campestre, fica a poucos minutos da Piazza del Campo. Além da horta, o espaço conta com diversos animais, como cabras, jumentos e pavões.

9 – Fortezza Medicea

A Fortezza Medicea, também chamada de Forte di Santa Barbara, foi construída entre 1561 e 1563 a mando de Cosimo I di Medici. No século XVIII, o forte foi desmilitarizado e, em 1937, transformado em jardim público. O espaço é muito usado atualmente por seneses para fazer atividades físicas.

10 – Casa di Santa Caterina

O complexo foi construído em homenagem à Santa Caterina, exatamente na casa onde ela morava com a família. Em 1614 começou a construção da Chiesa del Crocifisso: pequena, mas muito bonita. No centro do complexo, uma estátua de Santa Caterina chama a atenção. A entrada é gratuita.

CONHEÇA SIENA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.