Roma é a capital e a cidade metropolitana mais populosa da Itália. É conhecida como a “Cidade das Sete Colinas” devido à sua localização geográfica, e como a “Cidade Eterna“, por conta de sua longa história. A cidade é considerada o “berço da cultura e da civilização ocidental e cristã”, e o centro da Igreja Católica. Foto: Coliseu por Oliver Lechner – Pixabay

O centro histórico de Roma foi classificado como “Patrimônio Mundial” pela UNESCO. Apesar de Roma ser a casa do Vaticano e da Basílica de São Pedro, a catedral da cidade é a Basílica de São João de Latrão. Há cerca de 900 igrejas em Roma, como a Basílica de Santa Maria Maior; a Basílica de São Paulo Extramuros; a Basílica de São Clemente; a Basílica de San Carlo alle Quattro Fontane; e a Igreja de Jesus. Há também as antigas Catacumbas Romanas, no subsolo da cidade.

Roma é um dos destinos turísticos mais importantes do mundo, devido à imensidão de seus tesouros arqueológicos e artísticos, suas tradições únicas, suas vistas panorâmicas e seus magníficos parques. Também é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, depois de Londres e Paris, e recebe uma média de 7 a 10 milhões de turistas por ano.

Dentre os pontos turísticos mais importantes da cidade, estão o Colosseo; a Basílica de São Pedro; os  Museus Capitolinos; os Museus Vaticanos; o Panteão; a Galleria Borghese; a Fontana de Trevi; e as Ruínas do Fórum Romano e da Catacumba Romana.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Roma

Foro Romano – Foto: xlizziexx/Pixabay

1 – Colosseo

Um dos monumentos mais famosos do mundo, o Coliseu ou Amphiteatrum Flavium, atrai milhões de turistas todos os anos. O suntuoso símbolo do Império Romano, construído a partir de 72 d.C., foi palco de combate entre gladiadores e batalhas com animais. A visita às ruínas do Coliseu é fascinante, uma verdadeira viagem ao passado.

2 – Basilica Sancti Petri

Erguida no Vaticano, a belíssima basílica de São Pedro possui o título de maior templo da cristandade. A basílica foi fundada no ano 324, pelo imperador Constantino. Um dos pontos mais visitados no local é o túmulo do papa João Paulo II. A cúpula de Michelangelo oferece uma das vistas mais bonitas de Roma.

3 – Fontana di Trevi

A Fontana de Trevi é um dos pontos turísticos mais famosos da capital da Itália. A fonte mundialmente conhecida é, na verdade, a fachada de um prédio ornamentada com estátuas e outros elementos.

4 – Piazza di Spagna

A Praça da Espanha é um dos lugares mais vibrantes de Roma. O visitante encontrará por lá a famosa escadaria de Espanha, que leva até a igreja Trinità dei Monti, além da fonte da Barcaccia, aos pés da escadaria.

5 – Castelo de Santo Ângelo

Às margens do Rio Tibre, se encontra este belo e suntuoso castelo, que atualmente funciona como um museu. Inaugurado em 139, serviu de túmulo para os restos mortais do imperador Adriano e sua família e também como fortaleza e esconderijo. Uma passagem direta para o Vaticano foi utilizada por diversos Papas.

6 – Foro Romano

Como o Coliseu e o Monte Palatino, o Fórum Romano é um dos pontos imperdíveis da cidade eterna. As ruínas que habitam o local hoje em dia, foram o centro da vida cívica e econômica na Roma Republicana. O Fórum, erguido no final do século VII a.C., localiza-se entre o monte Capitolino e o monte Palatino.

7 – Isola Tiberina

Com 270 metros de comprimento e 67 metros de largura, a Ilha Tiberina facilitava a passagem pelo rio, no início do período romano . A ilha Tiberina conecta-se ao restante da cidade por duas pontes: a Fabricius, de 62 a.C. e a Ponte Cestio, erguida em 46 a.C.

8 – Musei Capitolini

Na Praça do Capitólio se encontram os Museus Capitolinos: o Palácio Novo (Palazzo Nuovo); o Palácio dos Conservadores (Palazzo dei Conservatori); e o Palácio Senatório (Palazzo Senatorio). O complexo de museus abriga uma grande quantidade de obras de arte importantes, como a estátua da Loba alimentando os irmãos Rômulo e Remo — um dos símbolos de Roma.

9 – Museo Vaticano

Arte egípcia, grega, romana, etrusca, galerias dedicadas à tapeçaria, mapas, cerâmica, entre outros tesouros podem ser vistos de perto nos Museus do Vaticano. Um gigantesco conglomerado artístico que impressiona do começo ao fim. Obras-primas de grandes nomes são encontradas em praticamente todas as seções dos museus. Além disso, o local também é a sede dos conclaves dos Papas.

10 – Panteão

Bem no centro da cidade, mais exatamente na Praça da Rotonda, está o templo de todos os deuses: o Panteão. Um imponente monumento arquitetônico clássico que resistiu não só ao tempo, mas também às várias transformações sofridas ao longo dos anos. O belo piso do templo é quase todo original.

CONHEÇA ROMA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.