Antiga aldeia dos índios Tapajós, Santarém é hoje a terceira maior cidade do estado do Pará. Apesar do desenvolvimento, não perdeu os costumes e as tradições graças à localização privilegiada – na confluência entre os rios Tapajós e Amazonas. Foto: Terminal Turístico Fluvial por Tiago Silveira – MTur
A área mais agradável de Santarém é o calçadão beira-rio, perfeito para caminhadas que levam ao Terminal Fluvial Turístico. Lá é possível comprar artesanato típico em palha trançada e contratar passeios de barco. Do píer é possível apreciar o pôr do sol.
Dali também saem passeios para o encontro das águas do Tapajós e Amazonas. Margeando a orla está o Tapajós, com águas claras e quentes. Do outro lado, mais distante, vem o Amazonas, com águas barrentas e frias. Elas correm paralelas por longa extensão, mas não se misturam. No mesmo passeio, famílias de botos cor-de-rosa e de botos cinza, exibem-se para os turistas.
Próximo ao terminal fluvial, encontramos o Centro Cultural João Fona, bela construção do século XIX. O casarão, que já serviu como presídio e prefeitura, hoje abriga móveis e objetos históricos, além de um acervo de cerâmicas arqueológicas das populações indígenas que habitavam a região.
No Mercadão 2000, o grande mercado público de Santarém, é possível encontrar peixes, frutas, legumes, farinha de mandioca e temperos que garantem o sabor da famosa culinária paraense. Pirarucus, surubins e tambaquis saem do Mercadão direto para as mesas dos restaurantes. Acompanhados pelo tradicional tucupi, sumo extraído da mandioca e do jambu, um tipo de folha que confere leve dormência na boca, os pratos agradam aos mais variados paladares. Experimente o petisco típico de Santarém, o bolinho de piracuí, feito com farinha de peixe seco socado no pilão.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Santarém
1 – Encontro das Águas – Rio Amazonas e Tapajós
A cidade de Santarém se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Rio Amazonas. Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.
2 – Alter do Chão – Praias Fluviais
Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que é considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”. A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós (entre os meses de agosto e janeiro), onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas. Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.
3 – Calçadão da Orla do Rio Tapajós
O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.
4 – Porto dos Barcos de linha de Santarém
O porto dos barcos de linha de Santarém chama a atenção pelo grande número de barcos e pela intensa movimentação de passageiros e mercadorias. No local foi construído uma espécie de dique que represa a água do rio Tapajós e serve de calçadão, um fato curioso é que na época das cheias o nível do rio fica mais alto que a rua que acompanha a orla.
5 – Floresta Nacional de Tapajós
A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies. Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros.
6 – Praia de Ponta de Pedras
Bela praia do Rio Tapajós que se destaca por suas formações rochosas em meio a areia branca, que se mostra mais na época da vazante. Além de sua beleza natural, a praia dispõe de alternativas de passeios, como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio.
7 – Catedral de Nossa Senhora da Conceição
Sua construção iniciou-se em 1761 e foi inaugurada em 08 de dezembro de 1819. Em 31 de Setembro de 1893 recebeu o título de Catedral. A catedral possui um pequeno museu de arte sacra, que dota de imagens barrocas datadas dos séculos XVIII e XIX, além de objetos de culto, documentos, indumentárias, pinturas, e um acervo fotográfico. Algumas destas imagens foram trazidas da Espanha e outras foram feitas em madeira por indígenas de comunidades ribeirinhas da região. Fundado em 2003, é possível encontrar peças em mármore do antigo altar da igreja extraídas durante uma reforma na década de 1960.
8 – Praia do Pajuçara
A praia do Pajuçara tem enormes dunas de areias alvas, e águas profundas e mornas. Apesar de ser uma praia deserta é muito procurada pelos banhistas. Tem um restaurante que serve comidas regionais e bebidas. O acesso à praia pode ser feito através de veículos ou de barcos.
09 – Praia do Carapanari
É um Balneário deserto localizado a cerca de 8,5 km de Santarém. Com água límpida e areias brancas, a praia se estende no sopé de um morro. Fica numa ponta de areia que permite a contemplação do pôr do sol. Ainda não dispõe de serviços de bares e ou restaurantes, no entanto há moradores que gentilmente preparam as refeições aos visitantes a preços moderados.
10 – Praia Maracanã
É uma praia de água doce e areia branca. É o balneário mais próximo do centro de Santarém, localizado a cerca de 10 km do centro comercial. Numa vila de pescadores o local é cercado de barracas, restaurantes e bares. Na seca uma grande ponta de areia se estende até as águas barrentas do Amazonas. Na cheia o rio costuma chegar nas portas das residências dos pescadores. A praia é conhecida por oferecer opções em bares e restaurantes. No local é servido o famoso Charutinho, um peixe parecido com a sardinha, frito e acompanhado de farofa e vinagrete. O banhista também poderá degustar as caldeiradas de peixes da região.
SANTARÉM É COM A TURISMO & CIA!
Conheça nosso pacotes:
https://www.turismoecia.net/pacotes-alter-do-chao/