Salvador é um museu vivo da história e da diversidade que o Brasil oferece. Símbolo da mistura de credos e etnias, a cultura que se formou na Bahia é rica e se destaca na culinária, na arquitetura e nas expressões artísticas. O Carnaval de Salvador, por exemplo, está entre as datas mais cobiçadas do planeta! Foto: Elevador Lacerda por Marcio Filho – MTur
O centro histórico e as lojinhas do Pelourinho harmonizam-se com os belos cenários da cidade, sempre recortados por praias e coqueiros. Os custos em Salvador são justos e há diversão para todos os bolsos.
Um dos principais programas na cidade é contemplar o pôr do sol na Baía de Todos os Santos; para assisti-lo, você pode reservar seu espaço na Ribeira, pelas beiras do Elevador Lacerda ou no Solar do Unhão.
Sexta-feira é dia de comida baiana nos restaurantes e à noite o agito rola no Rio Vermelho. Não deixar de provar os acarajés mais famosos da Bahia: os de Dinha, Cira e Regina. Difícil vai ser escolher o mais gostoso e o que fazer numa cidade com tantas opções!
Conheça os melhores pontos turísticos de Salvador!
1 – Pelourinho
No Centro Histórico da capital baiana e parte do Patrimônio Histórico da ONU, o Pelourinho chama atenção por suas casas em estilo colonial barroco português. A denominação remonta a época da escravidão. Pelourinho significa a coluna de pedra que ficava no centro das praças para castigar os escravos.
2 – Farol da Barra
O Farol da Barra, também conhecido como Farol de Santo Antônio, é um dos principais cartões-postais de Salvador, e além da beleza externa, também dá acesso ao museu náutico. Construída no século XVII, a torre de 22 metros de altura, guiava as embarcações que chegavam à cidade, que já foi um dos principais portos da América do Sul.
3 – Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda é um dos atrativos turísticos mais procurados de Salvador, apesar de ter uma utilidade de fato para a população. O primeiro elevador urbano do mundo leva os moradores da parte baixa da cidade para a parte alta. A atração fica por conta da bela vista a partir dele.
4 – Mercado Modelo
Localizado na Cidade Baixa, o Mercado Modelo é considerado o maior shopping de artesanato do país. Nele mais de 260 lojas vendem produtos típicos da Bahia, além de contar com restaurantes e bares. O prédio, construído em 1861 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi a terceira alfândega de Salvador. O local também recebe diversas ações artísticas e culturais.
5 – Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas da cidade de Salvador. Erguidos entre os séculos XVII e XVIII, a Igreja e o Convento de São Francisco são classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombados pelo IPHAN.
6 – Praia do Flamengo
Vizinha de Itapuã e Stella Maris, a Praia do Flamengo é uma das praias que o turista procura em Salvador. Barracas pé na areia, espreguiçadeiras e mesas, serviços, areia limpa e mar lindo são alguns de seus atributos.
7 – Basílica de Nosso Senhor do Bonfim
Famosa no Brasil inteiro, a igreja ficou conhecida graças as fitinhas do Senhor do Bonfim e a lavagem de suas escadarias feita anualmente. Esse monumento cultural de arquitetura neoclássica e fachada rococó, erguido entre 1745 e 1754, tinha como objetivo abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa. O Papa Pio XI elevou a igreja à Basílica em 1927.
8 – Forte de São Marcelo
Conhecido como Forte Nossa Senhora do Pópulo e Forte do Mar, o Forte São Marcelo possui desenho circular e é o único exemplar ainda existente no País. Teve sua construção realizada fora da costa, pelos portugueses, por medo de novas invasões holandesas. Tombado desde 1938, pertence ao Iphan.
9 – Ponta do Humaitá
Próxima ao Forte de Monte Serrat, a Ponta do Humaitá é conhecida pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da cidade, além de ser um dos melhores locais para observar o por do sol. A arquitetura do entorno é marcada por casas construídas no século XIX, assim como a presença de um farol do início do século passado, de mosteiro e da Igreja de Monte Serrat.
10 – Praia de Itapuã
A Praia de Itapuã está entre as melhores de Salvador. As mais procuradas pelos turistas na cidade e que são próprias para banho estão fora do centro urbano. Estão voltadas para o mar aberto e não para a Baía de Todos os Santos. Itapuã se encaixa nesse perfil, assim como as praia de Stella Maris e Flamengo.
CONHEÇA SALVADOR COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net