Na costa oeste do México esconde-se um destino pouco explorado pelos brasileiros. Entre o azul-turquesa do Oceano Pacífico e o verde intenso da Sierra Madre, a Riviera Nayarit encanta pela exuberante natureza. Foto: Riviera Nayarit por Arturo Gercia Segura – Pixabay
O charme da cidade está nos pequenos passeios pelos povoados à beira-mar, em praias quase desertas, mergulhos com animais fantásticos e trilhas pela floresta.
A grande estrela da região é a longa faixa litorânea. São mais de 300 km de praias, entre elas, as Islas Marietas, o grande cartão-postal de Nayarit.
Além do mar transparente, o local proporciona outros espetáculos da natureza. Baleias-jubarte, golfinhos, tartarugas e arraias-gigantes são algumas das espécies que frequentam o mar da Riviera.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Riviera Nayarit
1 – Nuevo Vallarta e Flamingos
Porta de entrada para a Riviera Nayarit, Nuevo Vallarta é a área com maior infraestrutura turística da região. Exatamente por isso atrai boa parte dos turistas que procuram dias de descanso em Nayarit. Com natureza riquíssima, entre a Sierra de Vallejo, 5km de águas calmas e praia com areia dourada, Nuevo Vallarta é o lugar ideal para ir com a família. Nesta região você encontrará a maioria das empresas que realizam passeios por Nayarit, além de golfinários e parque aquático.
2 – Bucerías
A praça, de frente para o mar, é o maior cartão-postal de Bucerías. A praia realmente faz parte da vida dos moradores deste típico povoado mexicano. Para chegar às águas do Oceano Pacífico, basta seguir as fachadas e paredes coloridas enquanto vê os artesanatos típicos. Não tem erro. A água é calma, ótima para as crianças. O Mercado de Artesanato de Bucerías, também à beira-mar, é um dos principais atrativos da Riviera Nayarit. E lojas de arte não faltam em Bucerías, assim como bons restaurantes, pubs e bares.
3 – La Cruz de Huanacaxtle
A antiga vila de pescadores, conhecida como La Cruz, transformou-se em uma das mais modernas marinas do Pacífico mexicano. Na Marina Riviera Nayarit convivem pequenos barcos de pescadores e modernas embarcações de até 400 metros. É o sonho de qualquer amante dos esportes náuticos e da pesca esportiva. Os cinco quilômetros de litoral que compõem a região estão divididos entre El Tizate, Cruz de Huanacaxtle, La Manzanilla, Piedra Blanca e Arena Blanca.
4 – Punta Mita
Exclusividade é a palavra que mais bem define Punta Mita. A área particular, de 6km², abriga os mais luxuosos resorts e restaurantes de Nayarit. No extremo norte da Baía de Banderas, Punta Mita recebe o turista que busca sossego, luxo e muita exclusividade – sem falar das lindíssimas praias, o maior atrativo da região. Para entrar em Punta Mita é preciso ter reserva antecipada em algum dos serviços oferecidos nas propriedades privadas: resorts, restaurantes, spas ou campos de golfe.
5 – Sayulita
Sayulita parece estar em eterno clima de férias! Surfe, stand up paddle, caiaque e mergulho estão entre as atividades obrigatórias de quem passa por lá. E escolas não faltam para quem ainda está dando os primeiros passos nos esportes aquáticos. Diferentemente de outros povoados, lá a vida é bem agitada. As ruas estão sempre cheias de turistas que circulam a pé ou em carrinhos de golfe. O entra e sai de lojinhas e restaurantes também é grande. São muitas as opções para quem não quer ficar só com o pé na areia. Seja à beira-mar ou na praça central, você sempre será bem servido com o melhor da gastronomia mexicana. O comércio é um dos melhores da Riviera.
6 – San Pancho
O povoado de San Pancho ou San Francisco, com apenas dois mil habitantes, é tão charmoso quanto pequeno. As ruas, com nomes de países e regiões do mundo, levam direto a uma das mais bonitas praias da região. O povoado atrai pelo ar de cidade do interior (apesar de estar no litoral), pela qualidade das ondas e pelo entardecer deslumbrante. No final do dia, a Praia de San Pancho lota para acompanhar o espetáculo que acontece no mar.
7 – Praia Destiladeras
Esta é uma raridade em Nayarit. Destiladeras é uma praia linda e pública! Com a compra dos terrenos à beira-mar por grandes resorts e condomínios, as mais bonitas praias da riviera estão em área particular, o que dificulta o acesso do turista. Destiladeras é uma das mais belas praias da Baía de Banderas e ainda é totalmente acessível. Outro espetáculo que a Destiladeras proporciona é a observação de baleias.
8 – Praia La Lancha
Se você for o tipo de turista que adora um desafio, um destino complicado de achar, um lugar para poucos, La Lancha é a sua praia! A praia está localizada em área privativa e o proprietário só permite a entrada de pessoas que portem algum tipo de equipamento para prática de esportes aquáticos. Portando, para entrar neste paraíso, basta alugar uma prancha na cidade mais próxima.
9 – Islas Marietas
Elas são a cara da Riviera Nayarit. Declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, em 2010, o arquipélago de formação vulcânica proporciona imagens de tirar o fôlego! A riqueza da fauna impressiona. São quase 100 espécies de pássaros que habitam o arquipélago. No mar, é possível ver golfinhos, arraias, tartarugas e – entre dezembro e abril – as maravilhosas baleias-jubarte. A prática de mergulho é um dos maiores atrativos do passeio.
10 – Campos de Golf
Na Riviera Nayarit existem seis campos de golfe para os amantes do esporte. Entre a serra e o Pacífico, eles atraem jogadores de todo o mundo.
CONHEÇA RIVIERA NAYARIT COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net