Salzburgo, ou Salisburgo, é a quarta maior cidade da Áustria, depois de Viena, Graz e Linz. É famosa em todo o mundo por ser a cidade natal de Mozart. Foto: Palacio Mirabell por Dimitry Anikin – Pixabay
O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), dominado por torres e igrejas barrocas, e pela Fortaleza de Hohensalzburg, está localizado às margens do Rio Salzach e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996.
Salzburg é um importante destino turístico. O número de turistas ultrapassa o de residentes por uma grande margem, nas épocas de pico. Além de ser o local de nascimento de Mozart, em Salzburgo também destacam-se: a Catedral de Salzburg, a Kapitelplatz, a Fortaleza de Hohensalzburg, a Residenzplatz, o Mirabell Palace,a Mozartplatz, o Schloss Hellbrunn, o Mozarts Geburtshaus e a Franziskanerkirche – uma das igrejas mais antigas do mundo.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Salzburgo!

1 – Catedral de Salzburg
Majestosa, a Catedral de Salzburg representa o coração do centro histórico de Salzburgo. É uma atração para visitar e contemplar suas formas que remetem à arquitetura barroca. A aparência original foi finalizada no século XVII.
2 – Kapitelplatz, Praça Capital
A Kapitelplatz está ao lado da catedral da cidade e é onde fica a Fonte de Netuno. Conheça também a obra modernista Sphaera, do artista Stephen Balkenhol: consiste em um homem sobre uma bola de ouro com o olhar vagueando pelo horizonte.
3 – Franziskanerkirche, Igreja de São Francisco
A Franziskanerkirche é uma das igrejas mais antigas da cidade. Concluída em 1498, ela passou por transformações em diferentes períodos da história, mas preserva alguns elementos originais. Entre eles, estão o sino e a Madonna com o menino Jesus que ornamenta o altar principal.
4 – Hohensalzburg Fortress, Fortaleza de Hohensalzburg
Impossível não avistar o Castelo Hohensalzburg aonde quer que você esteja na cidade austríaca. Localizado no topo de uma colina, a enorme fortaleza se apresenta imponente e justifica o fato de ser um dos principais cartões-postais de Salzburg. Construído em 1077, o forte foi casa dos arcebispos da cidade. As histórias do lugar são contadas durante a visita guiada e nos objetos expostos no museu da fortaleza.
5 – Residenzplatz, Praça da Residência dos Arcebispos
A Residenzplatz é a praça onde fica a Salzburg Residenz, a antiga Residência dos Arcebispos. O prédio é enorme, com mais de 180 salas, e está aberto a visitações. A praça chama a atenção pelo Residenzbrunnen, considerada a maior fonte barroca da Europa Central.
6 – Mozartplatz, Praça de Mozart
A Mozartplatz está próxima da Praça da Residência e sua principal atração é uma estátua de bronze do compositor, que foi inaugurada em 1842. No inverno a praça vira uma pista de patinação no gelo, proporcionando diversão para crianças e adultos.
7 – Mozarts Geburtshaus
O museu e residência de Mozart, em Salzburgo, é uma das atrações mais visitadas da cidade. Bastante preservada, a primeira casa de Mozart foi transformada em um importante museu sobre a vida e obra do compositor. O Mozarts Geburtshaus tem um acervo com as obras e os instrumentos utilizados por ele desde a infância, além de objetos pessoais e móveis da família. A maior atração é o cravo utilizado na composição de concertos para piano.
8 – Mirabell Palace
O Palácio Mirabell está localizado na Cidade Nova, mas a visita vai valer a pena! Os Jardins de Mirabell, como são conhecidos, são lindos, floridos, uma obra prima para descansar e contemplar. Foi, inclusive, cenário de “A Noviça Rebelde”.
9 – Schloss Hellbrunn
O Schloss Hellbrunn é um palácio maneirista, com famosos jogos de água localizados no mesmo espaço paisagístico. Uma parte do histórico parque palaciano é hoje usado pelo Jardim Zoológico de Salzburgo. O Schloss Hellbrunn e os seus espaçosos parques históricos estão a cerca de 25 minutos do centro da cidade.
10 – Getreidegasse
Quem cruzar a rua Getreidegasse vai descobrir as belezas e os detalhes escondidos no principal caminho do centro histórico da cidade. É também na principal rua comercial que está situada a casa onde Mozart nasceu. No fim da rua, você encontrará a Igreja de São Blásio, aos pés da colina de Mönchsberg.
CONHEÇA SALZBURGO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários