Localizada a sudoeste de Minas Gerais, a 1186 m de altitude, Caldas Novas encontra-se em uma caldeira vulcânica, cercada pela Serra de São Domingos. A origem de Poços de Caldas é atribuída à descoberta das águas termais e determina a formação de um povoado constituído para a cura. Foto: Praça Pedro Sanches
A inauguração do ramal da Ferrovia Mogiana de Estradas de Ferro por D. Pedro II, em 1886, foi um marco para o desenvolvimento urbano. O imperador se hospedou no Hotel da Empresa, localizado junto ao primeiro balneário.
Boa parte das atividades econômicas do município giram em torno do turismo, graças à fama de suas fontes de águas minerais usadas em diversas terapias. Por estar a 260 km de São Paulo, a 169 km de Campinas, a 468 km de Belo Horizonte e 470 km do Rio de Janeiro, o fluxo de turistas oriundos destes grandes centros é grande, o que ajuda a movimentar o comércio local, e a produção de doces artesanais e de objetos decorativos em vidro fundido.
Dentre os pontos turísticos da cidade, destacam-se o Cristo Redentor, a Praça Pedro Sanches, o Relógio Floral, as Thermas Antonio Carlos, o Calendário Floral, a Fonte dos Amores, a cachoeira Véu das Noivas, a Basílica Nossa Senhora da Saúde, a fábrica de Cristais São Marcos e o Mercado Municipal de Poços de Caldas.
Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Poços de Caldas
1 – Cristo Redentor
Localizado no alto da Serra de São Domingos, o monumento ao Cristo Redentor possui 30 metros de altura e proporciona uma das mais belas vistas da cidade. Inaugurado em 1958, pode ser acessado de teleférico, estrada ou trilha (saindo da Fonte dos Amores). No alto da serra, há também a rampa de voo livre, local de prática de parapente.
2 – Praça Pedro Sanches
Inaugurada na década de 30, junto com o Palace Casino, o Palace Hotel, e Parque José Affonso Junqueira, a Praça Pedro Sanches é o coração de Poços de Caldas. O local abriga o coreto, palco de diversas apresentações musicais, e o Monumento ao Brasil, um dos símbolos da cidade.
3 – Relógio Floral
Composto por flores e plantas ornamentais, o Relógio Floral fica na praça Getúlio Vargas. Ele foi idealizado pelo casal John e Elisabeth Canta, em 6 de novembro de 1972. Paisagista formada em Kyoto (Japão), Elisabeth, nascida na Áustria, veio com o marido para nossa cidade em 1959, onde se estabeleceram. Foi ela quem projetou parte de jardinagem do relógio e também da praça.
4 – Thermas Antonio Carlos
Principal balneário de Poços de Caldas, foi projetado no final da década de 20. Com grandes vãos em arco pleno e escadaria suntuosa, sua arquitetura reflete o gosto eclético, com predominância de elementos decorativos do repertório neoclássico. Abriga salas de banho, duchas, saunas, piscina, ofurô, salas de inalações e pulverizações. A água sulfurosa vem da Fonte Pedro Botelho, localizada ao lado do prédio.
5 – Calendário Floral
Situado ao lado das Thermas Antônio Carlos, o Calendário Floral é composto por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas. Ele marca a data e a estação do ano, com atualização diária. É um local marcante para registrar sua passagem pela cidade.
6 – Véu das Noivas
Situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira possui por três quedas d’água (uma delas com 10 metros). As águas formam corredeiras e avançam em grande velocidade. O ponto turístico possui um trenzinho que percorre a paisagem formada por mata ciliar e rochas.
7 – Fonte dos Amores
Criada em 1929, a fonte está localizada aos pé da Serra de São Domingos. Além da natureza exuberante e das fontes, um grande atrativo do local é uma estátua em mármore de dois jovens abraçados, esculpida pelo italiano Giulio Starace. É da Fonte dos Amores que parte a principal trilha do Parque da Serra de São Domingos, ligando o centro da cidade até o Cristo Redentor.
8 – Basílica Nossa Senhora da Saúde
Construída em 1937, no lugar da igreja matriz original, a Basílica foi projetada pelo engenheiro arquiteto Otávio Lotufo, em estilo neorromânico, inspirada numa igreja de Dieppe, na França. Hoje é conhecida como Igreja Matriz.
9 – Cristais São Marcos
A fábrica Cristais São Marcos é aberta para visitação, para que os visitantes visualizem sua produção ou comprem seus produtos. As peças de cristal seguem três linhas de fabricação, com produtos que vão dos simples aos sofisticados.
10 – Mercado Municipal
Instalado em 1969, o mercado oferece produtos típicos da região, como doces, queijos, bebidas, frutas, entre vários outros. É formado por 193 boxes internos e 54 externos.
CONHEÇA CALDAS NOVAS COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net