Quem gosta de centros urbanos com diversas opções de pontos turísticos tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife, afinal há muito para ver e fazer. A capital pernambucana preserva muito de seu período colonial. Foto: Praia de Boa Viagem por Bruno Lima – MTur

Reserve ao menos um dia para caminhar pelo Recife Antigo e visitar locais que estão na mesma área, como o Marco Zero, o novo Mercado de Artesanato, a Rua do Bom Jesus e seus edifícios coloridos, a Embaixada dos Bonecos Gigantes, o Centro Cultural Judaico e a Torre Malakoff.

Atravessando a Ponte Buarque de Macedo conheça a Capela Dourada, o Forte das Cinco Pontas e a Casa da Cultura, onde funcionava uma prisão e hoje há lojinhas de artesanato.

Saindo um pouco da parte antiga do Recife, é imprescindível fazer uma visita à Praia de Boa Viagem, à Oficina Brennand e ao Instituto Ricardo Brennand um espaço com exposições interessantes para pessoas de todas as idades.   

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Recife!

MARCO ZERO DE RECIFE POR BRUNO LIMA – MTUR

1 – Recife Antigo

Bairro charmoso e repleto de atrações, o Recife Antigo é um dos pontos altos da capital pernambucana. Um lugar com muita história, charmosas ruas de paralelepípedo, casarões e construções antigas que enchem os olhos com muita arte, cor e alegria.

2 – Marco Zero

O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, e é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.

3 – Capela Dourada

A Capela Dourada é uma das igrejas mais bonitas do Recife e simboliza toda a riqueza do período colonial no Brasil. Construída entre os séculos XVII e XVIII, ela fica dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também abriga um Museu de Arte Sacra.

A capela é riquíssima em detalhes de ouro. Imagens e pinturas sacras complementam o conjunto visual da capela.

4 – Casa da Cultura de Recife

A Casa da Cultura é um antigo presídio recifense, desativado há cerca de 40 anos, que hoje funciona como ponto turístico. O local foi revitalizado e agora abriga lojinhas de artesanato e escritórios. É um ponto de parada muito interessante para tirar fotos, observar a arquitetura e, principalmente, fazer algumas comprinhas.

5 – Embaixada dos Bonecos Gigantes

A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do Carnaval nas duas cidades, permitindo que os turistas tenham uma clara ideia da dimensão, da estrutura e do modo de criação dos personagens. Os bonecos representam personalidades variadas, personagens de desenhos e figuras brasileiras que se destacam ao longo do ano.

6 – Paço do Frevo

O Paço do Frevo é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco: o frevo. Um lugar para estudar, criar, experimentar e vivenciar o rico universo de histórias, personalidades, memórias e linguagens artísticas.

7 – Forte das Cinco Pontas

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas foi a última construção holandesa no Recife e tinha como objetivos proteger a capital pernambucana de ataques estrangeiros e ajudar na distribuição de água potável. Durante uma restauração, o Forte perdeu uma de suas pontas, mas o nome “cinco pontas” continua a ser usado na cidade. Atualmente o lugar abriga o Museu da Cidade de Recife, com exposições temporárias que contam um pouco da história do Recife.

8 – Praça da República

A Praça da República é uma importante praça situada no bairro de Santo Antônio, em Recife. Na Praça você encontra: o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual; o Teatro de Santa Isabel; o Palácio da Justiça; e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco. A Praça da República guarda um baobá, árvore sagrada no continente africano. Reza a lenda que Saint Exupéry inspirou-se nesta mesma árvore para um dos capítulos do livro O Pequeno Príncipe.

9 – Museu Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga está entre os grandes artistas da música brasileira. O Memorial Luiz Gonzaga, foi inaugurado em 02 de agosto de 2008 e tem por objetivo pesquisar, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e a cultura nordestina.

10 – Praia de Boa Viagem

Boa Viagem é uma das praias mais visitadas nesta área, pois oferece uma interessante combinação entre os atrativos naturais e os impressionantes arranha-céus distribuídos ao longo da costa. A grande quantidade de coqueiros enfeitam os quase sete quilômetros de praia, enquanto os arrecifes suavizam as ondas e permitem desfrutar um agradável mergulho. É importante seguir a recomendação de não nadar além dos limites de arrecife para evitar o risco de possíveis ataques de tubarão e para se proteger dos perigos inerentes das águas mais profundas.

CONHEÇA RECIFE COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.