Localizada na Toscana, Pisa era um centro comercial muito importante no século XI. Embora Pisa seja conhecida mundialmente por sua torre inclinada, a cidade possui mais de vinte igrejas históricas, vários palácios medievais e pontes sobre o Arno. Foto: Torre de Pisa por Makalu – Pixabay

Antigos autores romanos se referiam a Pisa como uma cidade antiga. Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. Nessas descobertas foram encontradas mais de 30 embarcações de vários modelos, algumas delas intactas e ainda com a mercadoria que transportavam, tendo sido recuperados muitos objetos.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Piazza del Duomo, também conhecida, desde o século 20, como Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), também abriga o Duomo (Catedral), a Torre di Pisa, o Batistério e o Campo Santo (cemitério monumental). O complexo medieval inclui os quatro edifícios sagrados acima mencionados, o hospital e alguns palácios. 

Outro pontos importantes da cidade, são: a Praça dos Cavaleiros (Piazza dei Cavalieri), onde pode ser visto o Palazzo della Carovana e a Igreja Santo Stefano dei Cavalieri; o Orto botânico de Pisa; o Palazzo Blu – centro de exposições temporárias e atividades culturais; o Museo Nazionale di San Matteo – exibindo esculturas e pinturas dos séculos XII a XV; e o Giardino Scotto – um dos jardins mais bonitos e agradáveis de Pisa.

Conheça os 10 melhores pontos turísticos de Pisa

Piazza dei Miracoli – Foto: Makalu/Pixabay

1 – Piazza dei Miracoli

Principal atração turística de Pisa, a Piazza dei Miracoli reúne os mais famosos monumentos da cidade: Torre Pendente (ou Torre di Pisa), Catedral, Batistério, Campo Santo, Museo dell’Opera e Museo delle Sinopie. A praça é coberta por um gramado imenso e muito bem cuidado.

2 – Torre di Pisa

Clássico italiano, o monumento é, de longe, o mais procurado por turistas. A torre realmente impressiona: é muito torta! A construção começou em 1173 e, desde o início, já apresentava problemas. O terreno, de argila e areia, não sustentou as colunas e o prédio começou a inclinar. Ao perceber o erro, o engenheiro Bonanno Pisano tentou compensar, construindo andares mais altos do lado que estava inclinando. A tentativa não deu certo, a situação piorou.

A torre continuou inclinando ao longo dos séculos e, em 1990, foi fechada por risco de desmoronamento. Em 1997, uma equipe de especialistas propôs uma solução: tirar a terra do lado inclinado e reforçar a fundação com placas de chumbo. A ideia deu certo e, em 2001, a torre foi reaberta ao público-sem risco nenhum!

3 – Cattedrale di Santa Maria Assunta

Fundada em 1064 e consagrada durante uma grande missa solene em 26 de setembro de 1118, a Catedral de Pisa impressiona pela beleza. Por dentro, mármores pretos e brancos lembram as catedrais de outras cidades toscanas, como Florença e Siena. A catedral apresenta quadros em toda sua extensão, como a Madonna con bambino, de Berlinghero da Melanese. Várias capelas deixam a catedral ainda mais bonita: entre elas, a Cappella del Santissimo Sacramento e a Cappella di San Rinieri.

4 – Battistero di San Giovanni

Todo feito de mármore, o batistério começou a ser construído em 1153 e demorou quase dois séculos para ficar pronto. Antigamente, como o próprio nome diz, os batismos de pisanos eram feitos lá. O batistério de Pisa tem dois andares e, subindo até o segundo andar, ficamos bem perto da cúpula. De vez em quando, acontecem exposições temporárias por lá.

5 – Giardino Scotto

É um dos jardins mais bonitos e agradáveis de Pisa. O espaço tem um parquinho bem agradável, que vive cheio de crianças. O local também é muito usado por estudantes. O Parque tem um gramado muito bem cuidado. Durante o verão, são organizadas sessões de cinema ao ar livre.

6 – Piazza dei Cavalieri

A Piazza dei Cavalieri é uma importante praça histórica de Pisa. Durante as épocas romana e medieval, foi centro de encontros e discussões, além de sede do fórum romano de Pisa. No século XVI, foi remodelada pelo famoso arquiteto Giorgio Vasari, que tornou a praça um centro de referência da arquitetura renascentista. No centro da piazza, podemos ver a estátua de Cosimo I di Medici, integrante da poderosa família Medici. Atualmente, a piazza reúne monumentos importantes, como o Palazzo dell’Orologio, a Scuola Normale di Pisa e a Chiesa di San Stefano dei Cavalieri.

7 – Museo Nazionale di Palazzo Reale

Em 1583, o duque Francesco I decidiu construir um palácio para abrigar a poderosa família Medici durante o rigoroso inverno fiorentino. Assim, o arquiteto Bernardo Buontalenti desenhou o palácio. A transformação do espaço em um museu começou apenas em 1989. Hoje, pode-se visitar os aposentos, com móveis e utensílios originais. Nas coleções, artigos das família Medici, Lorraine e Savoy, assim como doações privadas de colecionadores.

8 – Orto Botânico

O horto botânico de Pisa foi construído entre 1543 e 1544, a mando do poderoso Cosimo I de Medici e apresenta algumas espécies antiquíssimas, como a americana “Leccio della Virginia”, plantada no horto em 1829. Com 22 metros de altura e 4,1 metros de largura, a árvore impressiona. Outra árvore que chama a atenção é a Palmeira do Presidente, também americana. Uma curiosidade é o Jardim de plantas medicinais. Há ainda um jardim de bambus muito bonito.

9 – Palazzo Blu

Situado à beira do Rio Arno, o Palazzo Blu é uma das referências pisanas quando o assunto é arte e cultura. Várias mostras acontecem por lá durante todo o ano. Em sua coleção permanente, afrescos e esculturas de artistas toscanos que datam desde 1300. Assim, podemos observar a evolução da arte pisana chegando até a arte sacra do século XVIII.

10 – Gipsoteca di Arte Antica

No coração do centro histórico de Pisa, este espaço é uma verdadeira volta ao tempo. No acervo, dezenas de cópias de esculturas gregas, etruscas e romanas, hoje expostas em importantes museus em Atenas, Napoli, Roma, entre outras cidades. Para quem gosta de arte antiga, o passeio é imperdível! A entrada é gratuita.

CONHEÇA PISA COM A TURISMO & CIA!
Reservas: reservas@turismoecia.net

Translate »

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.