Localizado no litoral norte de São Paulo, São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. Foto: Praia de Maresias por Alakazou1978, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1046628

Dentre as diversas praias da cidade, podemos destacar as praias de Boraceia Norte, praia de Jureia Norte, praia do Engenho, praia Barra do Una, praia Juqueí, praia Preta, praia da Barra do Sahy, praia da Baleia, praia de Camburi, praia de Camburizinho, praia Boiçucanga, praia de Maresias, praia de Paúba e a praia de Santiago.

Além das 36 praias, a cidade tem pontos turísticos importantes como a Igreja Matriz de São Sebastião, o Museu de Arte Sacra, o Museu do Mar no Balneário dos Trabalhadores, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano.

O centro da cidade pode ser dividido em duas partes: a mais antiga, o centro histórico, em torno da Igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas; e a mais moderna, localizada próxima ao mar, é um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade. O local possui uma pista de skate, considerada a maior do Brasil, com 7.000 m², além de um teatro municipal. Há também muitas sorveterias, restaurantes, bares, feiras de artesanato e uma grande praça.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Sebastião!

1 – Igreja Matriz de São Sebastião

A Igreja Matriz é um marco na história do povo caiçara, sendo um importante símbolo de religiosidade e desenvolvimento do município de São Sebastião. Ainda no século XVII, a igreja foi construída com pedra, cal de conchas e óleo de baleia, em estilo jesuítico com composições renascentistas, moderadas e regulares, imbuídas do espírito severo da Contrarreforma. A primeira grande reforma ocorreu em 1819, custeada com recursos locais. Foi elaborado um projeto de restauro e realizada uma grande obra que teve inicio nos anos 2000.

2 – Casa de Câmara e Cadeia

O prédio da Casa de Câmara e Cadeia foi construído, provavelmente, nas primeiras décadas do séc. XIX, transformou-se rapidamente no órgão mais importante, funcionando com órgão de caráter local. A eleição dos vereadores se fazia de forma indireta, onde os eleitores e candidatos deveriam ser escolhidos entre os homens maiores de 21 anos, proprietários de terras e escravos, excluindo-se os oficiais mecânicos, judeus, artesãos e comerciantes.

3 – Casa da Cultura e Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho

O prédio foi construído por volta do século XIX e teve importante papel no desenvolvimento cultural do município, tendo abrigado o Grupo Escolar “Henrique Botelho”, a primeira escola pública do município.

4 – Casa Esperança

A Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município. Feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia, foi tombada em 1955, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arqueológico do Estado de São Paulo).

A Casa Esperança ficou assim conhecida por volta de 1950 quando pertenceu a uma família de imigrantes italianos que montou um comércio com essa denominação. Casarão de cidade com aparência típica portuguesa, a Casa Esperança apresenta distribuição comum à época, onde a produção e uso da casa baseavam-se no trabalho escravo.

5 – Capela de São Gonçalo e Museu de Arte Sacra de São Sebastião

Construída no séc. XVII, acredita-se que a capela seja fruto de ato de devoção de leigos. Foram responsáveis pela sua administração os carmelitas do Guaecá, quando introduziram a devoção à Nossa Senhora do Carmo, os franciscanos, do Bairro de São Francisco, e a Paróquia de São Sebastião. Em 1980, decidiu-se que aí seria o Museu de Arte Sacra de São Sebastião. Apoiada pelas autoridades eclesiásticas e municipais, a Secretaria de Cultura do Estado, através do CONDEPHAAT, montou o museu com acervo da Paróquia de São Sebastião.

6 – Barra do Sahy

Localizada a 46 quilômetros do Centro Histórico de São Sebastião, a pequena praia de Barra do Sahy tem cerca de 1.500 metros de extensão, com areia branca e fofa. A praia é cercada pela Mata Atlântica formando um belo cenário.

7 – Praia de Calhetas

A Praia de Calhetas é uma das mais bonitas de São Sebastião. Localizada em uma península que segue em direção ao mar, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. Você poderá escolher o seu visual predileto para curtir o dia de sol. A paisagem é linda para ambos os lados.

8 – Praia de Maresias

Muito frequentada por celebridades, a praia tem aproximadamente 5 km de extensão, areias brancas, águas cristalinas e conta com uma ótima infraestrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A vida noturna é bastante agitada, com dezenas bares e danceterias pelo bairro. Logo no início de Maresias, está a Praça do Surf, local com feirinha de artesanato, pista de skate, e o Centro de Informações Turísticas.

9 – Praia de Juquehy

Com aproximadamente 4 km de extensão, areia branca e águas transparentes, é considerada uma das mais belas praias da região. Marcada pela agitação dentro e fora da praia, Juquehy fica na costa sul de São Sebastião e é muito frequentada por surfistas, jovens e famílias, sendo uma praia que une diversão e conforto em um só lugar. O bairro conta com uma grande estrutura gastronômica e comercial na charmosa avenida paralela à praia.

10 – Praia de Boiçucanga

A Praia de Boiçucanga é uma das mais movimentadas de São Sebastião. Com ampla rede de comércio e pousadas nos arredores, além de diversos restaurantes e quiosques à beira-mar, Boiçucanga é a praia ideal para quem não abre mão de agito, movimento e infraestrutura completa. Boiçucanga é famosa também por ter um dos mais belos entardeceres da região. A praia, em formato de ferradura, permite ver o pôr do sol no mar. A Praia de Boiçucanga conta com diversos barcos que realizam passeios pelas ilhas e praias de São Sebastião.

QUER CONHECER SÃO SEBASTIÃO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.