Fundada em 1590, São Cristóvão é considerada a quarta cidade mais antiga do Brasil. A primeira capital de Sergipe fica localizada no alto de uma encosta e é dividida entre cidade baixa e alta, onde as construções religiosas determinam seu traçado. O chão de pedra, a arquitetura colonial, as igrejas e museus compõem o seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Foto: Igreja e Praça São Francisco por Cleverton Ribeiro – MTur
A cidade é considerada um registro único e autêntico de um fenômeno urbano singular no Brasil, período durante o qual Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma única coroa, nos reinados de Felipe II e Felipe III, entre 1580 e 1640. A Praça une os padrões de ocupação seguidos por Portugal e as normas estabelecidas pela Espanha. São Cristóvão é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2010.
Quem vai a São Cristóvão e conhece seus monumentos, realiza um verdadeiro mergulho na história gloriosa (passado e presente) do município, e porque não dizer do País. A 4ª cidade mais antiga do Brasil possui riqueza cultural e conjunto arquitetônico inenarráveis. Para seus moradores, um simples passeio pode se transformar em descobrimento de suas raízes.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de São Cristóvão
1 – Praça São Francisco
A praça São Francisco destaca-se entre o patrimônio tombado e apresenta um conjunto monumental excepcional e homogêneo, composto de edifícios públicos e privados. Construída entre os séculos XVI e XVII, demonstra a fusão das influências das legislações e práticas espanhola e portuguesa na formação de núcleos urbanos coloniais.
2 – Museu Histórico de Sergipe
Localizado na Praça São Francisco, em um prédio do século XVIII, o Museu abriga os principais elementos que ajudam a contar a história de Sergipe. O acervo reúne relíquias como o famoso quadro de Horácio Pinto da Hora, que retrata Ceci e Peri (personagens principais do romance, O Guarani, de José de Alencar), móveis, documentos, moedas, louças e outros objetos que revelam a importância de São Cristóvão no contexto histórico.
3 – Convento e Igreja de São Francisco / Convento e Igreja de Santa Cruz
Atual Museu de Arte Sacra, reúne um dos acervos mais completos do Brasil. Durante o século XIX, as instalações do convento foram utilizadas pela Assembleia Provincial e Tesouraria-Geral da Província. Também hospedaram as tropas federais que combateram os revoltosos de Canudos, em 1897. O convento foi reformado por frades alemães, em 1902.
4 – Praça da Matriz
A Praça da Matriz ou Praça Getúlio Vargas é de onde convergem e estão sediados, em construções históricas, os principais órgãos da Prefeitura Municipal de São Cristóvão como a sede da prefeitura e o prédio da Procuradoria Municipal. O antigo fórum, o Sobrado da Cadeia e o Sobrado do Balcão Corrido – tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e hoje Centro de Restauração, também estão localizados na praça que é o coração do Centro Histórico.
5 – Igreja Matriz de Nossa Sra. da Vitória
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, fundada em 1608, foi designada um patrimônio de influência portuguesa e é um bem tombado pelo IPHAN. É uma das estruturas mais antigas da região central de São Cristóvão, tombada pela UNESCO. A igreja mantém-se ativa e pertence à arquidiocese de Aracaju.
6 – Cristo Redentor de São Cristóvão
Localizado na colina de São Gonçalo, o Cristo Redentor de São Cristóvão foi inaugurado em janeiro de 1926. O monumento possui 95 anos de existência e é considerado a primeira escultura com a imagem de Cristo no Brasil. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro, é datado de 12 de outubro de 1931.
7 – Convento e Igreja do Carmo
O Convento e Igreja do Carmo, fundados em 1699, ficam localizados na Praça do Carmo. Foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
8 – Xilogravura Arte Popular
A xilogravura é uma das mais fáceis técnicas de gravação. Com materiais simples é possível transformar uma gravura em um projeto de arte. No local, é possível viver uma experiência cultural na arte da XILOGRAVURA com o artista plástico que ensina a todo turista, como fazer seu próprio quadro, aprendendo essa técnica milenar (serviço opcional, adquirido diretamente com o artista).
9 – Igreja de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um templo religioso do século XVIII e é uma das muitas igrejas construídas por irmandades de negros devotos de Nossa Senhora do Rosário. Erguida em 1746, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi listada como um patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. Nossa Senhora do Rosário era uma figura de importância para os escravos e negros libertos do Brasil.
10 – Ruínas da Capela dos Capuchinhos
O monumento – frente de uma igreja e um casario antigo, foi uma residência religiosa, um sobrado e igreja hoje em ruínas. Ambos datam de meados do Sec. XVIII para o XIX. A frente da igreja foi recentemente reformada pelo IPHAN.
CONHEÇA SÃO CRISTÓVÃO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários