Ponte Alta do Tocantins é um município do estado do Tocantins, localizado na região do Jalapão. A cidade, considerada o “Portal do Jalapão”, é um importante ponto de partida para os visitantes do parque. Foto: Rio Soninho, Ponte Alta Tocantins por Flavio André – MTur
O turismo baseado na beleza natural da região, inclui cachoeiras, cânions, rios, lagos e dunas. Dentre os principais atrativos turísticos da cidade, destacam-se: a Pedra Furada, o Cânion do Sussuapara – com mais de 100 metros de profundidade, o Rio Soninho – que corre entre as dunas do Jalapão, a Cachoeira do Lajeado – com 50 metros de altura, e a Cachoeira do Soninho com 20 metros de altura.
Além desses atrativos naturais, Ponte Alta do Tocantins também oferece uma variedade de opções de lazer e entretenimento, como restaurantes, bares e pousadas.
A melhor época para visitar Ponte Alta do Tocantins é durante a estação seca, que vai de maio a setembro. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas.
Dicas para visitar Ponte Alta do Tocantins:
– Contrate um guia turístico: um guia local pode ajudá-lo a explorar os melhores atrativos da região;
– Planeje sua viagem com antecedência: Ponte Alta do Tocantins é uma cidade pequena com opções de hospedagem e alimentação limitadas;
– Leve roupas e calçados confortáveis: você vai caminhar bastante durante sua visita;
– Proteja-se do sol: o sol no Jalapão é forte, então use protetor solar, chapéu e óculos de sol.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Ponte Alta do Tocantins!
1 – Vale Encantado
O Vale Encantado é formado por um conjunto de cânions, paredões de pedra, e piscinas naturais. Os cânions têm até 100 metros de altura, com paredes de pedra esculpidas por erosões naturais. Formadas por águas cristalinas, as piscinas naturais são perfeitas para banho e mergulho. O Vale Encantado é um lugar de beleza natural exuberante. O cenário é composto por uma vegetação exuberante, incluindo árvores, plantas e flores. O ambiente é tranquilo e silencioso, e o visitante pode desfrutar da paz e da natureza.
2 – Pedra Furada
A Pedra Furada é um dos cartões-postais do Jalapão. É uma formação rochosa com um buraco no meio, que é possível ver do outro lado do rio.
3 – Rio Soninho
O Rio Soninho é um rio de águas cristalinas que é conhecido por sua tranquilidade. É possível fazer rafting, canoagem e stand up paddle no rio.
4 – Cânion Sussuapara
O Cânion Sussuapara é um canyon com cerca de 200 metros de profundidade. É possível fazer trilhas e rapel no canyon.
5 – Cachoeira do Soninho
A Cachoeira do Soninho é uma cachoeira com cerca de 10 metros de altura. É possível tomar banho na cachoeira e nas piscinas naturais ao redor.
6 – Cachoeira do Lajeado
A Cachoeira do Lajeado é uma cachoeira com cerca de 20 metros de altura. É possível tomar banho na cachoeira e nas piscinas naturais ao redor.
7 – Morro da Cruz
O Morro da Cruz é uma montanha de 170 metros de altura, localizada na zona rural da cidade de Ponte Alta do Tocantins. O Morro da Cruz é conhecido por sua vista panorâmica da região. Do topo, é possível avistar as Dunas do Jalapão, o Vale do Ceiça, e a Serra do Espírito Santo.
8 – Cachoeira da Fumaça
Localizada na Estação Ecológica da Serra Geral, a cerca de 90 km do centro da cidade, a Cachoeira da Fumaça tem uma queda d’água de aproximadamente 30 metros, com largura de 35 metros. A água da cachoeira é cristalina e forma um poço natural, perfeito para banho e mergulho. A cachoeira é cercada por uma vegetação exuberante, incluindo árvores, plantas e flores. O ambiente é tranquilo e silencioso, e o visitante pode desfrutar da paz e da natureza.
9. Dunas do Jalapão
As Dunas do Jalapão são um conjunto de dunas de areia formadas pela ação dos ventos. É possível fazer passeios de buggy ou quadriciclo pelas dunas.
10. Fervedouros do Jalapão
Os fervedouros do Jalapão são piscinas naturais de águas cristalinas formadas por nascentes subterrâneas. É possível flutuar nos fervedouros sem afundar.
CONHEÇA PONTE ALTA DO TOCANTINS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net
Comentários