Santos, município portuário localizado no litoral do estado de São Paulo, fica a apenas 70 km da capital do estado e perto dos principais aeroportos nacionais e internacionais. Cidade de praia, privilegiada pelo sol e mar, com infraestrutura de metrópole e repleta de belezas e atrações para todas as idades, assim é Santos. Foto: Rogerio Cassimiro – MTur  

Localizada em uma ilha, onde a cordialidade, a segurança e a diversidade de cenários se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica, a cidade é um destino único, que encanta e apaixona.
Bela e esportiva, Santos é ainda uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

O litoral de Santos é composto por 6 praias em oito quilômetros de extensão. A orla é urbanizada com 218.800 metros quadrados de jardim urbano à beira-mar. Santos é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo,

Entre os principais pontos turísticos de Santos, podemos citar os Jardins da orla de Santos, maior jardim frontal de praia em extensão do mundo, e o Aquário de Santos, o segundo parque público mais visitado do estado que atrai turistas do mundo inteiro.

Não deixe de conhecer também, o Museu do Café Brasileiro, o Orquidário Municipal, o Jardim Botânico Chico Mendes, o Teatro Coliseu Santista, o Panteão dos Andradas, o Monte Serrat, e a Estação do Valongo. A Laje de Santos é um lugar muito procurado por mergulhadores. Entre as igrejas podemos destacar a Catedral de Santos, a Igreja Santo Antônio do Embaré, e a Igreja do Valongo.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Santos!

1 – Aquário Municipal

O Aquário Municipal de Santos é considerado o ponto turístico mais visitado da cidade e o segundo do Estado, só perdendo para o Zoológico de São Paulo, foi inaugurado em 1945 pelo presidente Getúlio Vargas. Reformado em 2004, o Aquário foi reaberto ao público em janeiro de 2006, com 3.000 m² e mais de 4 mil animais de todo o país e até da Patagônia.

2 – Conjunto do Carmo

Patrimônio nacional desde 1940, o Conjunto do Carmo é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro – são duas igrejas unidas por torre com campanário, revestida de azulejos marianos originais do século XIX, fachada incomum nesse período.

No pináculo da torre, está a figura de um galo de ferro, que representa a fraqueza humana citada na Bíblia, quando Pedro nega Jesus três vezes. As igrejas estão separadas por um corredor que dá acesso à Rua Itororó. 

3 – Pinacoteca Benedicto Calixto

Instalada em belo casarão de estilo neoclássico do início do século XX, a Pinacoteca Benedicto Calixto é importante espaço cultural da cidade, com happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana.

No térreo estão biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.

4 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Após a cura da filha, o casal Cláudio de Sousa e Luiza Leite de Souza mandaram construir, em 1920, em terreno próprio, uma pequena capela de 7 por 14 metros. Naquele pequeno lugar de oração, o casal colocou a imagem de N. Sra. do Rosário de Pompéia, trazida da Itália.

No dia 12 de outubro de 1922, o Padre Venâncio Nalini, que era vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa, abençoou a capelinha de Nossa Sra. do Rosário de Pompéia. Em torno da capela cresceu o bairro, que assumiu o nome da padroeira. Por isso, se chama: Bairro de Vila Pompéia. 

5 – Passeio de Bonde

A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo por cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo – prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.

São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.

6 – Museu de Pesca

O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo. Possui o maior acervo de conchas do País, com 21 mil exemplares. Entre elas se destacam duas da espécie gigante Tridacna gigas, natural das Filipinas, sendo que a maior tem um metro de comprimento e pesa 148 Kg.

7 – Orquidário Municipal

Parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, o Orquidário Municipal conta com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, era na época, o maior parque do gênero, ao ar livre, do mundo e mantém-se como o segundo equipamento público em visitação na cidade, atrás apenas do Aquário.

8 – Orla de Santos

A orla marítima se estende por sete bairros da cidade: Aparecida, Boqueirão, Embaré, Gonzaga,  José Menino, Pompeia e Ponta da Praia, e é uma grande fonte de recursos biológicos e espécies de flores e pássaros. Os jardins da orla de Santos formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio-ambiente da região.

9 – Praça das Bandeiras

A praça foi inaugurada em 1936 em homenagem aos feitos de Santos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Nela, encontra-se a fonte luminosa 9 de Julho. Decorada com anjos e peixes, seus esguichos principais chegam a 12 metros de altura. Atrás da fonte, as bandeiras dos estados brasileiros, permanentemente hasteadas. A praça situa-se no Gonzaga, importante região da cidade, em função das atrações que nela se concentram, como hotéis, restaurantes, bares, cinemas e shopping centers.

10 – Museu do Café

Um lugar que reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas, assim é conhecido o Museu do Café. Instalado em um prédio de estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, o Museu do Café, inaugurado em 1998, é muito mais do que um local turístico que exalta o principal produto brasileiro de exportação do final do século 19. É uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais.

Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos de café – e até o mais caro e raro do país – são algumas de suas muitas atrações.

QUER CONHECER SANTOS?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.