Fundado em 1554 pelos jesuítas para catequizar a população até então majoritariamente indígena, o pequeno povoado de Piratininga se transformou em uma das maiores metrópoles do mundo. Hoje, a cidade é reflexo da fusão de imigrantes de todos os continentes, os quais contribuíram para construir o universo multicultural que forma São Paulo. Foto: Parque do Ibirapuera por Rogerio Cassimiro – MTUR
Há quem viaje à capital paulista apenas para uma reunião rápida, outros pretendem conhecer um novo restaurante, assistir a um show, ir a um jogo de futebol, fazer compras ou, simplesmente, curtir a mais pulsante cidade brasileira. A lista de opções é extensa, para não dizer infinita. A capital paulista oferece atrações extremamente diversificadas, muitas desconhecidas até pelos próprios moradores.
Os números que acompanham São Paulo refletem bem a imensidão da cidade. Como imaginar um lugar onde quase 12 milhões de habitantes conseguem eleger um prato predileto entre mais de 15 mil restaurantes e 4500 pizzarias? O que dizer de escolher entre 20 mil bares para tomar uma cerveja? Difícil também acreditar que alguém seja capaz de ir a todas as exposições, peças de teatro, shows e espetáculos. São mais 600 espaços destinados à cultura. Sem falar nas 240 mil lojas que fazem com que 14 milhões de visitantes deixem alguns reais todos os anos na cidade.
São Paulo vista de cima
Os mirantes no topo dos arranha-céus oferecem ângulos pouco comuns a quem apenas caminha pelas calçadas. Para ver um mar de concreto, dê preferência ao Banespão (Edifício Altino Arantes), ao Edifício Itália ou ao Edifício Martinelli, os três localizados no Centro. Se preferir um mix de verde e concreto, tente o alto do Museu de Arte Contemporânea. Localizado às margens do Ibirapuera, ele dá uma vista mais colorida da cidade.
Região Central
Comece a visita a São Paulo pelo centro histórico. Para conhecer o berço da capital paulista, dê início ao tour pelo Pateo do Collegio, local de fundação da cidade. A partir dali, é possível visitar o Museu da Cidade, a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Theatro Municipal, o Mercado Municipal e etc. A Estação da Luz também é parada obrigatória.
Percorrer todos os pontos turísticos de São Paulo exige muitos dias de viagem. Não faltarão atrações, mas certamente faltará tempo! Conheça São Paulo aos pouquinhos e, cada vez que estiver por lá, visite um novo ponto turístico.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Paulo!
1 – Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamada por D. Pedro I. A área, de 161.300 m², abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito. Também possui um denso bosque e um grande trabalho de paisagismo no caminho entre o Monumento e o Museu.
2 – Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo e faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência. Inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895, é o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da cidade.
3 – Mercado Municipal de São Paulo
O Mercado Municipal de São Paulo é um ponto turístico obrigatório para todos os paulistanos e visitantes da cidade. Inaugurado em 1933, possui 22.147 m² de área total e cerca de 260 permissionários, em boxes e restaurantes.
4 – Pinacoteca de São Paulo
Um dos museus de arte mais importantes do país, a Pinacoteca faz parte do conjunto que envolve a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa e o Memorial da Resistência. O museu é o mais antigo da cidade, por isso vale a pena conferir suas obras e também a sua arquitetura.
5 – Teatro Municipal de São Paulo
Considerado um dos cartões postais da cidade, o teatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. Além disso, ele é sede da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e do Ballet da cidade de São Paulo.
6 – Catedral da Sé
Considerada um dos 5 maiores templos neogóticos do mundo, a Catedral da Sé possui beleza e simbologia. Considerada um símbolo contra a ditadura no regime militar, a Catedral foi o ponto de encontro de uma das maiores passeatas nas manifestações de julho de 2013.
7 – Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989 em São Paulo. O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, da América Latina, localizado no bairro da Barra Funda. O complexo é constituído por vários edifícios como: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana; a Galeria Marta Traba e o Auditório Simón Bolívar.
8 – Museu de Arte de São Paulo – MASP
Localizado na Av Paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. O famoso vão livre de 70 metros que sustenta o museu, já recebeu obras de artistas como Picasso, Monet e Van Gogh.
9 – Estádio do Pacaembu
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, é um estádio desportivo localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Foi inaugurado na década de 1940 com capacidade para 70 mil espectadores e era considerado o mais moderno estádio da América do Sul. Além do campo de futebol, o local também abriga o Complexo Esportivo do Pacaembu e o Museu do Futebol, construído embaixo das arquibancadas do estádio.
10 – Rua 25 de Março
Imagine um lugar onde você encontra qualquer coisa por um preço acessível. A 25 de março é exatamente isso. De bugigangas a vídeo games de última geração são encontrados aqui. É claro que nem tudo é 100% original e confiável, então vale uma conferida. Os finais de semana são praticamente insuportáveis de andar pela rua. Se você puder, escolha um dia da semana para ir com mais calma e tranquilidade.
CONHEÇA SÃO PAULO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net