Localizado no interior de São Paulo, São José do Rio Preto é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior. O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Foto: Parque_da_Represa por Creedence, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26107646

Uma das principais áreas verdes da cidade é o Parque da Represa Municipal, que conta com um viveiro de mudas onde existem mais de 200 mudas de plantas ornamentais e cerca de 20 espécies de árvores frutíferas. Outra área verde em destaque é o Bosque Municipal, fundado em 1973, e que conta com reserva de mata nativa e um zoológico com aproximadamente 500 animais de 130 espécies.

Dentre os pontos turísticos podemos destacar, os Núcleos Municipais de Arte, a Casa de Cultura Dinorath do Valle, os Museus de Arte Primitivista José Antônio da Silva (MAP) e de Arte Naif (MAN), o Arquivo Público Municipal, a Hemeroteca Pública Dário de Jesus, o Complexo Swift de Educação e Cultura, os Teatros Municipais Humberto Sinibaldi Neto e Nelson Castro, e o Comdephact. 

O artesanato também é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural rio-pretense. No município é possível encontrar uma produção artesanal diferente, feita com matérias-primas regionais. São produzidas colchas e caminhos de mesa de crochê, flores com folha de milho seca, peças feitas com teares, etc. 

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São José do Rio Preto!

1 – Parque da Represa Municipal

O Parque da Represa Municipal é o mais importante parque urbano de São José do Rio Preto. Foi inaugurado em 1º de outubro de 1955 e é considerado o cartão postal da cidade. O local conta com uma pista de caminhada com 2,7 mil metros lineares, equipamentos de ginástica para alongamento e musculação, e quiosques destinados ao lazer de famílias e crianças em excursões escolares. Mais de dez espécies de animais silvestres, mamíferos e peixes e uma grande diversidade de algas e plantas que compõem o ecossistema do parque.

2 – Parque Ecológico São José do Rio Preto

O parque reúne preservação do meio ambiente, lazer criativo e cultural em um espaço descoberto que contêm lanchonetes, quiosques e trilha para caminhada entre árvores brasileiras.

3 – Catedral de São José

A Capela dedicada ao padroeiro São José foi construída em 1852 e demolida em 1912. Em maio do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Matriz de São José. Em 1929, Rio Preto é elevada a Diocese. A Matriz de São José assume o seu papel de Catedral, igreja-mãe de toda a Diocese quando Dom Lafayette Libânio assume o bispado em 20 de janeiro de 1931.

4 – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Rio-pretenses sempre tiveram forte relação com a cultura e durante anos batalharam para ter um teatro. Inaugurado em janeiro de 1973, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, foi o primeiro a ser construído em São José do Rio Preto.

5 – Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva”

O Museu, inaugurado em 1980, reúne obras do artista José Antônio da Silva (1909-1996). Foi transferido para o prédio histórico da antiga biblioteca municipal em março de 2012. Reúne precioso acervo de 67 telas a óleo, representando todas as fases pictóricas do artista, além de esculturas, desenhos e gravuras.

6 – Teatro Municipal Paulo Moura

O Teatro Municipal Paulo Moura fica localizado no Complexo Swift, às margens da Represa Municipal. Considerado o segundo maior do interior de São Paulo, o Teatro possui 954 poltronas e 14 espaços para cadeirantes. O palco tem formato semicircular, possui 22 metros de profundidade e raio de 11 metros. No primeiro piso são 671 poltronas e no superior 269.

7 – Sala Claudio Malagoli

A Pinacoteca de Rio Preto disponibiliza várias fotos de obras de arte que narram a história do município na Sala Cláudio Malagoli. Trata-se de um espaço online no qual estão disponibilizados várias fotos de pinturas que retratam o passado do município.

8 – Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura (CIECC)

O complexo é uma instituição educativa complementar que recebe toda a população, sendo que grupos acima de 20 pessoas devem ser pré-agendados. Visitas individuais ou familiares não necessitam de agendamento, apenas devendo respeitar o número máximo de capacidade de atendimento para cada atividade.

9 – Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Considerada uma das mais bonitas de São Paulo, a Basílica recebe visitas o ano inteiro. A igreja foi construída por Franciscanos de 1938 até 1943. Quem entra na igreja se depara com uma arquitetura extremamente rica em detalhes.

10 – Complexo Swift

O Complexo Swift de Educação e Cultura fica localizado às margens do Parque da Represa. Foi inaugurado em 14 de abril de 1944, como Companhia Swift do Brasil, e é composto por prédios destinados inicialmente ao armazenamento e seleção de grãos de algodão, milho e amendoim, e à extração do óleo em fornos de alta temperatura. As edificações seguiram o modelo das indústrias inglesas da sua época de construção.

QUER CONHECER SÃO JOSÉ DO RIO PRETO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.