São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina. Fundada em 1750 por 182 casais açorianos, São José mantém os traços da cultura colonizadora em seus casarios com vista para o mar e em seu charmoso Centro Histórico. O acervo arquitetônico preservado, no entanto, é apenas uma das atrações que você vai encontrar na cidade. Foto: Beira-Mar-de-Sao-Jose-Santa_Catarina_2941_Por_Felipe-Micaroni-Lalli-Obra-do-proprio-CC-BY-SA-2.5, Wikipédia
Integrada à região metropolitana da Grande Florianópolis, São José é um importante polo industrial catarinense e possui comércio intenso. Há diversas opções para compras e também para gastronomia e vida noturna.
Reconhecido por sua tradição Oleira, o município de São José possui a única escola profissional específica em olaria da América Latina, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros.
Além disso, na Avenida Beira-Mar de São José, um espaço público que reúne diversas opções de lazer, você encontra ciclovia, pista de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha de bocha e pista de skate.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São José!
1 – Beira Mar de São José
Quem deseja passear em São José e quer um espaço com diferentes opções de lazer, pode escolher a beira-mar de São José, inaugurada e aberta ao público em 2001. O local reúne ciclovia, pistas de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha de bocha, pista de skate, empréstimo de triciclos, praça e uma infinidade de espaços públicos.
2 – Igreja Matriz de São José
Construída pelo Governo da Capitania, recebeu no ano de 1755, a cobertura do telhado. Em 1846 a antiga igreja desabou, sendo posteriormente reconstruída pelo governo. Por volta do ano de 1904, a paróquia foi assumida por padres franciscanos alemães, que realizaram melhorias na estrutura da matriz. No ano de 1967, a igreja foi reassumida pelos padres seculares.
3 – Praça Hercílio Luz
Localizada no Centro Histórico de São José, a Praça Hercílio Luz situa-se em frente à Igreja Matriz da cidade. Nela encontra-se o monumento ao primeiro centenário da Independência do Brasil e do jardim Carlos Napoleão Poeta. Caracteriza-se pelos calçamentos portugueses e pelas belezas de seu cenário floral.
4 – Praça Arnoldo de Souza
Localizada no Centro Histórico, a praça Arnoldo de Souza abriga o Monumento aos Açorianos, erguido no provável local onde desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos, fundadores da cidade. Na praça também ficam localizadas a Câmara de Vereadores e a sede do Arquivo Histórico Municipal de São José.
5 – Beco da Carioca
Carioca é uma referência popular que se faz as “bicas d´agua” que abasteciam a antiga vila. O que era apenas umas nascente sem infra estrutura, transformou-se em 1840 em um bem montado lavadouro público com cisterna e torneiras para a coleta de água potável. Sua última reforma em 1980, recebeu pavimentação e jardinagem.
6 – Museu Histórico Municipal de São José
O sobrado do Museu Histórico Municipal de São José foi o 1° prédio protegido por tombamento estadual, no município de São José. Quando restaurado em 1984, houve um processo de recuperação da memória da cidade resultando na criação do museu em 1988.
Construído em 1722, o prédio é um marco da história e da arquitetura de Santa Catarina que ainda conserva muitas características do século XVIII. Atualmente abriga no andar superior o Museu Histórico Municipal de São José e no andar inferior a Biblioteca Pública do município.
7 – Theatro Adolpho Mello
Em 1854 existia um grupo de teatro na vila de São José com o nome de “Sociedade União Theatral” que encenava dramas e comédias, no salão paroquial. Esta mesma sociedade resolveu edificar uma casa para teatro e lançou a pedra fundamental em 17 de setembro de 1854. Em 21 de junho de 1856 abria suas portas, no mesmo dia em que festejava-se a transformação de São José em cidade. Foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2005. Ao longo de sua trajetória, o prédio abrigou o Cine York (1925) e Cine Rajá (1945).
8 – Casa de Cultura
Inaugurado em 1859, funcionava originalmente no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência. Desativado em 1950, o prédio da Cadeia Pública passou a ser ocupado por diversos órgãos, tais como: Cartório Eleitoral, Secretarias Municipais e a sede da Prefeitura Municipal. Já em 1999, passou a abrigar a Casa da Cultura Municipal.
9 – Armada Cervejeira
A Armada Cervejeira é uma microcervejaria que começou a operar no início de 2016, em São José, município de Florianópolis. Junto com a cervejaria existe um taproom da fábrica com 21 torneiras, com cervejas fabricadas in loco.
10 – Biblioteca Pública Albertina Ramos
Inaugurada com 76 volumes, a Biblioteca Pública de São José, denominada Albertina Ramos de Araújo, completa 140 anos de existência em 2017. Hoje, conta com aproximadamente 15 mil materiais, que incluem obras infantis, publicações em braille e títulos solicitados para vestibulares, além de raridades históricas que ajudaram a escrever a história do município.
CONHEÇA SÃO JOSÉ COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net