Cidade mais populosa do Espírito Santo, Serra tem muitas praias badaladas, como a de Jacaraípe, muito procurada para a prática de surf e a de Manguinhos, conhecida por atrair um público mais elitizado por conta de sua tranquilidade. Outro local imperdível é o balneário da praia de Carapebus. Foto: Fernando Madeira – MTur
Além das praias, o município também conta com o maior parque aquático do estado, que tem mais de trinta atrações, além de possuir uma fazendinha e um parque de diversões.
Um dos principais pontos históricos de Serra é a Igreja dos Reis Magos. Ela foi tombada pelo IPHAN, sendo um dos melhores exemplos da arquitetura jesuítica no Brasil.
Não deixe de conhecer também, o Parque Municipal da Serra, a Casa de Pedra, a Praça Encontro das Águas, o Museu Histórico da Serra e o Jardim Botânico Horto da Serra, um local aberto para o lazer, a prática de esportes e caminhadas.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Serra!
1 – Praia de Manguinhos
Famoso pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores e conta com diversos restaurantes, sendo palco de um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, o Manguinhos Gourmet. No Carnaval, acontece o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões de outros municípios.
2 – Igreja dos Reis Magos
Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Como nas demais edificações jesuítas, as paredes são feitas de pedras, com argamassa de barro, areia, cal de conchas e óleo de baleia. Os pisos são em madeira e o telhado em barro, e as janelas da residência se abrem para o mar e para a foz do rio Reis Magos. A Igreja recebe milhares de visitantes todos os anos.
3 – Parque Municipal da Serra
O Parque Municipal da Serra ou Parque da Cidade foi inaugurado em Dezembro de 2009 e tem uma área total de 115.180 m², equivalente a 15 campos de futebol. O parque conta com quadras poliesportivas, pista de skate, pista de caminhada, um playground excelente e um amplo estacionamento.
4 – Casa de Pedra
Erguida em 1990, a Casa de Pedra é um espaço cultural desenvolvido pelo escultor Neusso. Trata-se de uma construção exótica, feita com pedras e restos de madeira da região, que atrai turistas de várias localidades do Brasil e do mundo.
5 – Praia de Jacaraípe
É o mais famoso balneário da Serra, palco dos shows nacionais no verão. Também é sede de campeonatos de esportes na areia e de surfe. Conta com boa infraestrutura urbana e turística.
6 – Praça Encontro das Águas
Situada na entrada de Jacaraípe é um dos cartões postais mais bonitos do balneário. Uma ótima opção para os turistas que vem à Serra.
7 – Praia de Carapebus
No balneário, que está inserido numa área de proteção ambiental, está a bela Lagoa de Carapebus, que fica separada da praia por uma faixa de areia. É local de desova de tartarugas marinhas e da prática do surfe.
8 – Capela São João Batista Carapina
O patrimônio histórico e cultural da Serra é riquíssimo. A Capela de São João Batista integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
9 – Museu Histórico da Serra
O Museu Histórico da Serra foi inaugurado em 31 de agosto de 2007. O museu funciona no casarão da família Castello, construído pelo capitão João Cardozo Castello, comandante da Guarda Nacional da Serra, em 1862, e tem em seu acervo: móveis, documentos e obras de arte.
10 – Jardim Botânico Horto da Serra
O Jardim Botânico, também conhecido como Horto Municipal produz mudas para a realização de ações de reflorestamento do Município. É aberto à população para o lazer, a prática de esportes e caminhadas.
QUER CONHECER SERRA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net