Ribeirão Preto, um município do interior do estado de São Paulo, é um relevante polo de turismo de negócios. A cidade e região possuem diversos eventos que atraem milhares de pessoas todos os anos. O nome “Ribeirão Preto” deve-se ao ribeirão que atravessa a cidade, que é chamado de “Preto”. Foto: Palácio do Rio Branco por Leandro Maranghetti Lourenço, CC BY-SA 3.0,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7546522
Dentre as áreas verdes, Ribeirão Preto possui diversas praças, além de alguns parques, como: o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, conhecido como “Curupira”, o Parque Ecológico Guarani, o Parque Luís Carlos Raya, conhecido como Parque Jardim Botânico, o Parque Ecológico Ângelo Rinaldi (Horto Municipal), o Parque Maurílio Biagi e o Parque Ecológico e Social Rubem Cione, maior parque em área do município totalizando 256.850 m².
O Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Parque Maurílio Biagi e o Bosque-Zoológico municipal, são importantes áreas de preservação ambiental, de recreação e passeios. A Choperia Pinguim, o Teatro Pedro II e o Estúdios Kaiser de Cinema, são importantes pontos de atividades culturais e de visitação por turistas.
A cidade possui dois grandes eventos, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e a tradicional e famosa Agrishow, que movimentou em 2019, mais de R$ 2,9 bilhões, atraindo um público de 159 mil visitantes.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ribeirão Preto!
1 – Theatro Pedro II
O 2º maior teatro de ópera do país em capacidade de público, o Pedro II fica atrás apenas do Teatro Municipal de São Paulo. Foi totalmente restaurado e teve a cúpula metálica da plateia principal reconstruída e a caixa cênica rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para serviços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxarifado técnico. O prédio também possui um teatro de câmara no subsolo com capacidade para 200 pessoas, uma sala com infraestrutura para ensaios de balé, além de modernos recursos, como mecânica cênica.
2 – Catedral de São Sebastião
A Igreja tem como padroeiro São Sebastião e o término da construção aconteceu em 1920. Possui linhas góticas em que se destacam os vitrais coloridos e os afrescos pintados pelo artista Benedito Calixto. A Catedral Metropolitana de São Sebastião de Ribeirão Preto representa um monumento artístico importante de Ribeirão Preto.
3 – Santuário Sete Capelas
Localizado no Morro de São Bento, o Santuário das Sete Capelas foi projetado pelos monges beneditinos para abrigar sete capelas, cada uma dedicada a um padroeiro. As capelas estão distribuídas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, construídas em uma escavação de pedreira, e estando assim protegidas pelas rochas. Com diferentes estilos arquitetônicos, elas homenageiam alguns santos católicos.
4 – Parque Municipal Luis Carlos Raya
Ocupa uma área de aproximadamente 40.000 m² de uma antiga área de mineração do basalto, onde se encontram, atualmente, instalados equipamentos destinados ao lazer e a práticas esportivas, sendo estes: 1.100 m de pistas asfaltadas; Gramado central com cerca de 1.400 m²; Palco coberto com 600 m²; 2 lagos artificiais, com profundidade variável superior a 1 m.
5 – Jardim Japonês
Ladeado por densa vegetação, possui requintes do paisagismo nipônico e oferece um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doada pela colônia radicada na cidade.
6 – Mirante Coronel Alfredo Condeixa Filho
O Mirante, com cerca de 45 m de altura e capacidade para 180 pessoas, fica atrás do Jardim Japonês em área de 200 m². Construído por funcionários do Bosque Municipal “Fábio Barreto”, o Mirante foi denominado “Coronel Alfredo Condeixa Filho”. A atração do local é visão central de Ribeirão Preto.
7 – Museu do Café Francisco Schimdt
Instalado em um casarão da década de 50, o pequeno museu abriga um acervo representativo da história da expansão cafeeira no estado de São Paulo. Encontram-se no espaço esculturas, carros de bois, troles e fotos do período áureo do café em Ribeirão Preto.
8 – Feira de Artesanato da Praça das Bandeiras
Tem mais de 30 anos de atividades e foi criada com o objetivo de incentivar a arte na cidade de Ribeirão Preto. No início de suas atividades a feira funcionava diariamente e contava com uma média de 150 artesãos ocupando grande parte da Praça da Bandeira. Em 2009, a Feira foi reestruturada e transferida para o ponto de estacionamento da praça que foi reformado e adaptado para essa nova localização dos artesãos.
9 – Palácio Rio Branco
Inaugurado em 26 de maio de 1917, o Palácio Rio Branco sedia o Gabinete do Prefeito, Secretaria de Governo, Secretaria da Casa Civil, Coordenadoria de Comunicação Social, Astel (Assessoria Técnica Legislativa), Seção de Leis e Decretos. O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno. Abriga várias telas retratando a Ribeirão Preto do passado.
10 – Parque Municipal do Morro do São Bento
O Morro do São Bento, destaque turístico da cidade, é palco de grandes eventos e espetáculos que são realizados em Ribeirão Preto. Este ano, ela já recebeu a Virada Cultural, o Festival Tanabata e a Festitália que contaram com a presença de milhares de visitantes da cidade e da região. O Parque tem uma área aproximada de 250.880 m2 e é importante patrimônio natural do município de Ribeirão Preto.
QUER CONHECER RIBEIRÃO PRETO?
Temos pacotes personalizados e exclusivos para atender você!
Informações: (21) 98854-2018
Reservas: reservas@turismoecia.net