Localizado no estado do Espírito Santo, São Mateus é o segundo município mais antigo e o sétimo mais populoso do estado. São Mateus foi originalmente povoado por índios, portugueses, africanos e, a partir do final do século XIX, por italianos. Foto: Igreja Velha por Moeção, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38483924
São Mateus situa-se entre as cidades mais antigas do país e possui um dos mais expressivos conjuntos arquitetônicos coloniais do estado como o Casario do Porto, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1976. Na cidade alta, encontram-se os bens patrimoniais mais antigos do município, construídos entre os séculos XVIII e XIX. Além disso, são encontrados no município praias, rios, cachoeiras, dunas e manguezais.
Dentre os atrativos culturais, encontram-se as ruínas da Igreja Velha, símbolo do município e seu principal cartão postal, a Biquinha, um reservatório de água construído em 1880, e o Projeto Tamar de Guriri, implantado em 1988, abrigando um centro de visitantes que também funciona como Museu Aberto das Tartarugas Marinhas de Guriri.
A cidade também possui 43 quilômetros de litoral, onde são encontradas as praias do Abricó, Aldeia do Coco, Barra Nova, Bosque, Brejo Velho, Caramujo, Gameleira, Guriri, Campo Grande, Oitizeiro, Ranchinho e Urussuquara, sendo Guriri a mais conhecida.
São Mateus foi a primeira cidade do Espírito Santo a possuir um teatro, e todos os anos no mês de julho acontece, o Festival Nacional de Teatro (FENATE), que conta com apresentações de teatro de rua e oficinas de artes cênicas. Além disso, na cidade também acontecem as festas de São Mateus, em setembro e de São Benedito, em dezembro, padroeiros da cidade.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Mateus!
1 – Praia de Guriri
É a principal praia do município, localizada a 12 km do Centro. Possui águas agitadas e mornas, formando piscinas naturais na maré baixa. De setembro a março ocorre o período de desova de tartarugas, sendo a praia reconhecida como exemplo de conservação. Mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde as desovas ocorrem. Quatro das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo desovam em Guriri.
2 – Praia de Barra Nova
Localiza-se a 25 km ao sul de Guriri, na foz do rio Mariricu. Lá encontra-se uma pequena vila de pescadores de clima bucólico, manguezais, lagunas e arrecifes.
3 – Praia de Urussuquara
A praia de Urussuquara fica localizada na divisa com o município de Linhares, e possui vegetação de restinga no alto da orla, areia fina e amarelada em alguns trechos, dunas, manguezais, um trecho com Mata Atlântica e a foz do Rio Barra Seca. Seu mar é muito forte, sendo propício para a prática de surf e a pesca de Robalo. ‘Urussuquara’ é um termo proveniente da língua tupi e significa ‘oca do uru grande’.
4 – Casario do Porto de São Mateus
É um conjunto de prédios construídos às margens do rio São Mateus, a partir do final do século XVIII. Originalmente, estes casarões eram, em sua maioria, construídos em alvenaria de pedra, com as paredes internas e laterais em estuque. A construção desses prédios deu origem a um grande aglomerado de casas em torno de um largo que servia como terreiro para a carga e descarga dos navios que aportavam em São Mateus. Os casarões foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura em 1976.
5 – Ruínas da Igreja Velha
As ruínas da Igreja Velha são o símbolo do município e seu principal cartão postal. Ao contrário do que muitos pensam, nunca chegou a funcionar como igreja. Sua construção teve início nos primeiros anos do século XIX, a pedido dos Jesuítas, sendo projetada para ter mais de 300 m de comprimento. No entanto, a obra foi paralisada em agosto de 1853, por decisão da Câmara Municipal, justificando que, para a ampliação da Igreja Matriz, gastaria-se 5 vezes menos.
6 – Biquinha
O reservatório de água foi construído em 1880, com um sistema de captação de águas das nascentes localizadas no sopé da encosta do vale do rio São Mateus; O reservatório levava água potável, por gravidade, até o chafariz do Porto. Biquinha integra o Patrimônio Histórico de São Mateus.
7 – Igreja Matriz de São Mateus
A Igreja Matriz de São Mateus, localizada no centro da cidade é uma das mais antigas do Estado e a mais velha do município. O atrativo foi construído pelos jesuítas no século XVIII e já passou por três reformas, uma delas, em 1949 foi decorrente de um incêndio que destruiu o local parcialmente.
8 – Museu Histórico de São Mateus
Construído no século 18, o Museu Municipal de São Mateus já abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal e até a cadeia do município. Inaugurado em 2011, o Museu possui dois andares, e expõe ferramentas e utensílios usados na época da escravidão, ossadas indígenas e urnas funerárias de origem tupi e aratu. No segundo piso do museu, móveis do século 19 e também louças, quadros e fotografias antigas.
9 – Igreja de São Benedito
Localizada na praça com o mesmo nome, a Igreja de São Benedito foi construída pelos jesuítas no início do século XVIII. Todos os anos, no dia 27 de dezembro, são feitas as suas comemorações, sendo que essas celebrações tem muitas referências a cultura negra.
10 – Projeto Tamar Guriri
A base de pesquisa do Tamar em Guriri foi implantada em 1988, abrigando um centro de visitantes que também funciona como Museu Aberto das Tartarugas Marinhas de Guriri. Entre os principais atrativos estão um aquário e dois tanques de observação de tartarugas além da exposição de réplicas e silhuetas em tamanho natural das cinco espécies de tartarugas marinhas. Na temporada reprodutiva, durante o verão, organiza-se a soltura de filhotes nos finais de tarde.
QUER CONHECER SÃO MATEUS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net