São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e a quarta cidade mais populosa da Europa, atrás apenas de Istambul, Moscou e Londres. A cidade é um grande centro cultural europeu e é conhecida como a “capital da cerveja” da Rússia, com mais de 30% da produção nacional de cerveja, incluindo a segunda maior cervejaria da Europa. Seu centro histórico e monumentos constituem um “Patrimônio Mundial pela UNESCO”.
São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo! Pela escala de Köppen-Geiger, é classificada como uma cidade de clima continental úmido. O Rio Neva – um dos principais símbolos da cidade, congela por volta de novembro ou dezembro, e os degelos normalmente ocorrem em abril.
A Casa da Moeda de São Petersburgo (Monetny Dvor), fundada em 1724, é uma das maiores casas da moeda no mundo. A cidade é também o lar do Hermitage – um dos maiores museus de arte do mundo e casa da maior e mais antiga “fundição russa”, a Monumentskulptura, que fez milhares de esculturas e estátuas que enfeitam parques públicos locais, assim como o de muitas outras cidades.
São Petersburgo tem uma forte herança cultural e histórica, e é considerada um destino turístico importante. A cidade é listada na UNESCO com 36 complexos de arquitetura histórica e cerca de 4 mil monumentos históricos e culturais. A cidade tem, ainda, 221 museus, 2 mil bibliotecas, mais de 80 teatros, 100 organizações de concertos, 45 galerias e salões de mostras, 62 cinemas e cerca de 80 outros estabelecimentos de caráter cultural.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Petersburgo
1 – Praça do Palácio
A Praça do Palácio é a casa do Palácio de Inverno, lugar onde está instalado o museu Hermitage. No centro da praça está a coluna de Alexandre, de 1834, com mais de 40 metros de altura. O belo monumento comemora a vitória russa sobre as tropas napoleônicas.
2 – Catedral Kazan
Ergue-se na movimentada avenida Nevsky uma das construções ortodoxas mais importantes de São Petersburgo: a bela Catedral Kazan. Inspirado na Catedral de São Pedro, em Roma, o imponente templo foi construído entre 1801 e 1811 para abrigar o milagroso ícone da Virgem de Kazan.
3 – Rio Neva / Passeio de Barco
O Rio Neva é o principal canal da cidade, conhecida como a “Veneza do Norte”, e tem 74km de comprimento. Pontos turísticos, como a Fortaleza de Pedro e Paulo, o museu Hermitage, o Cruzador Aurora e várias das mais de 300 pontes, podem ser vistos de pertinho nos passeios de barco promovidos por companhias da cidade.
4 – Catedral de São Isaac
A bela cúpula de ouro desta catedral é uma das maiores do mundo e pode ser vista dos mais diversos pontos da Cidade. Se o exterior é de impressionar, o interior abriga um museu de encher os olhos, com peças extremamente valiosas, como mosaicos, artigos em ouro, mármore e belíssimas pinturas no teto. A catedral foi erguida entre 1818 e 1858.
5 – Museu Hermitage
Fundado em 1764, o Hermitage é considerado um dos melhores museus do mundo. Situado no belíssimo Palácio de Inverno, o museu abriga três milhões de trabalhos artísticos/artefatos da cultura mundial, a exemplo de pinturas, esculturas, achados arqueológicos, entre outros.
6 – Igreja do Salvador do Sangue Derramado
O belo templo ortodoxo ostenta belas cúpulas multicoloridas e foi construído entre 1883 e 1907. De beleza impressionante, tanto por fora quanto por dentro, a Igreja do Sangue Derramado é um dos locais que mais simbolizam a cidade de Pedro, o Grande.
7 – Peterhof
Peterhof, que em alemão significa “Jardim de Pedro” é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, o Grande, e por vezes chamado de “Versailles Russo”. Assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo, o palácio do Peterhof faz parte do Património Mundial da UNESCO.
8 – Palácio de Pavlovsk
O Palácio de Pavlovsk, ou simplesmente Pavlovsk, foi uma das principais residências da Família Imperial da Rússia, actualmente convertida em museu. A propriedade original possuía cerca de 1.500 acres e foi um presente de Catarina a Paulo pelo nascimento do seu primeiro filho, o futuro Czar Alexandre I da Rússia, em 1777.
9 – Jardim de Verão
Fundado em 1704, este “oásis em meio ao concreto” impressiona pela estonteante beleza, que resulta de um mix de árvores, plantas e flores magníficas, além de fontes e belas esculturas de mármore europeias. A construção do Jardim de Verão teve a influência e a participação direta do criador da cidade – Pedro, o Grande.
10 – Fortaleza de Pedro e Paulo
Riquíssima em beleza e detalhes, a Catedral de São Pedro e São Paulo é, sem dúvida, o ponto alto da visita. Também chamam a atenção do visitante o interior do templo ortodoxo, todo em estilo barroco, além dos túmulos de toda a dinastia dos Romanov. Aproveitar a vista do topo da Torre do Sino, com 122 metros de altura!
CONHEÇA SÃO PETERSBURGO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários