Quem procura respirar novos ares e se encantar com paisagens naturais exuberantes sem abrir mão de um centro urbano, encontra em Porto Velho o destino ideal. Foto: As Três Caixas Dágua por Silva Junior – MTur

A capital de Rondônia foi desbravada por pessoas de várias partes do Brasil, no início do século XIX, para a construção da Estrada Ferroviária Madeira-Mamoré.

As Três Caixas D’Água, no centro da cidade, vieram dos EUA e são símbolos daquela época, tanto que estão estampadas na bandeira do município.

É em seus ricos atrativos históricos e culturais, como a tradicional Casa da Cultura Ivan Marrocos, a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus e o Museu Palácio da Memória Rondoniense que se pode apreciar e viver as memórias da cidade.

Porto Velho tem rica biodiversidade e esconde paraísos naturais. É rodeada por florestas às margens do rio Madeira, onde é possível fazer passeios de barcos para ver botos e aproveitar cachoeiras e parques, como o Parque Natural de Porto Velho e o Parque Circuito Dr. José Adelino da Silva.

No entorno, está a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, perfeita para observar espécies amazônicas como o pirarucu (um dos maiores peixes de água doce do Brasil) e o jacaré-açu.

Como outras cidades do Norte, Porto Velho é um ótimo local para desfrutar sabores exóticos e experimentar pratos típicos como a maniçoba (mistura de carne de porco e boi com folhas de mandioca) e o caruru (cozido de quiabo), especialmente no Mercado Central.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Porto velho!

Memorial Rondon – Foto: Henrique/MTur

1 – Espaço Alternativo

A passarela do Espaço Alternativo é um um local especial na cidade de Porto Velho. Local de encontro das famílias, com uma ótima estrutura de lazer com iluminação especial, e um belo cartão de visitas na capital de Rondônia. A estrutura conta com 184 metros de extensão, com uma iluminação a LED multicolorida, sendo um espetáculo ainda magistral no período noturno.

2 – As Três Caixas D’água

Também conhecidas como As Três Marias, as caixas d’água ficam no centro da cidade, na praça de mesmo nome. A primeira foi erguida em 1910 e as outras duas em 1912. Serviram para abastecer a cidade até 1957. As Três Caixas D’água foram tombadas por sua importância cultural para o Estado.

3 – Museu Estrada de Ferro Madeira Mamoré

O museu representa a fantástica história da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, e apresenta peças típicas da cultura e costumes do homem da Amazônia. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi a 15ª ferrovia a ser construída no pais, entre 1907 e 1912. A linha se estendia por 366 km na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim.

4 – Museu Palácio da Memória Rondoniense

Localizado no antigo palácio do governo, o Museu possui acervos históricos, arqueológicos, paleontológicos, artístico e muito mais. O edifício foi construído em 1949, em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, responsável pela criação do Território Federal do Guaporé, atual estado de Rondônia.

5 – Catedral Sagrado Coração de Jesus

A catedral católica de Porto Velho teve sua construção definitiva efetivamente iniciada em 1927. Monumental obra em estilo clássico colonial, fica localizada em frente ao palácio Tancredo Neves e é patrimônio histórico do Estado de Rondônia.

6 – Casa da Cultura Ivan Marrocos

Criado em 04 de novembro de 1994, o Espaço Cultural de Artes Plásticas, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, em 23 de outubro de 1995, em homenagem a um jornalista homônimo. Anteriormente dedicada apenas às artes plásticas, passou a atuar no grande e complexo universo cultural.

7 – Memorial Rondon, o Marechal da Paz

Foi inaugurado em 10 de dezembro de 2015, em comemoração ao sesquicentenário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015). É, hoje, o maior acervo sobre Rondon em exposição no País. Rondon é o único brasileiro a dar nome a um Estado, além de ter o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, dentre os cinco maiores exploradores do planeta e o que mais se aventurou por terras tropicais.

8 – Mercado Cultural

Inaugurado em 15 de maio de 2010, o antigo Mercado Público de Porto Velho foi parcialmente destruído na década de 1960. Conhecido hoje como Mercado Cultural, é palco de toda forma de manifestação da arte como: música, dança e exposições. O mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas.

9 – Casa do Artesão / Artesanato Indígena

A riqueza cultural de Rondônia está presente nos mais diversos tipos de manifestações artísticas. O artesanato, assim como outros segmentos da cultura, representa a relação do Homem com sua história e tradição. Através das mãos dos trabalhadores manuais, simples matérias primas, aliadas à grandes ideias, se transformam em verdadeiras obras de arte.

10 – Capela de Santo Antônio de Pádua

Em 08 de abril de 1908, após 166 anos da destruição da 1ª CAPELA, foi criada a Paróquia de Santo Antônio. Em 1912 deram início a construção da nova CAPELA, concluindo-a em junho de 1914.

CONHEÇA PORTO VELHO COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.