São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do estado do Maranhão e pertence à Região Metropolitana de São Luís. O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Foto: Praia de Ponta Verde por Roosewelt-Lins, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15486534
São José de Ribamar é uma cidade repleta de belezas naturais e possui encantadoras praias urbanas com boa estrutura. A praia de Banho fica próxima ao centro, na Avenida Beira-Mar. A praia de Panaquatira é considerada uma das melhores do município, com águas tranquilas ótimas para banho. As praias do Meio e Araçagy ficam bem próximas de São Luís, mas pertencem a São José de Ribamar.
São José de Ribamar também possui paraísos de praias desertas e belas paisagens naturais com águas calmas e muito sol. Não deixe de conhecer, as praias de Jararaí e Boa Viagem, praias isoladas com belas paisagens naturais; a praia de Juçatuba, uma praia única cercada por manguezais e lindas paisagens; e as praias de Caúra e Ponta Verde, praias formadas por falésias e belezas naturais magníficas.
São José de Ribamar é o roteiro religioso mais visitado do Maranhão. Todos os anos, em setembro, a cidade se prepara para o Festejo de São José de Ribamar. Durante dez dias são realizadas romarias, missas campais e procissões, que colocam o festejo entre as maiores festas religiosas do Brasil.
A culinária de São José de Ribamar tem sabor bem característico à base de frutos do mar e peixes de água salgada típicos da região. Uma das iguarias do ribamarense é o peixe-pedra, muito abundante na região, que entre os meses de julho e agosto é realizado um festival onde servem este peixe cozido, frito, assado e escabeche.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São José do Ribamar!
1 – Monumento a São José de Ribamar
Com 33 m de altura, o monumento a São José é um dos maiores do país, ficando atrás apenas do Cristo Redentor com 38 m. O monumento retrata São José segurando firmemente a mão do Menino Jesus, simbolizando o carinho e a preocupação de ensinar os primeiros passos ao Menino Jesus. Em março de 1997, foi iniciada a construção do monumento e sua inauguração ocorreu em 04 de agosto de 1998.
2 – Igreja de São José de Ribamar
A Igreja de São José de Ribamar é um templo católico dedicado ao santo padroeiro do Maranhão. De acordo com a lenda, um navio português vindo de Lisboa com destino a São Luís se desviou do curso e foi parar na atual Baía de São José durante uma tempestade, sendo ameaçado por bancos de areia. A tripulação do navio teria invocado São José, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos. O capitão do navio teria erguido uma ermida com uma imagem do santo. A igreja atual, construída em 1915 de frente para a orla é considerada um símbolo da cidade.
3 – Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Lourdes é uma pequena cidade francesa, localizada aos pés dos Pirineus, a 420m de altitude. Situa-se entre a planície e a montanha. No Santuário de São José de Ribamar, temos uma réplica da Gruta de Lourdes, onde todos os anos milhares de romeiros visitam e fazem suas orações, recordando Nossa Senhora de Lourdes que tem uma história tão bonita.
4 – Casa dos Milagres
Idealizada para abrigar objetos dedicados a São José de Ribamar, o Salão das Graças, primeiro nome dado ao espaço, foi construído em 1895 e, em pouco tempo, foi tomado por peças de pessoas de vários lugares do Maranhão. Após a grande reforma de 2001, as peças foram realocadas para o Museu dos ex- votos e o prédio foi restaurado para abrigar a loja oficial do Santuário de São José de Ribamar.
5 – Museu dos Ex-votos
Com um acervo catalogado, que possui desde mechas de cabelo, fardamentos militares a réplicas de monumentos, como a igreja matriz, o Museu dos Ex-Votos abriga objetos devocionais. São artefatos que simbolizam a gratidão dos romeiros e devotos de São José de Ribamar pelas graças, bençãos, curas e milagres concedidos por Deus, através da intercessão do santo padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. Está localizado ao lado da Concha Acústica, embaixo do monumento a São José.
6 – Praia do Banho
A praia de Banho é a mais acessível da cidade, fica próxima ao centro, na Avenida Beira-Mar. Nela encontram-se bares e restaurantes muito frequentados nos finais da semana.
7 – Praia de Panaquatira
A praia de Panaquatira, considerada uma das melhores do município, recebe intensa influência das marés, alargando-se por vários quilômetros quando a maré está baixa, tornando-se ideal para passeios e caminhadas junto à natureza. Além disso, as águas tranquilas são ótimas para banho.
8 – Praia de Araçagi
Praia de grande extensão e tranquilidade, é considerada um dis refúgios da cidade. Seu clima calmo e agradável fazem dela o cenário ideal para um belo dia na praia, seja para descansar ou praticar algum esporte. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias.
9 – Praia de Juçatuba
Juçatuba é uma praia única, cercada por manguezais e lindas paisagens. Quem gosta de aventura acabou de encontrar um lugar perfeito para camping. Já os mais acomodados podem curtir os dias numa das várias casas de veraneio disponíveis para locação. O acesso pode ser por terra em rodovia asfaltada, ou por via marítima.
10 – Praia de Caúra
Caúra é uma praia formada por falésias e belezas naturais magníficas. Praia de mar calmo, com fácil acesso terrestre e marítimo, e propícia para esportes náuticos.
QUER CONHECER SÃO JOSÉ DO RIBAMAR?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net