São José dos Pinhais, localizado a 15 km do centro de Curitiba, tem uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica. A cidade procura resgatar e valorizar seu patrimônio histórico-cultural e natural, buscando o equilíbrio entre indústria, agricultura e meio ambiente, e mantendo a qualidade de vida. Foto: Igreja Matriz São José dos Pinhais por Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti – Domínio Público / Wikipedia.
A cidade é o terceiro polo automotivo do Brasil, abrigando montadoras da Volkswagen, Audi, Nissan e Renault. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e da empresa de alimentos Nutrimental.
São José dos Pinhais recebeu da EMBRATUR o “Selo de Ouro do Turismo”, certificado que confere qualidade e determinação nas atividades de organização do turismo.
Conheça o Caminho do Vinho, uma rota rural com mais de 30 produtores de vinho localizada na Colônia do Mergulhão, que funciona durante o ano todo fornecendo vinhos, queijos e doces de diversos tipos. Todos os anos, em agosto, acontece a Festa do Vinho, onde o turista é recepcionado por estudantes de turismo locais e moradores da região trajados tipicamente como italianos.
Não deixe de conhecer também a Praça Verbo Divino, a maior praça de São José dos Pinhais, com pista de skate, quadra e academia ao ar livre; o Parque de São José dos Pinhais, um espaço verde localizado às margens do rio Iguaçu; e a Catedral São José, tombada como Patrimônio Histórico Municipal.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São José dos Pinhais!
1 – Portal de São José dos Pinhais
Construído em 1995, inspirado nas antigas estufas europeias – utilizadas para o cultivo de plantas, visando saudar todos aqueles que chegam ao Município. Lembra a universalidade dos povos e a integração com o Mercosul.
2 – Biblioteca Publica Municipal
O Prédio foi inaugurado em 1912. Abrigou o Grupo Escolar Silveira da Motta e após foi sede do Fórum, Biblioteca e Câmara Municipal. Atualmente é sede da Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros. Em 1980 foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal.
3 – Câmara Municipal
Foi Inaugurada em 2003 com arquitetura moderna e arrojada – em vidro e concreto. Possui além dos gabinetes dos vereadores, jardins internos, plenário com platéia e galerias e mural em homenagem aos 150 anos de Poder Legislativo, representando os vereadores construindo o Município.
4 – Caixa D’Agua
Tem 30 m de altura e capacidade para 100 m³ de água. Sua construção foi concluída em outubro de 1966. A caixa d’água tem grande valor histórico para o município. Foi o primeiro reservatório do Brasil a ser construído com concreto protendido , material que gera um sistema de tração no aço e compressão no concreto, melhorando a resistência da estrutura construída.
5 – Caminho das Colônias
O Caminho das Colônias é o mais novo roteiro Turístico Rural de São José dos Pinhais, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, bem como a região do Avencal, Malhada e Saltinho da Malhada entre outras. No caminho da colônia você encontra empreendimentos como: chácaras de lazer e eventos, pesk pagues, restaurantes, cafés coloniais, vinícola, a Casa de Cultura Polonesa, casa de shows, lojas de artesanato, sem esquecer o forte comércio de orgânicos e produtos coloniais.
6 – Caminho do Vinho
O Caminho do Vinho é um Roteiro de Turismo Rural, localizado na Colônia Mergulhão. Possui diversas propriedades que abrigam descendentes de italianos e poloneses que colonizaram a região, e que mantém viva a tradição e costumes, oferecendo aos visitantes e turistas produtos coloniais e serviços. São cantinas, adegas, restaurantes, cafés coloniais, chácaras de lazer, espaços para eventos, minhocário, pesque-pague e pousada.
7 – Catedral São José
A primeira construção data de 1708 e passou por várias reformas e ampliações. Em 1905 foram iniciadas as obras da atual Catedral. No ano de 2002 foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal. Em março de 2007 passou a Diocese.
8 – Casa da Cultura Polonesa
Instalada no antigo colégio da freiras, hoje guarda em seu acervo objetos da historia da imigração polonesa na colônia, de utensílios domésticos a agrários, ambientes retratando as antigas casas dos poloneses e biblioteca.
9 – Museu Municipal Atílio Rocco
O Museu Municipal de São José dos Pinhais foi criado em 19 de setembro de 1977. Em fevereiro de 1981 passou a ser denominado Museu Municipal Atílio Rocco. O Museu Municipal possui 878 m² construído. Destes 417 m² são espaços expositivos, totalizando 12 ambientes.
10 – Parque Municipal de São José dos Pinhais
O Parque São José tem uma área total de 649.039,43 m² e conta com churrasqueiras, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol e uma ampla área de descanso e contemplação da natureza.
QUER CONHECER SÃO JOSÉ DOS PINHAIS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net