Quito ou San Francisco de Quito, é a capital e cidade mais populosa do Equador. O Centro Histórico de Quito está entre os maiores e mais bem preservados das Américas. Foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 18 de setembro de 1978. Foto: Plaza de la Independencia por Dezalb – Pixabay
O Palacio de Carondelet, localizado no Centro Histórico de Quito, tem vista para o movimentado espaço público conhecido como Praça da Independência ou Plaza Grande. Outros pontos importantes como o Palácio do Arcebispo, o Palácio Municipal, o Hotel Plaza Grande e a Catedral Metropolitana, também ficam localizados no Centro Histórico.
A monumental Basílica del Voto Nacional é o edifício neogótico mais importante do Equador. A Basílica de São Francisco é o maior dos conjuntos arquitetônicos existentes nos centros históricos das cidades da América Latina.
Dentre os parques, destacam-se o Parque Metropolitano Guanguiltagua – o maior parque urbano da América do Sul com 1.376 acres; o Parque Bicentenário – o segundo maior parque urbano de Quito; o La Carolina – um parque de 165,5 acres; e o Parque El Ejido – o quarto maior parque de Quito que divide a parte antiga da cidade, da moderna.
Em Quito é possível fazer um passeio de teleférico, do centro da cidade até a colina conhecida como “Cruz Loma“. O passeio leva os visitantes a uma altitude de cerca de 4.100 m (13.500 pés). No local há também trilhas para caminhadas e áreas para tirar fotos de Quito. O “Telefériqo“, como é conhecido, é um centro de visitantes que inclui um parque de diversões (Vulqano Park), restaurantes requintados, Go Karts, Paint Ball, shoppings, uma extensa praça de alimentação e outras atrações.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Quito
1. MEIO DO MUNDO
A apenas 30 minutos de Quito, na freguesia de San Antonio de Pichincha, encontra-se a atração mais visitada do país, o monumento e complexo Mitad del Mundo dedicado à linha equinocial. O poder do Meio do Mundo é uma realidade universal: a posição da Terra diante do sol, e estar na Latitude Zero.
2. BASÍLICA DO VOTO NACIONAL
É uma das mais importantes estruturas monumentais da cidade, com mais de 100 anos que ainda está sendo construída. É o templo mais proeminente da cidade, construído em estilo neogótico marcante. Foi encomendado para recuperar a religiosidade de Quito em um momento de grandes mudanças no final do século XIX.
3. CATEDRAL METROPOLITANA DE QUITO
Considerada a catedral mais antiga da América do Sul e um dos templos espanhóis mais antigos da América, foram suas paredes e cúpulas que testemunharam alguns dos eventos mais importantes da capital. Um lugar único, localizado no coração da cidade. Tem sido um local de descanso para governantes e um local de devoção aos heróis da Independência.
4. MOSTEIRO DE NUESTRA SEÑORA DE LA MERCED
O Mosteiro de Nuestra Señora de la Merced é um edifício de profundo significado histórico e arquitetônico. A construção deste complexo monumental começou em 1559 e tem uma área de 29.000 m² (igreja e mosteiro). Seu estilo é barroco e mourisco.
5. IGREJA DE GUÁPULO
A igreja de Guápulo é o magnífico eixo e núcleo da vila mais singular da cidade, com sua bela cúpula verde, sua arte colonial e a fantástica vista que se abre de sua praça. Vários pesquisadores chamaram La Iglesia de Guapulo de uma joia arquitetônica do século 16, especialmente por sua característica cruz latina de 60 metros, convertida em um local sagrado de peregrinação.
6. CENTRO CULTURAL METROPOLITANO
Este centro cultural, localizado na Praça Grande, é um dos ícones da cidade e local onde se realizam importantes mostras temporárias de artistas nacionais e internacionais. O Centro Cultural Metropolitano está localizado no que foi historicamente a sede dos Jesuítas em Quito.
7. PLAZA DE LA INDEPENDENCIA / GRANDE PRAÇA
A bela Plaza de la Independencia, no coração do Centro Histórico, está rodeada pelos quatro pilares da sociedade, a Catedral, o Palácio Presidencial, o Palácio do Arcebispo e o Município. A praça guarda os segredos e lendas da cidade, suas tradições políticas, seus pactos e tratados ocultos: é o testemunho das crônicas de Quito.
8. CENTRO EQUATORIANO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Este edifício dos anos 1900 já foi um sanatório, quartel militar, Antigo Hospital Militar e residência de família. Em 10 de agosto de 2009 foi inaugurado o Centro de Arte Contemporânea como um espaço de arte e cultura.
9. PARQUE LA CAROLINA
La Carolina é um dos pulmões verdes que possui a cidade de Quito. É o lugar ideal para turistas que amam a natureza e atividades ao ar livre. O parque de mais de 600 mil m², é dividido em sete grandes áreas e oferece diferentes modalidades de lazer.
10. CENTRO CULTURAL ITCHIMBIA / PALÁCIO DE CRISTAL
O Centro Cultural Itchimbía é um edifício de aço e vidro situado no alto da colina Itchimbía e que faz parte do complexo recreativo denominado Parque Itchimbía. É utilizada para feiras e eventos culturais da cidade. Em pouco tempo tornou-se um dos maiores ícones da cidade e seus habitantes o batizaram de Palácio de Cristal.
CONHEÇA QUITO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net