Colonizada pelos italianos, Santa Maria ainda preserva os hábitos e a cultura de seus fundadores. A cidade oferece um roteiro repleto de cantinas, construções típicas em madeira, igrejinhas, mirantes para apreciar a natureza privilegiada e, claro, fazendas produtoras de queijos, salames, doces e vinhos.

A região, também conhecida por Quarta Colônia, é procurada pelos aventureiros, que por lá praticam trekking, rapel, tirolesa, voo livre, etc.

Já quem prefere ficar pelo Centro, não pode deixar de circular pelo Calçadão Salvador Isaia, o principal centro comercial da cidade. Aproveite para circular pela Praça Saldanha Marinho e pelo Teatro Treze de Maio, que ficam nos arredores.

Também na área central ficam as principais atrações arquitetônicas de Santa Maria, como a Catedral Diocesana, com pinturas do italiano Aldo Locatelli; a Basílica Medianeira, com vitrais, portas e janelas centenárias, e a Igreja de Confissão Luterana, com sinos vindos da Alemanha.

Conheça os melhores pontos turísticos de Santa Maria!

1 – Vila Belga

A Vila Belga constitui um conjunto de edificações construídas pela empresa ‘Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil‘ para os seus funcionários. Sua denominação faz referência à nacionalidade da empresa e de seus primeiros moradores.

Localizadas próximo à Gare da Viação Férrea da cidade de Santa Maria, às unidades residenciais somam-se ainda a sede da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (CEVFRGS), seu clube e cinco armazéns. O conjunto foi projetado, entre 1905-1907, pelo engenheiro belga Gustave Vauthier.

2 – Calçadão de Santa Maria

É o ponto de encontro da cidade, onde se encontram vários estabelecimento comerciais, cafés, shoppings e restaurantes.

3 – Catedral Diocesana

Inaugurada em 1909, apresenta um arquitetura eclética, com elementos de vários momentos da história da arte como o barroco e neoclássico. Em seu interior abriga afrescos do reconhecido artista italiano Aldo Locatelli, tendo como temática Nossa Senhora Imaculada Conceição.

4 – Museu Educativo Gama d’Eça

Inaugurado em 1968, reúne em seu acervo materiais, didático paleontológico, arqueológico e históricos contando um pouco da trajetória da UFSM. Em 1981 incorporou ao seu acervo as peças do Museu Victor Bersani que pertenciam a Sociedade União Caixeiros Viajantes, tendo a soma total de 6.000 peças em seu acervo.

5 – Teatro Treze de Maio

Foi inaugurado em 1890 e possui arquitetura com estilo neoclássico. Já serviu como sede de um jornal, Fórum e Biblioteca Pública passando em 1992 por restaurações e adaptações no local. Hoje o teatro realiza a apresentação de espetáculos teatrais, de dança, de música, entre outros.

6 – Basílica Nossa Senhora Medianeira

Inaugurada em 1985, a Basílica de Nossa Senhora Medianeira, padroeira do RS, realiza no segundo domingo do mês de novembro sua romaria estadual tendo participação de milhares de romeiros.

7 – Planetário Universidade Federal de Santa Maria

Foi inaugurado em 14 de Dezembro de 1971, pelo reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria Prof. José Mariano da Rocha Filho. O Planetário da UFSM foi o primeiro no RS, e a UFSM foi a primeira Universidade Brasileira a possuir um Planetário no seu campus universitário.

8 – Santuário Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Este Santuário venera Maria como Rainha Mãe e Vencedora Três vezes Admirável, seguindo o mesmo padrão da 1ª capela em estilo gótico e originários da Alemanha.

9 – Catedral do Mediador

Inaugurada em 1906, teve o reverendo Charles Segel como autor do projeto arquitetônico que teve a inspiração no estilo gótico. A Igreja Anglicana foi elevada à Catedral em 1950. Sofreu obras internas em 1986 e 1993 e no ano seguinte foi restaurada. A Catedral ainda possui janelas, vitrais e portas originais da inauguração .

10 – Museu Ferroviário de Santa Maria

Sua fundação aconteceu em 31 de outubro de 2003, através da Associação dos Amigos do Museu Ferroviário, com o objetivo de resgatar a memória e o patrimônio ferroviário, localizado no Largo da Gare da Viação Férrea de Santa Maria.

Atualmente é mantido por voluntários da AAMFSM, composta por ex-funcionários da Rede Ferroviária do Estado do Rio Grande do Sul. O espaço expográfico conta com um acervo de miniaturas, fotografias, documentos e objetos relacionados à ferrovia.

QUER CONHECER SANTA MARIA?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.