Capital do Maranhão, São Luís é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas a cidade em si reserva atrações imperdíveis. Foto: Catedral da Sé por Douglas Junior – MTur
A colonização de São Luís tem um histórico de disputas entre franceses, holandeses, portugueses e índios, deixando como herança um riquíssimo e intenso acervo cultural.
O centro histórico da cidade é classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Entre igrejas, prédios, casarões azulejados, fontes, monumentos, praças e escadarias, você pode conhecer a Igreja Matriz da Sé, uma das riquezas da arte sacra no Brasil, e a Fonte das Pedras, uma atração turística de enorme valor histórico para a cidade.
As manifestações culturais de São Luís se fazem presentes em festas populares famosas, como o Bumba Meu Boi e o Tambor da Crioula, que lotam as ruas em junho. Também aparecem no artesanato, cujas rendas, cerâmicas, esculturas, artigos de decoração e peças de vestuário vão tomando forma a partir de elementos da própria região. Não deixe de visitar o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão e levar belas amostras dessa arte.
Fora do eixo cultural, você pode visitar o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen e apreciar a bela vista das praias e de suas agitadas orlas, como a Praia de São Marcos, frequentada por jovens e surfistas.
A gastronomia da capital maranhense é mais um dos reflexos dessa miscigenada colonização. O Arroz de Cuxá, feito com camarões secos, farinha de mandioca e tempero azedo, é um dos sabores que você precisa experimentar. As moquecas, peixadas e mariscos completam a experiência, sempre acompanhadas de sucos de caju, sapoti, bacuri, cajá e mangaba.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Luís!
1 – Centro Histórico de São Luís
A cidade de São Luís conserva até hoje a inigualável beleza do Centro Histórico com suas praças, becos, museus, escadas, monumentos e uma grande quantidade de edifícios erguidos entre os séculos XVIII e XIX.
O esplendor das suas construções se deve à influência portuguesa, que deixou seu legado nas belas igrejas, casarões e edifícios, alguns revestidos com azulejos, o que permite um maior isolamento nas construções devido à umidade que é muito alta na região. Devido à sua preciosidade lhe foi outorgado o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
2 – Palácio dos Leões
Inicialmente era um forte construído pelos franceses em 1612. Com a chegada dos portugueses o lugar se converteu em um palácio. Hoje em dia funciona como a sede do governo do Estado do Maranhão.
3 – Teatro Arthur Azevedo
Esse teatro neoclássico foi inaugurado em 1817. O projeto foi iniciado pelos comerciantes portugueses que pretendiam construir um lugar para que pudessem apreciar espetáculos de arte dramática, tal qual em Lisboa, Portugal. O nome do teatro foi escolhido para homenagear o dramaturgo Arthur Azevedo.
4 – Forte Santo Antônio da Barra
A Fortaleza de Santo Antônio é datada de fins do século XVII, tombada pelo IPHAN. Possui 12 canhões, uma muralha e dois edifícios, tendo sido ponto de resistência portuguesa às invasões. O Local guarda um Museu de Embarcações Maranhenses, com 18 réplicas de embarcações tradicionais de madeira, como a típica canoa costeira. Aqui também tem um Museu da Imagem e do Som, levando o visitante à uma jornada audiovisual pela história, memória e identidade, além de exposições fotográficas de artistas do Estado.
5 – Catedral da Sé
Localizada no Centro Histórico, é famosa pela beleza de seu maior retábulo, todo revestido em ouro, e é um dos monumentos históricos mais importantes e antigos de São Luís. Foi construída em 1626, como uma homenagem à “Nossa Senhora da Vitória”, padroeira dos portugueses na batalha de Guaxenduba.
6 – Lagoa da Jansen
Essa belíssima lagoa localiza-se no bairro de Ponta d’Areia. Em seu entorno foi criado um parque ecológico que conta com espaços para a prática de esportes como a caminhada e o ciclismo além de uma extensa área de restaurantes.
7 – Casa do Maranhão
A Casa do Maranhão é um museu folclórico localizado na cidade de São Luís. Inaugurada em 2002, a Casa do Maranhão funciona como uma vitrine da cultura maranhense. Localizada no centro histórico da cidade, abriga exposições sobre lendas, azulejos, embarcações, danças, gastronomia e festas religiosas.
8 – Fonte do Ribeirão
Localizada no Centro Histórico de São Luís, a Fonte do Ribeirão é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. A fonte recebe alguns espetáculos culturais de dança e apresentações musicais, sendo um importante ponto de encontro na cidade. Construída em 1796, a área da fonte foi tombada pelo SPHAN em 1950. As características coloniais das fachadas das construções, caracterizam uma área do século XVIII.
9 – Ceprama
Quem for a São Luís, não pode deixar de conhecer o Ceprama com seus artesanatos e lembrancinhas para todos os gostos e bolsos. O espaço funciona em um bonito casarão de três mil metros quadrados, que já abrigou a Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo.
10 – Praia do Calhau
Considerada por muitos a mais bonita da capital maranhense, a Praia do Calhau parece ficar em outra cidade. A Avenida Litorânea que margeia a praia é charmosa, urbanizada, cheia de quiosques, bares e restaurantes. Há também ótimas opções de hotéis “pé na areia” nesta região.
CONHEÇA SÃO LUÍS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net